Aprender a escrever

Como se escreve: afim ou a fim

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como se escreve: afim ou a fim
Imagem: colegioweb.com.br

A Língua Portuguesa sempre nos prega uma peça. Isso porque apresenta muitas palavras com sonoridade e escrita parecidas, mas com sentidos completamente diferentes. É o caso de “afim” e de “a fim”. A sonoridade indica ser o mesmo termo, mas o uso incorreto pode fazer com que você passe por uma situação constrangedora.

A gafe mais cometida ocorre nos chats. A primeira coisa que, geralmente, os rapazes perguntam às moças é se estão AFIM de teclar. No entanto, não sabem eles (e talvez, nem elas) que o termo correto é grafado separadamente. Ou seja, o correto seria dizer: “Está a fim de teclar?”. Continue a ler este artigo e perceba que, apesar de homófonas (possuem a mesma sonoridade, mas grafia e significados distintos) seus significados não são, nem de longe, próximos. Aproveite as dicas de umComo.com.br, saiba como diferenciar o uso de ambos os termos e deixe de cometer gafes por aí.

Vai precisar de:

  • Basicamente, a fim é utilizado para designar finalidade e afim, para afinidade.
Também lhe pode interessar: Como se escreve catorze ou quatorze

O uso do “afim”

Os dois usos estão corretos e causam grandes transtornos a grande parte das pessoas ao escrevê-las. No entanto, com uma ajudinha, fica fácil perceber a hora de usar cada uma das expressões:

Afim - pode ser usado como um adjetivo ou substantivo.

  • Adjetivo - palavra que expressa qualidade ou característica do sujeito. Nesse sentido, “afim” significa igual, semelhante, próximo, parecido.

Exemplo:

O português é uma língua afim com o espanhol.

  • Substantivo - palavra que nomeia os seres, lugares, qualidades, ações. Nesse sentido, “afim” assume sentido de afinidade, aparentado, aliado. Geralmente, esse termo é utilizado no plural.

Exemplo:

Nossos objetivos não eram afins.

Nossas ideias são afins.

Naquela prateleira contém produtos para higiene e afins.

O uso do “a fim”

A expressão “a fim” é utilizada em uma locução prepositiva (conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, exercem a função de uma preposição, estabelecendo uma ligação entre elas). Logo, a locução prepositiva “a fim de” - formada pela preposição “a” + o substantivo “afim” + a preposição “de” - indica finalidade ou intenção e é um termo equivalente a para, com o propósito de, com a intenção de. E é usado em duas ocasiões:

  • Equivalente a “para”, com a intenção ou propósito de. Equivale a finalidade.

Exemplo:

Estudou muito a fim de ser aprovado. Ele almoçou a fim de matar a fome.

É preciso se esforçar afim de conseguir a promoção.

  • Para designar estar a fim de, desejando, com vontade de. Embora não seja um termo aceito na norma culta da língua, é bastante utilizado pelos brasileiros. Nesse intuito é utilizada a preposição “estar a fim de”.

Exemplo:

Marcos está a fim de Bárbara.

Não estou a fim de ir ao cinema.

Eu estou a fim de comprar aquela roupa.

E aí, será que ele está a fim de você?

Como se escreve: afim ou a fim - O uso do “a fim”
Imagem: mulherbeleza.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve: afim ou a fim, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Sempre que tiveres alguma dúvida quanto à pronúncia, ao emprego e à escrita de alguma palavra ou termo não hesite em procurar um dicionário ou uma gramática normativa. Eles poderão lhe dar a resposta correta e evitar que você cometa alguma gafe por aí.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Fernanda de Jesus haukanson
Como participar do programa Silvio Santos
Luma Elpidio
Achei ótima a explicação. Clara e objetiva. Porém, entendo que no segundo exemplo do uso da palavra "afim", houve um equívoco. Ao meu ver, na frase "É preciso se esforçar afim de conseguir a promoção.", o correto seria " a fim", no lugar de afim. Isto porque a ideia expressa é a de finalidade. Seria o mesmo que dizer " É preciso se esforçar PARA conseguir a promoção". Não teria sentido dizer: " É preciso se esforçar IGUAL (ou SEMELHANTE, ou PARECIDO) de conseguir a promoção". Fique claro que este comentário tem apenas o objetivo de ajudar, corrigindo o erro para que mais pessoas possam obter conhecimento através do site, como eu mesma tenho obtido. Muito obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Luma! Agradecemos imenso o seu comentário e já corrigimos o erro no artigo. Muito obrigada por nos dar esse feedback e continue acompanhando a nossa página :)
Maria Helena Marques
Apenas um reparo: o 2.º exemplo para a palavra "afim" como substantivo está incorreto, uma vez que na frase "É preciso esforçar-se a fim de conseguir uma promoção" o termo é usado no sentido de finalidade e não de afinidade. Deve, portanto, escrever-se separadamente.
Luma Elpidio
Exatamente, acabei de comentar o mesmo.
Imagem: colegioweb.com.br
Imagem: mulherbeleza.net
1 de 2
Como se escreve: afim ou a fim