Aprender a escrever uma carta de apresentação

Como escrever uma carta de agradecimento a um professor

Como escrever uma carta de agradecimento a um professor

É de bons modos sermos agradecidos, desde pequeninos. E os nossos professores, desde o infantário até à educação universitária, são uma parte bastante importante das nossas vidas, ajudando-nos a formarmo-nos como pessoas e como profissionais. Por isso, nunca será de mais agradecer esse trabalho no final do curso com uma carta sincera e emotiva. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como escrever uma carta de agradecimento a um professor.

Passos a seguir:

1

Escolha o formato.

Pense no tipo de relação com o docente ao longo do curso, se foi muito próxima ou estritamente profissional, se houve um envolvimento pessoal para além do ensinamento ou se quer agradecer simplesmente o seu bom trabalho explicando a matéria. Dependendo destes fatores pode ser mais adequado escrever uma carta em papel e inclusive à mão, ou pode ser mais correto simplesmente enviar por correio eletrônico. Ambas podem ser opções válidas dependendo da confiança que se manteve com o professor ou professora, ou do tipo de ensinamento. Não é a mesma coisa uma carta de agradecimento de um aluno da escola primária do que uma de um aluno universitário a um professor que tem centenas de alunos em cada semestre.

2

Tratamento pessoal.

Devo chamar ao docente por tu ou você? Pelo seu primeiro nome ou pelos seus apelidos? A resposta é bem simples: tal como o chamava nas aulas. Dar um tratamento muito formal a alguém com quem se tinha muita confiança pessoal durante meses, ou vice versa, pode ser algo chocante. Então, terá apenas de utilizar o bom senso.

3

Vá direito ao ponto.

Em vez de andar com muitos rodeios, vá diretamente para o que quer expressar: o seu agradecimento sincero pelo trabalho desenvolvido durante o curso, e o quanto o ajudou para se desenvolver como aluno e como pessoa. Para a carta ser eficaz, não tem de ser necessariamente extensa, mas sim sincera.

4

Evite expressões muito gerais.

Fique longe de frases pouco concretas como "foi um grande professor" ou "aprendi muito consigo", que poderiam estar em qualquer carta de agradecimento. Tente referir-se a alguma anedota ou situação particular entre os dois, para que o destinatário esboce um sorriso ao ler a carta ou que faça que depois de muitos anos se lembre de si entre todos os seus alunos.

5

Explique porque é que foi especial.

A parte fundamental da carta é explicar porque é que foi tão especial ter aulas do seu professor ou professora. O que é que foi mais útil para si e para que é que lhevão servir os seus ensinamentos no futuro. Não precisa escrever um capítulo de um livro, com duas ou três frases condensadas conseguirá explicar bem.

6

Escolha uma despedida adequada.

Deverá utilizar "cordialmente" ou "atentamente", se a relação com o destinatário foi mais formal, ou "com carinho", "um abraço" ou um simples "até breve", se houve uma relação menos formal.

7

Inclua algum detalhe.

Uma fotografia especial, uma cópia das notas, um envelope decorado se for uma carta à mão, um pequeno presente.... Use e abuse da sua imaginação.

Leia também: Como escrever uma carta de amor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de agradecimento a um professor, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
anonimo
eu li esse artigo por que meu professor vai embora da minha escola, e eu queria me despedir dele. valeu Sara esse artigo foi de grande ajuda.
elizama semeao joaquim da silva
professora clelia feliz aniversario te desejo tudo de bom que vc continue sendo uma professora maravilhosa para mim um grande beijo da sua aluna Elizama
Como escrever uma carta de agradecimento a um professor