Como fazer uma carta de apresentação
Como fazer uma carta de apresentação, é de certeza o que pergunta quando se candidata a um emprego que lhe interessa. O objetivo da carta de apresentação, é convencer o destinatário que irá lucrar em contrata-lo, destacando que a sua formação e experiência são uma mais valia e vão de encontro às necessidades da empresa. Se responde a um anúncio, reforce aspectos que se relacionem com o mesmo. Se estiver se dirigindo a uma empresa por iniciativa própria, destaque aspetos relacionados com o sector onde gostaria de trabalhar. A seguir veremos alguns conselhos para conseguir uma entrevista de trabalho.
Vai precisar de:
- Computador
Passos a seguir:
Enfoque os pontos mais importantes do seu curriculum, evitando ultrapassar uma página e refira-se de uma forma positiva às suas experiências anteriores. Deste modo, vai fornecer mais informação com a sua carta de apresentação, criando no destinatário a necessidade de conversar consigo.
Investigue um pouco a empresa, incluindo o nome do responsável da área onde quer trabalhar. Além de possibilitar um contato mais personalizado, demonstra algum interesse da sua parte ao dirigir-se a uma pessoa específica, mostra que perdeu tempo a informar-se.
Aspetos formais da carta de apresentação.
Comece por escrever os seus dados no canto superior direito.
- Seu nome
- Direção, código postal
- Números de telefone
Depois, na margem esquerda:
- Nome e cargo da pessoa a quem se dirige
- Nome da empresa
- Direção da empresa, código postal, cidade
Também do lado esquerdo a data:
9 de Outubro de 2012
Ainda do lado esquerdo saúde o destinatário, mencionando o seu apelido e inclusivamente o seu título caso o tenha.Estimado Dr. Lopes,
Expresse-se na primeira ou terceira pessoa, mas evite passar de uma para a outra, seja coerente. Tome atenção na conjugação dos verbos, dos adjetivos e pronomes. Na terceira pessoa acentua-se a distância e o caráter formal, enquanto que na primeira existe uma maior aproximação com o destinatário. O pedido começa logo depois do cabeçalho.
Dedique um parágrafo a cada aspeto que pretende destacar, esta divisão fará com que ganhe mais clareza visual.
Ao terminar releia a carta duas vezes, depois descanse uns 15 minutos e volte a ler a carta.
Leia também: Como escrever uma carta de agradecimento profissional
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Conselhos
- Não se esqueça que o que pretende é ser uma mais valia para a empresa, faça o destinatário entender que pode ser essa mesma mais valia.