Partilhar

Como se escreve: viagem ou viajem?

 
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 25 junho 2018
Como se escreve: viagem ou viajem?

A confusão entre as variações da palavra “viajar” é comum aos que querem fazer o uso correto da língua portuguesa. Se você tem dúvidas, não se preocupe, você não está sozinho. Atente-se às dicas do UmComo e nunca mais tenha dificuldades em saber como se escreve viagem ou viajem.

Também lhe pode interessar: Como escrever um relato de viagem

Por que temos dúvidas?

Porque as duas palavras estão certas. Isso mesmo, ambas têm sua colocação na língua portuguesa. O que explica o fenômeno é o fato de “viagem” e “viajem” serem palavras homófonas: expressões que apesar de terem a mesma pronuncia, têm grafias, significados e aplicações distintas na gramática.

Origem dos termos

Diferente da maioria das palavras da língua portuguesa, que têm origem do latim. Tanto “viagem”, quanto “viajar”, surgiram do termo viatge, que vem do dialeto provençal, originário da língua occitana, que mesmo que pouco usada, ainda é um dos dialetos que se fala na França, e pode ser escutado em zonas rurais do Sul da do país

Leia também: Se diz berruga ou verruga?

A diferença entre “viagem” e “viajem”

Como já falamos anteriormente, ambos os termos estão corretos. Entretanto, mais importante do que saber como se escreve, é saber em quais situações se aplica cada palavra e suas diferenças.

Além da grafia, a principal diferença entre as duas palavras é que “viagem”, é um substantivo comum. Seu principal significado, de acordo com os dicionários, é o ato de transportar-se de um ponto a outro.

Enquanto “viajem” é a conjugação do verbo viajar, que também é sempre escrito com “J”, flexionada na terceira pessoa do plural do subjuntivo ou terceira pessoa do plural do indicativo.

Presente do subjuntivo:

(Que eu) viaje

(Que tu) viajes

(Que ele) viaje

(Que nós) viajemos

(Que vós) viajeis

(Que eles) viajem

Modo indicativo afirmativo:

Viaja tu

Viaja ele/ela

Viajemos nós

Viajai vós

Viajem eles/elas

Agora que já sabe que as palavras viagem e viajem estão as duas corretas veja também as seguintes dúvidas que surgem várias vezes:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve: viagem ou viajem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Lembre-se: o substantivo
  • O verbo “viajar”, em qualquer conjugação, se escreve com “J”.

Escrever comentário sobre Como se escreve: viagem ou viajem?

O que lhe pareceu o artigo?

Como se escreve: viagem ou viajem?
Como se escreve: viagem ou viajem?

Voltar ao topo da página