Como escrever uma carta de agradecimento a um professor

Como escrever uma carta de agradecimento a um professor

É de bons modos sermos agradecidos, desde pequeninos. E os nossos professores, desde o infantário até à educação universitária, são uma parte bastante importante das nossas vidas, ajudando-nos a formarmo-nos como pessoas e como profissionais. Por isso, nunca será de mais agradecer esse trabalho no final do curso com uma carta sincera e emotiva. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como escrever uma carta de agradecimento a um professor.

Passos a seguir:
1

Escolha o formato.

Pense no tipo de relação com o docente ao longo do curso, se foi muito próxima ou estritamente profissional, se houve um envolvimento pessoal para além do ensinamento ou se quer agradecer simplesmente o seu bom trabalho explicando a matéria. Dependendo destes fatores pode ser mais adequado escrever uma carta em papel e inclusive à mão, ou pode ser mais correto simplesmente enviar por correio eletrônico. Ambas podem ser opções válidas dependendo da confiança que se manteve com o professor ou professora, ou do tipo de ensinamento. Não é a mesma coisa uma carta de agradecimento de um aluno da escola primária do que uma de um aluno universitário a um professor que tem centenas de alunos em cada semestre.

2

Tratamento pessoal.

Devo chamar ao docente por tu ou você? Pelo seu primeiro nome ou pelos seus apelidos? A resposta é bem simples: tal como o chamava nas aulas. Dar um tratamento muito formal a alguém com quem se tinha muita confiança pessoal durante meses, ou vice versa, pode ser algo chocante. Então, terá apenas de utilizar o bom senso.

3

Vá direito ao ponto.

Em vez de andar com muitos rodeios, vá diretamente para o que quer expressar: o seu agradecimento sincero pelo trabalho desenvolvido durante o curso, e o quanto o ajudou para se desenvolver como aluno e como pessoa. Para a carta ser eficaz, não tem de ser necessariamente extensa, mas sim sincera.

4

Evite expressões muito gerais.

Fique longe de frases pouco concretas como "foi um grande professor" ou "aprendi muito consigo", que poderiam estar em qualquer carta de agradecimento. Tente referir-se a alguma anedota ou situação particular entre os dois, para que o destinatário esboce um sorriso ao ler a carta ou que faça que depois de muitos anos se lembre de si entre todos os seus alunos.

5

Explique porque é que foi especial.

A parte fundamental da carta é explicar porque é que foi tão especial ter aulas do seu professor ou professora. O que é que foi mais útil para si e para que é que lhevão servir os seus ensinamentos no futuro. Não precisa escrever um capítulo de um livro, com duas ou três frases condensadas conseguirá explicar bem.

6

Escolha uma despedida adequada.

Deverá utilizar "cordialmente" ou "atentamente", se a relação com o destinatário foi mais formal, ou "com carinho", "um abraço" ou um simples "até breve", se houve uma relação menos formal.

7

Inclua algum detalhe.

Uma fotografia especial, uma cópia das notas, um envelope decorado se for uma carta à mão, um pequeno presente.... Use e abuse da sua imaginação.

Leia também: Como escrever uma carta de amor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma carta de agradecimento a um professor, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.