Aprender a escrever

Como se escreve há séculos ou a séculos?

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 21 março 2019
Como se escreve há séculos ou a séculos?
Imagem: cursodecolorimetria.com.br

Existem expressões que usamos no dia a dia, mas que na hora de transpor para o papel podem gerar dúvidas. Um desses exemplos é a respeito das palavras que envolvem tempo passado. Para esclarecer as regras da língua portuguesa, o umComo.com.br vai explicar como se escreve há séculos ou a séculos.

Também lhe pode interessar: Como se escreve: viagem ou viajem?

Índice

  1. Como se escreve tempo passado
  2. Como diferenciar o tempo
  3. Mais dicas sobre expressões de tempo

Como se escreve tempo passado

Quando se usa uma expressão para dizer que faz tempo que algo aconteceu, é normal que exista a dúvida se o correto é usar a preposição “a” ou o verbo “há”. Um exemplo é se escreve “há séculos” ou “a séculos”.

Vale lembrar que ao se referir a tempo decorrido, o certo é usar o verbo haver. Já a preposição é usada se a ideia é marcar distanciamento no tempo ou no espaço, como na expressão “daqui a cinco anos, vou viajar para a Europa”.

Um truque para saber quando usar a preposição ou o verbo é substituir, na frase, ambos pelo verbo fazer. Quando é possível realizar a substituição, quer dizer que o correto é usar “há”.

Para exemplificar: ao invés de falar “há séculos que eu não vejo você”, é possível dizer “faz séculos que eu não vejo você”. Com essa alteração, o sentido continua o mesmo, mas não se pode fazer a mesma troca na frase onde existe a preposição “a”.

Dessa forma, a oração ficaria sem sentido, isto é, “daqui faz cinco anos, vou viajar para a Europa”.

Como se escreve há séculos ou a séculos? - Como se escreve tempo passado
Imagem: pontofinalmacau.wordpress.com

Como diferenciar o tempo

Mesmo sabendo como se escreve há séculos ou a séculos, pode surgir outra dúvida: quando saber que a expressão se refere a tempo decorrido ou não. Ao usar as palavras “há séculos”, quer dizer que é feita referência ao tempo que já passou.

Porém, “daqui a cinco anos” é um intervalo de tempo, que abrange um ponto de partida e um ponto de chegada. Além disso, refere-se ao futuro. Outro exemplo são as orações com o popular “daqui a pouco”, como na frase: “Aguarde, pois ela chega daqui a pouco”.

Já quando o fato que aconteceu no passado é distante, usa-se o verbo haver, como no exemplo: “há milhares de anos o homem descobriu o fogo”. Além disso, para esse tipo de uso, o verbo haver sempre se mantém na terceira pessoa do singular.

Mais dicas sobre expressões de tempo

Outra informação importante quando o assunto são as expressões de tempo passado é que ao ser usado “há séculos”, não é preciso acrescentar “atrás” ao final da frase, uma vez que o verbo haver já possui em si o significado completo.

É possível, ainda, escrever a mesma frase da seguinte maneira: “séculos atrás”, eliminando o verbo do início, para que não fique redundante. Isso porque ambas as expressões remetem ao passado.

Todas as dicas sobre como se escreve há séculos ou a séculos também se aplicam a outras palavras. Entre elas, expressões que indicam tempo, como dias, anos, meses, horas e outras. Da mesma forma, o correto é “há dois dias”, “há um mês” ou “há poucas horas”.

Leia também: Perguntas para torta na cara para crianças e adultos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve há séculos ou a séculos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cursodecolorimetria.com.br
Imagem: pontofinalmacau.wordpress.com
1 de 2
Como se escreve há séculos ou a séculos?