Partilhar

Como escrever uma carta de apresentação para um desconhecido

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever uma carta de apresentação para um desconhecido

A carta de apresentação é muito importante porque representa-o profissionalmente. No entanto, alguns problemas podem surgir na forma de escrever uma carta de apresentação perfeita. Apesar de todas as suas investigações, não consegue encontrar o nome da pessoa a quem se dirige. Ás vezes, as empresas não disponibilizam publicamente informação suficiente e não existem números diretos à sua disposição. Se isto acontecer, ainda existem formas de se dirigir a um desconhecido numa carta.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma carta de apresentação
Passos a seguir:
1

Pode nomeá-lo pelo título. Pode escrever uma saudação inicial com um "Estimado Administrador de contratação", para a contratação de pessoal ou "Estimado" ou "Caro", se não estiver relacionado com a contratação. Uma outra opção de saudação pode ser: "Estimado Representante do Serviço ao Cliente", para alguém do serviço ao cliente ou "Estimado Editor", se estiver a escrever para um editor de publicações de livros. Indicar alguém pelo título é apropriado e aceitável nesta situação.

2

Deve empregar uma saudação cortês. Uma abordagem clássica, mostra bons modos e esforço para manter a etiqueta. Uma boa saudação que se considera aceitável é "Caro Senhor / Senhora". Trata-se de uma saudação rápida e útil para um destinatário desconhecido de forma tradicional. Isto também demonstra que não se está assumindo um gênero específico.

3

Comece com uma apresentação geral. Escreva uma saudação do tipo "A quem corresponda", se não quer ser demasiado formal ou explicito na sua carta de apresentação. Isto evita ter que fazer qualquer referência ao gênero ou nomear as pessoas segundo o título. Uma saudação como esta, costuma fazer-se quando se tem pouca ou nenhuma informação sobre a pessoa a quem se dirige a carta.

4

Acrescente um pequeno gesto formal. Pode acrescentar um "Estimado Sr." ou "Estimada Sra." e combina-lo com o título da pessoa. Só comece a saudação desta forma se está seguro que a pessoa é uma mulher ou um homem. Deve dirigir-se a uma mulher como "Senhora", se sabe que a senhora que tenta contatar, esta casada. A saudação final seria algo assim: "Estimada Sra. Responsável de contratação".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de apresentação para um desconhecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como escrever uma carta de apresentação para um desconhecido

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
marcia oliveira
trabalho com divulgação e gostaria de saber como posso escrever uma carta oferecendo meus serviços como divulgadora
Usuário anônimo
porque eu fiquei com preguiça de ler
Usuário anônimo
Nao tinha o que eu queria

Como escrever uma carta de apresentação para um desconhecido
Como escrever uma carta de apresentação para um desconhecido

Voltar ao topo da página