Como se escreve: afim ou a fim
A Língua Portuguesa sempre nos prega uma peça. Isso porque apresenta muitas palavras com sonoridade e escrita parecidas, mas com sentidos completamente diferentes. É o caso de “afim” e de “a fim”. A sonoridade indica ser o mesmo termo, mas o uso incorreto pode fazer com que você passe por uma situação constrangedora.
A gafe mais cometida ocorre nos chats. A primeira coisa que, geralmente, os rapazes perguntam às moças é se estão AFIM de teclar. No entanto, não sabem eles (e talvez, nem elas) que o termo correto é grafado separadamente. Ou seja, o correto seria dizer: “Está a fim de teclar?”. Continue a ler este artigo e perceba que, apesar de homófonas (possuem a mesma sonoridade, mas grafia e significados distintos) seus significados não são, nem de longe, próximos. Aproveite as dicas de umComo.com.br, saiba como diferenciar o uso de ambos os termos e deixe de cometer gafes por aí.
Vai precisar de:
- Basicamente, a fim é utilizado para designar finalidade e afim, para afinidade.
O uso do “afim”
Os dois usos estão corretos e causam grandes transtornos a grande parte das pessoas ao escrevê-las. No entanto, com uma ajudinha, fica fácil perceber a hora de usar cada uma das expressões:
Afim - pode ser usado como um adjetivo ou substantivo.
- Adjetivo - palavra que expressa qualidade ou característica do sujeito. Nesse sentido, “afim” significa igual, semelhante, próximo, parecido.
Exemplo:
O português é uma língua afim com o espanhol.
- Substantivo - palavra que nomeia os seres, lugares, qualidades, ações. Nesse sentido, “afim” assume sentido de afinidade, aparentado, aliado. Geralmente, esse termo é utilizado no plural.
Exemplo:
Nossos objetivos não eram afins.
Nossas ideias são afins.
Naquela prateleira contém produtos para higiene e afins.
O uso do “a fim”
A expressão “a fim” é utilizada em uma locução prepositiva (conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, exercem a função de uma preposição, estabelecendo uma ligação entre elas). Logo, a locução prepositiva “a fim de” - formada pela preposição “a” + o substantivo “afim” + a preposição “de” - indica finalidade ou intenção e é um termo equivalente a para, com o propósito de, com a intenção de. E é usado em duas ocasiões:
- Equivalente a “para”, com a intenção ou propósito de. Equivale a finalidade.
Exemplo:
Estudou muito a fim de ser aprovado. Ele almoçou a fim de matar a fome.
É preciso se esforçar afim de conseguir a promoção.
- Para designar estar a fim de, desejando, com vontade de. Embora não seja um termo aceito na norma culta da língua, é bastante utilizado pelos brasileiros. Nesse intuito é utilizada a preposição “estar a fim de”.
Exemplo:
Marcos está a fim de Bárbara.
Não estou a fim de ir ao cinema.
Eu estou a fim de comprar aquela roupa.
E aí, será que ele está a fim de você?
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve: afim ou a fim, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.
Conselhos
- Sempre que tiveres alguma dúvida quanto à pronúncia, ao emprego e à escrita de alguma palavra ou termo não hesite em procurar um dicionário ou uma gramática normativa. Eles poderão lhe dar a resposta correta e evitar que você cometa alguma gafe por aí.