Filosofia

Filósofos mais importantes

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 4 abril 2024
Filósofos mais importantes

Entre os filósofos mais importantes da história da humanidade estão Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, René Descartes e outros. Cada um desses filósofos fez contribuições importantes que mudaram a história do mundo inteiro e abriram caminhos para a consolidação e o avanço da ciência. Na verdade, foi graças a estes pensadores que a razão substituiu o pensamento mítico.

No umCOMO daremos a você mais detalhes sobre os filósofos mais importantes da história, que marcaram um antes e um depois e que ainda são fonte de inspiração e leitura obrigatória na vida.

Também lhe pode interessar: Quem foram os filósofos de Mileto

Índice

  1. Sócrates (469-399 a.C.)
  2. Platão (427-348 a.C.)
  3. Aristóteles (384-322 a.C.)
  4. Santo Agostinho (354-430)
  5. São Tomás de Aquino (1225-1274)
  6. René Descartes (1596-1650)
  7. John Locke (1632-1704)
  8. David Hume (1711-1776)
  9. Immanuel Kant (1724-1804)
  10. Friedrich Nietzsche (1844-1900)
Ver mais >>

Sócrates (469-399 a.C.)

Este foi um dos primeiros pensadores do mundo ocidental. Embora tenha havido outros antes dele, Sócrates marcou um ponto importante na história. Por isso, os filósofos anteriores são conhecidos como “pré-socráticos”, já que a figura de Sócrates foi muito importante no berço da filosofia: a Grécia antiga.

Embora possa parecer enigmático, a existência de Sócrates é por vezes questionada por muitos outros autores. Mas a verdade é que a sua forma de transmitir os seus ensinamentos era através do diálogo, ou pelo menos é o que nos fazem saber os seus discípulos, como Platão. Sócrates é creditado por ter proclamado a famosa frase “Só sei que nada sei”, pois, quanto mais se aprende, percebe-se que há muito mais coisas desconhecidas na imensidão do universo.

Platão (427-348 a.C.)

Platão, aluno de Sócrates, é um dos filósofos mais estudados da atualidade, pois lançou as bases do que é a democracia e de como deve ser conduzido um bom governo. Platão também pensava que existiam duas realidades, um mundo tangível e o mundo das ideias, que não podem ser mudados.

Portanto, em seu famoso mito da Caverna, Platão nos mostra como o ser humano vive em um “mundo de sombras”, tomando como real o que aparece diante de seus olhos, quando a verdade é que há muito mais para conhecer.

A cultura ocidental também herdou deste filósofo a concepção da divisão entre a alma e o corpo, que se manteria durante muitos séculos, e que muitas religiões e sistemas filosóficos ou doutrinários ainda tomam como verdadeira.

Filósofos mais importantes - Platão (427-348 a.C.)

Aristóteles (384-322 a.C.)

Enquanto Platão foi aluno de Sócrates, Aristóteles foi discípulo de Platão. Poucos filósofos foram tão prolíficos como Aristóteles, que se dedicou a escrever um enorme número de obras, abordando uma diversidade de temas, desde a filosofia, à lógica, à linguagem, à metafísica, à ética, à estética e muito mais.

Seu professor, Platão, fundou a Academia, conceito que ainda usamos hoje, e Aristóteles fundou outra noção que também ainda está em uso: o Liceu. Aristóteles foi leitura obrigatória para os filósofos posteriores, bem como para todos aqueles que hoje desejam se aproximar ou aprender sobre este campo do conhecimento, do qual nasceram todas as ciências.

Santo Agostinho (354-430)

Mais tarde na história encontramos um filósofo que nasceu em Tagaste, na África, Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho. Também teve uma enorme influência no pensamento filosófico ocidental. Junto com São Jerônimo, São Gregório e Santo Ambrósio, é considerado um dos mais destacados Padres da Igreja Católica, ou A Patrística, também chamado de Doutor da Graça.

A sua obra foi estudada por filósofos mais contemporâneos ou modernos, como Hannah Arendt, Martin Heidegger e Jacques Derrida, entre outros. As obras mais importantes de Santo Agostinho são Cidade de Deus e Confissões. Hoje conhecemos uma ordem religiosa inspirada neste autor, a Ordem de Santo Agostinho, instituída no século IV pelo Papa Inocêncio IV.

Filósofos mais importantes - Santo Agostinho (354-430)

São Tomás de Aquino (1225-1274)

Este filósofo pertencia à escola escolástica, considerada realista, mas que investigou a existência do divino e estabeleceu a Existência Suprema, a partir da análise do que existe no mundo que percebemos. Segundo Tomás de Aquino, existem duas dimensões do conhecimento, e ambas têm origem na ideia de Deus, o que abre caminho para a teologia, ou conhecimento natural e sobrenatural, este último referindo-se à fé.

René Descartes (1596-1650)

Este foi outro dos filósofos mais importantes da história, que lançou as bases da ciência e da filosofia modernas. Sua frase mais usada é “Penso, logo existo”, com a qual divide a realidade, ideia que ainda persiste. Além disso, lançou as bases do método científico, que hoje é utilizado para determinar se uma área atende ou não aos critérios para ser considerada ciência.

Filósofos mais importantes - René Descartes (1596-1650)

John Locke (1632-1704)

Ele é conhecido como o fundador do liberalismo clássico e da escola empirista, segundo a qual não existem ideias inatas, mas tudo o que comemos é graças aos sentidos e à experiência. John Locke também foi um filósofo muito importante para o campo científico.

David Hume (1711-1776)

Tal como John Locke, David Hume é um empirista; não admite a existência de ideias inatas, mas sim que todo o conhecimento surge da experiência obtida através dos sentidos. Sua obra mais importante é o Tratado da Natureza Humana, hoje muito estudado.

Filósofos mais importantes - David Hume (1711-1776)

Immanuel Kant (1724-1804)

Entre a divisão entre racionalismo e empirismo surge o pensamento de Immanuel Kant, que sustenta que o conhecimento envolve tanto a razão quanto a experiência. Foi um dos filósofos mais importantes a abordar a questão do espaço e do tempo, como categorias através das quais a realidade é assimilada, pelo que não se obtém algo puro, mas manipulado por cada indivíduo. O que está além do fenômeno, ou o que o humano percebe, é o númeno, que não pode ser totalmente conhecido.

Friedrich Nietzsche (1844-1900)

Este alemão é conhecido pela sua frase “Deus está morto”, que foi mal interpretada, mas foi apenas uma forma de criticar a religião e abordar a questão dos falsos padrões morais estabelecidos pela filosofia ocidental. O Super-Homem, outro dos seus conceitos fundamentais, é um indivíduo capaz de superar esta moralidade tradicional e estabelecer um novo sistema de valores. Ele é um dos mais ferrenhos críticos da modernidade.

Estes são os filósofos mais importantes da história, que influenciaram o pensamento de outros autores e são uma leitura que deve ser feita diversas vezes, para compreender plenamente os seus postulados. Se você se interessa por este tema, também o encorajamos a ler nosso artigo A origem da Filosofia: passagem do mito ao logos.

Filósofos mais importantes -  Friedrich Nietzsche (1844-1900)

Se pretende ler mais artigos parecidos a Filósofos mais importantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Filósofos mais importantes