Aprender a escrever

Como se escreve a palavra exceção

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 10 janeiro 2023
Como se escreve a palavra exceção

Você já se pegou em dúvida sobre qual é a maneira correta de escrever determinada palavra? Se essa situação já aconteceu com você, fique tranquilo, pois ela é muito mais comum do que se imagina. Afinal, a Língua Portuguesa é repleta de palavras difíceis de se escrever. Isso porque existem muitas regras ortográficas - e casos que fogem dessas normas - que podem deixar o aprendizado complicado.

Um exemplo clássico disso é "exceção". Afinal, como se escreve a palavra exceção? É exceção ou excessão? Neste artigo que nós do umCOMO preparamos hoje, você vai aprender de uma vez por todas qual é a maneira certa de escrever essa palavra. Vamos te passar também algumas dicas para fixar esse conhecimento e nunca mais esquecer. Você ainda confere várias curiosidades sobre esse vocábulo: significado, etimologia e sinônimos. Vamos lá?

Também lhe pode interessar: Como se escreve a palavra trouxe

Índice

  1. Como se escreve exceção
  2. Exceção ou excessão: por que essa dúvida?
  3. O que significa exceção?
  4. Exemplos de frases com a palavra exceção
  5. Origem da palavra exceção
  6. Sinônimos de exceção
  7. Expressões com exceção

Como se escreve exceção

"Como se escreve exceção" é com certeza uma das dúvidas ortográficas mais comuns entre as pessoas. Mesmo quem sabe as regras ortográficas de cor e salteado pode se confundir quanto à escrita dessa palavra, que é mesmo mais complicada.

A grafia correta da palavra exceção é com "xc" após o "e" e "ç" antes do "ão". Outras formas de escrever esse vocábulo não estão de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, e por isso são consideradas desvios ortográficos. O termo "excessão", com dois "s", por exemplo, não existe no dicionário. Por isso, se você se pergunta se é exceção ou excessão, saiba que a segunda forma está incorreta.

Vale lembrar também que, apesar da escrita parecida com a palavra "excesso", os termos tem significados completamente diferentes. Exceção é substantivo feminino, enquanto excesso é substantivo masculino. Além disso, "excesso" significa abundância, exagero, excedente. Já "exceção" tem outro sentido, como veremos nos próximos parágrafos.

Exceção ou excessão: por que essa dúvida?

Exceção ou excessão? Essa dúvida é extremamente comum entre os nativos do português. Isso porque na nossa língua, a letra "ç" e o dígrafo "ss" tem o mesmo som em várias ocasiões. Para saber quando usar cada um dois dois, lembre-se das regrinhas que vamos te contar a seguir:

1) Ç e SS não são utilizados no início das palavras

Quando ficar em dúvida se a palavra que você quer escrever começa com "ç" ou "ss", lembre-se: nenhum dos dois! Nesse caso, o vocábulo provavelmente começa com "s".

2) Determinados substantivos sempre são escritos com SS

São aqueles terminados em -gredir, -mitir, -ceder e -cutir, como: progressão, demissão, concessão e discussão. Fora desses sufixos, a palavra provavelmente será escrita com apenas um "s". É o caso de pretensão, confusão e diversão, por exemplo.

3) Use Ç nas palavras de origem africana, árabe e indígena

Exemplos: miçanga, paçoca, muçulmano

4) SS é utilizado nas palavras não hifenizadas

Segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as palavras que não levam mais hífen são escritas com SS. É o caso de autossuficiência, antissocial, contrassenso e psicossocial, por exemplo.

5) SS entre vogais tem som de S

Quando o S aparece em uma palavra no meio de duas vogais (a, e, i, o, u), ele normalmente tem som de "z" (como em casa, desânimo e liso). Para fazer com que a palavra tenha som de "s", é necessário usar o "ss".

6) Determinadas palavras sempre se escrevem com Ç

É o caso dos vocábulos que terminam com -to e -tor, como canto - canção, setor - seção, redator - redação. Os substantivos derivados dos verbos ter e torcer também são escritos com Ç (manter - manutenção, distorcer - distorção, contorcer - contorção).

