Como terminar um e-mail
A forma como escrevemos é a nossa carta de apresentação ao mundo, tudo o que redigimos, especialmente as cartas pessoais ou os e-mails, têm que dar uma impressão sobre nós e nossa forma de ser que deve encaixar em como queremos que os outros nos vejam. Dada a importância de escrever corretamente e usando as fórmulas apropriadas, no umCOMO vamos dar para você alguns conselhos para saber como terminar um e-mail e dar sempre a melhor impressão.
Passos a seguir:
Na vida real, os gestos e a linguagem não verbal complementam o som das nossas palavras, desta forma podemos apreciar a ironia ou os diferentes tons de voz para decifrar as intenções das pessoas.
Quando escrevemos um e-mail, o nosso interlocutor não nos pode escutar, nem pode ler nossas palavras com a entonação que nós lhes daríamos se estivéssemos falando, por isso é imprescindível explicar detalhadamente, sem margem para erros, tudo o que queremos que o outro saiba e da forma como queremos que o interprete.
O início e o final de um e-mail são muito importantes, pois nessas fórmulas aprecia-se o tom e cordialidade com que se trata seu interlocutor. Não é o mesmo escrever um e-mail para sua mãe, que para um amigo ou para seu chefe, por isso deverá terminar seu e-mail de forma diferente dependendo de com quem estiver falando.
Se for um e-mail profissional, para seu chefe, um potencial cliente ou algum colaborador, pode usar alguma das fórmulas seguintes:
- Cordialmente,
- Os melhores cumprimentos,
- Saudações cordiais,
- Atentamente,
- Atenciosamente,
Após a vírgula e na seguinte linha deve escrever seu nome e o cargo que possui, bem como os dados de contatos e outros dados que ache necessários sobre seu cargo profissional.
Se estiver escrevendo um e-mail informal, para um conhecido, um amigo ou algum familiar não precisa de tanta cordialidade, pode redigir de uma forma mais distendida e próxima. Alguns exemplos de formas com as quais pode terminar o e-mail são:
- Um beijo,
- Beijos,
- Até breve,
- Um abraço,
- Um forte abraço,
- Saudações,
De qualquer forma, se houver uma relação próxima, não precisa se despedir de nenhuma forma, simplesmente pode adicionar seu nome ao final e já se entende como uma forma de despedida.
O último caso possível é que se trate de um e-mail romântico, dirigido ao seu parceiro ou a alguém que espere que o seja. Nesta situação qualquer uma das fórmulas anteriores pode parecer um pouco fria e, tendo em conta o que dissemos antes sobre a possibilidade de mal-interpretar as palavras escritas, é sempre melhor usar outra forma de se despedir para não ficarem dúvidas das suas intenções:
- Com todo o meu amor,
- Quer você,
- Ama você,
- Para sempre seu/a,
- Seu amado,
Tudo isso são simplesmente orientações, cada um pode usar a que quiser, inclusive pode inventar fórmulas novas, simplesmente deve ter em conta que a forma como se termina um e-mail, assim como a linguagem que usamos quando o redigimos, deve ser adequada à relação que temos com a pessoa que falamos.
Para se certificar, é essencial que leia e releia o e-mail antes de enviá-lo, colocando-se na pele do outro e tentando encontrar se alguma informação está incompleta ou poderia causar confusões. Deve apenas mandá-lo quando tiver a certeza que a forma e o conteúdo estejam perfeitos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como terminar um e-mail, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.