Dúvidas da Língua Portuguesa

Como se escreve cotidiano ou quotidiano

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 27 janeiro 2020
Como se escreve cotidiano ou quotidiano

Quando nos referimos a atividades do dia a dia, há coisas que fazemos todos os dias, como tomar café, ir no trabalho, passear o cão, tudo isso faz parte do nosso cotidiano. No entanto essas atividades do quotidiano podem acabar por se tornar monótonas. E agora, qual das formas está correta? Aqui no umComo desfazemos as dúvidas de como escrever cotidiano ou quotidiano.

Também lhe pode interessar: Quais idiomas se falam em Filipinas

Índice

  1. Cotidiano ou Quotidiano - Origem
  2. Formas Gráficas Variantes
  3. Diferença Gráfica e Fonética
  4. Outras palavras

Cotidiano ou Quotidiano - Origem

Ambas as palavras têm origem do latim, quotidianus e cottidianus, ambas são utilizadas para as mesmas situações e ambas têm o mesmo significado. Afinal de contas são a mesma coisa, simplesmente com grafia diferente. A primeira manteve a sua origem latina, a segunda evolui ortograficamente, sofrendo uma adaptação linguística.

Quotidiano - Significado

Quotidiano, ou cotidiano, ambas estão relacionadas à ideia de rotina, dia-a-dia ou banalidade. Como sinônimos, podemos usar as palavras: banal, diário, rotina, dia-a-dia, trivial ou vulgar.

Quotidianamente

Quotidianamente, ou cotidianamente, é um advérbio derivado da palavra quotidiano que é sinônimo das palavras: diariamente e constantemente.

Como se escreve cotidiano ou quotidiano - Cotidiano ou Quotidiano - Origem

Formas Gráficas Variantes

Ambas as palavras quotidiano e cotidiano podem ser utilizadas como adjetivos e como substantivos. Exemplo: Ir trabalhar faz parte do meu cotidiano/quotidiano. A minha rotina cotidiana/quotidiana é enfadonha.

Existem outros exemplos de palavras que têm o mesmo significado mas com ligeiras alterações na escrita. A essas palavras que apresentam várias grafias corretas chamamos de formas gráficas variantes. São o caso de "quociente/cociente", "quota/cota", ou "quotizar/cotizar".

Outros exemplos comuns de formas gráficas variantes são:

  • Abdome e abdômen
  • Assoviar e assobiar
  • Assoprar e soprar
  • Chipanzé e chimpanzé
  • Catorze e quatorze
  • Dependurar ou pendurar
  • Enumerar e numerar
  • Nenê e neném
  • Relampejar ou relampear
  • Taberna ou taverna
  • Toicinho e toucinho
Como se escreve cotidiano ou quotidiano - Formas Gráficas Variantes

Diferença Gráfica e Fonética

No Brasil a palavra cotidiano é vista como a mais correta, e também socialmente aceite, em Portugal utilizam mais a palavra quotidiano. A diferença entre as duas palavras não é apenas na grafia, também o é foneticamente. Enquanto que em quotidiano a primeira sílaba se pronuncia de igual forma à primeira sílaba de "quórum", em cotidiano a primeira sílaba é pronunciada igual à de "cola".

Como se escreve cotidiano ou quotidiano - Diferença Gráfica e Fonética

Outras palavras

A língua portuguesa tem muitas palavras que sempre geram dúvidas na hora de escrever, por isso confira também estes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve cotidiano ou quotidiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
BMA
Olá,
A palavra quotidiano é mais correta, embora menos utilizada, por manter o radical latino. Cotidiano não tem radical, como fato por facto ("fat" não é radical).
Até mais ver.
1 de 4
Como se escreve cotidiano ou quotidiano