menu
Partilhar

Como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista

 
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 3 maio 2021
Como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista

Fazer entrevista de emprego é sempre um momento de bastante nervosismo no qual queremos mostrar nosso melhor lado e, assim, garantir que seremos chamados para a vaga. Ainda que tenhamos ido super bem em uma entrevista, por vezes os entrevistadores demoram um tempo maior do que o esperado para nos responder, de forma que ficamos ansiosos para saber a resposta, sendo positiva ou negativa. Em situações do tipo, é válido enviarmos um e-mail para perguntar acerca da evolução do processo seletivo, entretanto, devemos ser bastante cuidadosos em relação ao que iremos dizer, indicando que temos interesse na vaga, mas sem fazer pressão nos responsáveis, de maneira educada e profissional.

Se você está há dias esperando o resultado de um processo seletivo e deseja entrar em contato com a empresa contratante para obter informações, veja como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como terminar um e-mail

Como iniciar um e-mail cobrando retorno de entrevista

Ao redigirmos um e-mail de retorno de entrevista de emprego, devemos, acima de tudo, focar na formalidade do texto e, assim, pensá-lo desde seu início, fazendo uma introdução educada. Para atingir esse objetivo, devemos pensar no que fazer e também no que não fazer, evitando erros que possam dar um tom distinto do desejado ao e-mail. Por isso, a primeira dica que daremos é a seguinte: evite o uso de expressões como "Oi!", "Olá!" e outras que utilizamos em contextos informais, como para mandar mensagens de texto para nossos amigos.

Caso você estiver escrevendo para uma pessoa específica dentro da empresa, isto é, caso você saiba nome de quem receberá a mensagem, poderá iniciar seu e-mail com "Sr.(a) [nome da pessoa]". Entretanto, caso estiver enviando um e-mail ao departamento de RH da empresa, poderá iniciar o texto com "Aos responsáveis".

Após a saudação inicial do texto, coloque uma vírgula e continue o texto dando uma linha de espaço, como você pode ver no exemplo abaixo:

"Sr. João,

Estou entrando em contato para..."

Dica: é desnecessário informar seu nome no início do corpo do texto, afinal, você deverá obrigatoriamente se identificar ao fim da mensagem, além disso, seu nome estará no endereço do seu e-mail de forma que você será facilmente identificado.

Como cobrar retorno de entrevista

Não existe um modelo único a ser seguido na hora de enviar e-mails cobrando resultado de um processo seletivo. Entretanto, existem algumas regras que devem ser seguidas para evitar que a cobrança acabe se tornando desvantajosa para o candidato. Veja abaixo o que você deve e não deve fazer na hora de cobrar retorno de entrevista em uma empresa:

  • Utilize seu e-mail profissional: desde o envio do currículo até a cobrança de resposta, tudo deverá ser feito utilizando um e-mail profissional que deverá ser composto pelo seu nome e sobrenome, evitando apelidos carinhosos. Além disso, é importante ter em mente que, sob nenhuma hipótese, se deve enviar cobranças por meios de comunicação informais como redes sociais ou WhatsApp.
  • Espere o prazo estipulado: caso os entrevistadores tenham dado um prazo de resposta, espere que o limite seja atingido para que, aí sim, você pense em cobrar uma resposta. O ideal é esperar ao menos 2 dias após o limite estipulado, afinal, imprevistos acontecem e é possível que haja um pequeno atraso.
  • Evite tom de cobrança: ainda que estejamos ansiosos para receber uma resposta, é de bom tom sermos educados e termos em mente que, apesar de tudo, a empresa não é obrigada a se apressar e a nos enviar uma resposta rápida. Ainda que enviar um e-mail de cobrança não seja um problema, a escolha de palavras pode mudar a situação e fazer com que você incomode os responsáveis pelo processo seletivo.
  • Se identifique com clareza: a pessoa que receberá seu e-mail muito provavelmente não se lembrará de você, afinal, processos seletivos podem receber uma enorme quantidade de concorrentes de forma que é difícil saber quem está entrando em contato. Além disso, as empresas podem fazer mais de um processo seletivo por vez. Lembre-se de indicar seu nome e sobrenome ao fim do e-mail e também de informar qual é a vaga à qual você está se referindo.
  • Use um título breve claro: para que seu e-mail seja lido, você deverá inserir um título no texto, geralmente numa caixa localizada abaixo daquela naquele escrevemos o destinatário da mensagem. Escolha um título como "Processo Seletivo - [nome da vaga]", deixando, assim, claro em poucas palavras a temática da mensagem enviada.
  • Não tenha vergonha de conferir grafias: caso você tenha dúvidas em relação à escrita de uma palavra, procure um dicionário para se certificar de que o e-mail está sendo corretamente escrito. Textos mal escritos podem pegar mal e acabar por diminuir suas chances de conseguir a vaga.

Ainda que você esteja enviando um e-mail de cobrança imaginando que não tenha sido aprovado, seja sempre bastante educado pois, mesmo que não tenha dado certo dessa vez, você poderá ser chamado futuramente para alguma outra oportunidade na empresa.

Para mais dicas de escrita de e-mails formais, veja também como redigir um e-mail de trabalho.

Como finalizar um e-mail cobrando retorno de entrevista

Assim como com o início, devemos prestar bastante atenção em como iremos terminar nosso e-mail cobrando retorno de entrevista, lembrando sempre de manter o tom educado com o qual escrevemos a introdução e o corpo do texto. Para atingir esse objetivo, devemos evitar o uso de expressões de despedida informais como "Tchau" e "Até mais", sendo o caminho correto optar expressões de tom mais formal. Veja abaixo algumas das opções:

  • Respeitosamente;
  • Com os melhores cumprimentos;
  • Desde já, muito obrigado(a);
  • Grato(a);
  • Cordialmente;
  • Saudações;
  • Estou à disposição.

Ao fim de um e-mail formal também é sempre boa ideia reler tudo que escrevemos, garantindo assim que deixamos nosso objetivo claro e que não deixamos nenhum erro passar. Além disso, certifique-se de que a mensagem ficou breve e compreensível.

Não se esqueça de, após a saudação final, escrever seu nome e sobrenome na linha abaixo, como no exemplo a seguir:

"Cordialmente,

João da Silva"

Agora que você já sabe como escrever um e-mail pedindo retorno de entrevista, boa sorte e que a vaga seja sua!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista
Como escrever um e-mail pedindo um retorno de entrevista

Voltar ao topo da página