Química

Como decorar a tabela periódica

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 8 dezembro 2021
Como decorar a tabela periódica

Estudantes enfrentam muitos desafios durante sua jornada de formação. Quando chegam ao Ensino Médio, devem se esforçar ao máximo para absorver a maior quantidade possível de conceitos de diferentes âmbitos. Uma das principais dificuldades que encontram é aprender a tabela periódica, um dos pilares fundamentais das aulas de química.

Trata-se de uma tabela na qual os elementos químicos são representados, distribuídos e ordenados de acordo com o número atômico, as propriedades químicas e a composição de elétrons. Estudá-la é fundamental, mas implica em um processo longo e entediante de memorização. Para descobrir como decorar a tabela periódica e os métodos que são mais efetivos, no umCOMO te recomendamos que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como fazer a numerologia do meu nome

Índice

  1. Aprender por repetição
  2. Recursos mnemotécnicos
  3. Método de Loci
  4. Sistema Dominic
  5. Associar elementos a imagens
  6. Músicas
  7. Palácio da memória
  8. Jogos online
  9. Aplicativos eletrônicos
  10. Mapa conceitual
Ver mais >>

Aprender por repetição

Como decorar a tabela periódica? A repetição é uma das técnicas mais tradicionais, e, ao mesmo tempo, uma das menos criativas, mas não deixa de ser efetiva para muitas pessoas. Pode funcionar escrevendo a tabela algumas vezes, ou, inclusive, repetindo-a em voz alta até que sua memória grave completamente a tabela periódica.

Há várias formas de colocar esse método em prática:

  • Desenhando a tabela periódica em branco para preenchê-la pouco a pouco com os elementos e compostos dela.
  • Repeti-la "até não querer mais", até que você consiga preencher a tabela sem problemas.
  • Imprimir uma cópia da tabela periódica para levá-la a qualquer lugar. Se você escolher fazer isso à mão, será mais fácil de aprender, porque a tabela terá sido feita por você. Aproveite os momentos livres para repeti-la.

Recursos mnemotécnicos

A mnemotécnica é um método de memorização baseado nas associações. Ela estimula o processo mental de associação entre diferentes elementos facilitando assim sua memorização e aprendizagem. Com essa técnica você consegue relacionar os conteúdos que você quer estudar com outros elementos próprios da vida cotidiana, com o objetivo claro de lembrar deles mediante a associação.

Sobre a tabela periódica, você pode:

  • Criar frases simples para aprender a tabela periódica.
  • Dividir a tabela em grupos de elementos, descrevendo características que elas tenham em comum.

Algumas das frases mais fáceis que podem ajudar várias gerações a aprenderem os elementos das duas primeiras famílias são essas:

  • Hoje Li Na Kapa da Revista CoiSas FRancesas
  • BEata MaGnólia CAsou com Sr Barão do Rádio

Método de Loci

O Método de Loci trata-se de relacionar as informações que se deseja memorizar com uma espécie de ambiente tridimensional no qual seja possível lembrar e inclusive evocar. Aproveita a memória espacial, expandindo a capacidade de rememorar coisas em geral.

Com esta ferramenta, você pode acumular muitos dados sem se esquecer deles, dessa forma, isso acaba se tornando um método de estudo eficaz. Para decorar a tabela periódica, você pode associar um dos elementos com o trajeto que faz de casa à escola.

Sistema Dominic

Como aprender a tabela periódica rápido e fácil? O Sistema Dominic consiste na associação de letras e números. Depois de converter os números em letras, eles são classificados de dois em dois.

  • Cada dupla de letras é associada a um personagem que tem as mesmas iniciais junto com uma ação. Exemplo: BG é associado a Bill Gates.
  • O método vai alternando entre um personagem representativo de um par de números a ação do seguinte par de números.
  • Aplicado à tabela periódica, utilize as letras correspondentes às nomenclaturas e designa um número a cada uma delas. Os números podem indicar as propriedades dos elementos.
Como decorar a tabela periódica - Sistema Dominic

Associar elementos a imagens

Com uma imagem simples você consegue lembrar dos elementos e símbolos com mais agilidade mental do que se memorizar apenas as letras:

  • Atribua uma imagem a cada elemento da tabela periódica.
  • Utilize imagens que tenham um sentido para você associado ao elemento que esteja estudando.

Músicas

Também há formas de aprender a tabela periódica cantando:

  • Crie uma música ou escolha alguma versão que já exista.
  • Há muitas músicas sobre a tabela periódica: uma das mais conhecida é The Elements, cujo autor é Tom Lehrer.

Palácio da memória

Este método se parece com o de Loci, e inclusive é considerado como uma modalidade derivada. Em vez de traçar um percurso de um trajeto, é elaborado a partir de diferentes estancias de um palácio fictício. Neste caso:

  • É possível fazer um percurso com os lugares da sua casa.
  • Associe ideias entre o que você ver no lugar e os elementos incluídos na tabela.
  • Você também pode adicionar notas e desenhos nos lugares para potencializar a capacidade de aprendizagem com essa ferramenta.

Jogos online

Aprender jogando é um método infalível. Para motivar os jovens a aprender a tabela periódica e a estudar qualquer outro tema, não há melhor recurso do que ser criativo. Existem páginas na internet nas quais você poderá encontrar jogos online sobre a tabela periódica. Com esses jogos:

  • Você fará pares entre os elementos e seus respectivos símbolos.
  • Você também poderá preencher espaços em branco e colocar à prova sua memória.
Como decorar a tabela periódica - Jogos online

Aplicativos eletrônicos

As novas tecnologias podem ser aliadas maravilhosas no processo de aprendizagem da tabela periódica. Há aplicativos que ajudam aos menores a associar os elementos e a memorizar:

  • Perguntas rápidas
  • Jogos interativos

Deste modo, o processo de aprendizagem pode virar um espaço lúdico.

Mapa conceitual

Quer saber outra maneira de como decorar a tabela periódica? Fazer um mapa conceitual sobre ela te permitirá aprender, associar e memorizar conceitos mediante o uso de frases curtas e palavras chaves de forma descendente. Estes esquemas ajudam os jovens a gravarem os elementos químicos e o lugar no qual eles ficam na tabela.

Você pode adicionar um breve resumo dentro do mapa conceitual como um fator adicional de ajuda.

Se quiser aprender tabuada de multiplicação, não perca este outro artigo e se quiser seguir estudando química no umCOMO veja o nosso artigo sobre qual é a diferença entre átomos e íons.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar a tabela periódica, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como decorar a tabela periódica