7) Use Ç com as vogais A, O, U

Como nas palavras açafrão, açúcar e açougue. Já com as vogais E e I, o correto é usar o "c". Por exemplo: ácido e censura.

O que significa exceção?

A palavra "exceção" carrega a ideia de exclusão. De acordo com o dicionário Michaelis da Língua Portuguesa[1], "exceção" é o ato ou efeito de excluir. Em poucas palavras, exceção se refere a algo ou a alguém que foi excluído/não incluído de determinada situação. Esse vocábulo também pode carregar o sentido de desvio: algo o alguém que desvia do padrão ou de alguma regra imposta socialmente.

Outros significados para a palavra incluem:

  • Afastamento dos padrões convencionais.
  • O que se exclui das regras.
  • Pessoas de atitude e pensamentos não compatíveis com os padrões convencionais.
  • Indivíduo ou objeto excluído; não incluído.
  • Regalia válida apenas para uma determinada pessoa ou grupo em detrimento da maioria.
  • Defesa indireta em que o réu pode arguir incompetência, o impedimento ou a suspeição, por meio de petição.

Exemplos de frases com a palavra exceção

Para te ajudar a entender melhor o significado de exceção, confira a seguir algumas frases em que a palavra é utilizada:

  • Vou abrir uma exceção para você.
  • Toda regra tem uma exceção.
  • Com exceção de Miguel, todos os alunos tiraram notas baixas.
  • Ele gostava de todos os legumes, com exceção da cenoura.
  • Maria usou as exceções para conseguir uma vaga na universidade.
  • Os candidatos deverão atender a todos os requisitos, com exceção da nota mínima.
  • O professor vai corrigir todos os exercícios, sem exceção.
  • Todo mundo concordou com as regras, com a exceção de você.

Leia mais: Como se escreve a palavra trouxe

Origem da palavra exceção

Assim como muitos termos da Língua Portuguesa, "exceção" tem origem no latim. "Exceptione" é o vocábulo latino que deu origem a essa palavra. Além dela, existem várias outras palavras da mesma família que usamos no cotidiano, como:

  • Excepcional
  • Excepcionalmente
  • Excepcionalidade

Sinônimos de exceção

Agora que você já sabe como se escreve a palavra exceção, uma boa forma de entender o seu sentido e colocar mais algumas palavras no seu vocabulário é conhecer os sinônimos desse termo. Confira:

  • Ato de excluir: exclusão, isenção, reserva, ressalva, restrição

Exemplo: "Com exceção de Julia, todos fizeram o dever de casa" é uma frase que pode ser substituída por "Excluindo Julia, todos fizeram o dever de casa".

  • Desvio dos padrões convencionais: desvio

Exemplo: "Machado de Assis é uma exceção aos padrões dos escritores brasileiros" pode se transformar em "Machado de Assis se desviou dos padrões dos escritores brasileiros".

  • Condição privilegiada: prerrogativa, regalia, privilégio, vantagem

Exemplo: "Ela usou de exceções para conseguir o prêmio" <> "Ela usou de privilégios para conseguir o prêmio".

Expressões com exceção

No universo jurídico, existem várias expressões corriqueiras que contam com a palavra exceção. Alguns exemplos são os seguintes:

  • Exceção da verdade: meio de defesa indireto no crime de calúnia.
  • Leis de exceção: aquelas que são promulgadas à parte do direito comum.
  • Exceção de incompetência: ferramenta de defesa na qual o autor alega que o juiz ou tribunal não tem competência para julgar determinada causa.

Agora que você já sabe como se escreve exceção, que tal aprender também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve a palavra exceção, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. MICHAELIS ONLINE. Exceção. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/exce%C3%A7%C3%A3o> Acesso em: 24 de março de 2022.
Bibliografia
  • SINÔNIMOS. Exceção. Disponível em: <https://www.sinonimos.com.br/excecao/> Acesso em: 24 de março de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se escreve a palavra exceção