Filosofia

Quem foram os filósofos de Mileto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quem foram os filósofos de Mileto

Foi em Mileto, no século VI A.C. que começou o pensamento filosófico: a conhecida passagem do mito ao logos. Deixam-se atrás as crenças e as explicações religiosas (mito) e desenvolve-se a explicação racional para decifrar todos os acontecimentos do nosso mundo. Em Mileto surgiu a primeira escola, o primeiro grupo de filósofos que se propuseram a questões sobre a origem do Universo, da natureza e da vida em geral. São considerados os primeiros físicos, já que estas foram as primeiras explicações racionais a respeito da natureza ou Physis. Todos pensavam que existia algum elemento causador da origem do Universo. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe quem foram os filósofos de Mileto e que elemento tomou cada um deles.

Também lhe pode interessar: Quais foram as descobertas de Aristóteles

Índice

  1. Tales de Mileto (624-546 a.C.)
  2. Anaxímenes (585-525 a.C.)
  3. Anaximandro (611-546 a.C.)
  4. Pitágoras (570-496 A.C)

Tales de Mileto (624-546 a.C.)

Grande conhecedor da matemática e da física. Considerou que como tudo está composto por água, este seria o elemento ou princípio do Universo. Um princípio com vida que, também origina o resto das vidas.

Anaxímenes (585-525 a.C.)

Considera que o elemento do qual nasce o Universo é o ar. Por condensação e rarefação ocorrem todos os fenômenos naturais: do ar por rarefação surge o fogo e por condensação o vento, as nuvens, a água e a terra.

Anaximandro (611-546 a.C.)

O primeiro que chamou o elemento que originava o Universo de um nome: a arché. Para Anaximandro era algo imaterial: o ápeiron, algo indefinido e indeterminado do qual são separados o frio e o quente, o úmido e o seco.

Pitágoras (570-496 A.C)

Fundou sua escola-irmandade ao Sul de Itália, criando centros complexos de algo mais que Filosofia. Encerravam uma autêntica mística de pensamento com influência de antigas religiões. O que sabemos destes é o que nos diz Aristóteles: consideraram o número como a arché para explicar a origem do Universo. Tudo tem uma medida, tudo se compõe por números: existe a forma, o limite, a ordem, a proporção e a medida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem foram os filósofos de Mileto, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos
  • Estude a passagem do mito ao logos para poder entender este capítulo da história da Filosofia.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quem foram os filósofos de Mileto