Química

De onde vem o petróleo

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 18 outubro 2023
De onde vem o petróleo

No mundo, tudo é movido por energia, nas suas mais diferentes formas. São diversas as fontes de energia que o homem encontra na natureza para utilizar. Elas se dividem em renováveis — aquelas oriundas de processos naturais e que são naturalmente reabastecidas — e as não-renováveis que são aquelas apresentam reservas naturais finitas.

Os combustíveis fósseis são as fontes de energia não-renovável mais abundantes que encontramos na natureza. São exemplos deles: o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. Este último é extremamente versátil, podendo ser transformado em diversos subprodutos, o que o torna altamente cobiçado mundo afora.

O petróleo tem uma importância histórica e econômica muito grande, sendo que não são todos os países que dispõe desse recurso natural em seu território, mas, em contrapartida, precisam invariavelmente dele para determinadas atividades. Então, você pode se perguntar: de onde vem o petróleo? Continue a leitura deste artigo do umCOMO e descubra!

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre smog e efeito estufa

Índice

  1. O que é petróleo
  2. História do petróleo
  3. Como petróleo é extraído
  4. Derivados do petróleo

O que é petróleo

Como foi dito, o petróleo é um combustível fóssil, formado por uma mistura de compostos orgânicos oriundos de restos de vida aquática que se acumularam primitivamente no fundo do oceano e ficam cobertos por sedimentos. O passar do tempo e a pressão feita por esses rochas sedimentares transformam esse material fóssil depositado no fundo do mar em "massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo”[1].

As jazidas datam entre 10 milhões e 500 milhões de anos e são encontradas não apenas no fundo dos oceanos, mas também no solo[2]. O nome petróleo vem do latim a partir da união das palavras palavras petrus (pedra) e oleum (óleo), significando literalmente óleo de pedra.

Composição do petróleo

Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás), o petróleo é composto por "82% de carbono, 12% de hidrogênio, 4% de nitrogênio, 1% de oxigênio, 0,5% de sais e 0,5% de metais”[3]. Além disso, a densidade do petróleo é inferior à da água e ele é um produto inflamável.

Formado a partir da mistura de compostos orgânicos, o petróleo não é apenas fonte de energia para a indústria petroquímica, mas também é a partir dele que são produzidos plásticos, adubos, corantes, detergentes, álcool comum, acetona, gás hidrogênio, entre outros produtos de consumo diário.

História do petróleo

O petróleo é utilizado desde a antiguidade, mas nem sempre da mesma forma que é hoje em dia. No Egito Antigo, ele era usado nos embalsamamentos dos mortos. Nas Américas, os incas e os astecas empregavam-no na pavimentação de suas estradas.

No entanto, esse combustível fóssil só passou a ser amplamente extraído a partir do século XIX e o processo se intensificou a partir de 1920, quando os transportes, fossem eles terrestres, marítimos ou aéreos, passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível, culminando no desenvolvimento da indústria petroquímica nos anos 1930.

O uso do petróleo nos meios de transporte e de seus derivados na indústria de uma maneira geral culminou no fato de que, na década de 1970, esse combustível representava 50% do consumo de energia mundial. Contudo, as crises de petróleo dos anos 1973 e 1978 forçaram o mundo a rever as políticas internacionais de consumo do combustível e os países dependentes do petróleo passaram a buscar por fontes alternativas de fornecimento de energia.

Apesar da busca atual por fontes de energia menos poluentes e mais baratas, o petróleo e seus derivados ainda são muito consumidos. Os países que lideram a produção deste combustível são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra. Sendo que mais de 50% das reservas ficam localizadas nos países do golfo Pérsico. O Brasil produz 50% da sua necessidade de consumo, precisando importar a outra metade, principalmente de países árabes.

Como petróleo é extraído

Para extrair o petróleo são realizados estudos geológicos para identificar as rochas que contém o combustível fóssil em abundância. Após essa identificação, o local é isolado para dar início ao processo de escavação. Quando se chega na rocha sedimentar rica em petróleo, utiliza-se a sonda para perfuração e então os gases componentes do petróleo exercem pressão que faz com que o produto jorre para fora da jazida[4].

O processo de como o petróleo é extraído se assemelha com as escavações de poços artesianos, com a diferença de que não é água limpa e transparente que jorra das perfurações e sim um líquido viscoso, negro e cheio de impurezas. Assim, depois de ser extraído, o petróleo passa pelo processo de purificação que envolve diversos processos físicos, como filtração e decantação, que retiram além de água, impurezas como, por exemplo, areia, argila e pedaços de rocha.

Transportado para as refinarias, o petróleo passa então pelo processo de destilação fracionada, onde, através do seu aquecimento em tanques apropriados, vão se extraindo os subprodutos que vão desde o gás utilizado na cozinha até os combustíveis para abastecer os diversos meios de transporte.

Derivados do petróleo

Esses subprodutos são compostos por átomos de carbono e hidrogênio, os chamados hidrocarbonetos, e são diferenciados pelo tamanho de suas moléculas. É a partir dessa diferença que ocorre a destilação, sendo que, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação. Veja a seguir quais são os derivados do petróleo:

  • Asfalto: último derivado a ser fracionado, o asfalto é mais denso e é usado na pavimentação de estradas, como impermeabilizante e na fabricação de tintas e baterias eletroquímicas.
  • Gasolina: formada por mais de 400 hidrocarbonetos, a gasolina é um produto líquido, volátil e inflamável e é usada como combustível de motores automotivos.
  • GLP (Gás liquefeito de petróleo): também conhecido como gás de cozinha, o GLP é composto pelos hidrocarbonetos propano, butano, propeno e buteno e é encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
  • Lubrificante: utilizado em máquinas e equipamentos para aumentar a sua vida útil.
  • Nafta petroquímica: é produzida na primeira etapa do refino. Incolor, é a partir desse derivado que são produzidos plásticos, borrachas, solventes e combustível.
  • Óleo diesel: volátil e altamente inflamável (como a gasolina), o diesel utilizado como combustível industrial, de veículos e embarcações marítimas, sendo empregado também na produção de energia elétrica.
  • Querosene: subproduto intermediário entre a gasolina e o diesel, o querosene é usado como combustível de aviação, tendo também utilizações domésticas, sendo empregado como combustível para iluminação, solvente e produto de limpeza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem o petróleo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Referências
  1. A ORIGEM DO PETRÓLEO. Disponível em: <http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/origem.html#:~:text=O%20petr%C3%B3leo%20%C3%A9%20um%20combust%C3%ADvel,primitivos%20e%20cobertos%20por%20sedimentos./>. Acesso em 07/10/2023.
  2. PETRÓLEO. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/petroleo/>. Acesso em: 07/10/2023.
  3. A ORIGEM DO PETRÓLEO. Disponível em: <https://www.petroleoenergia.com.br/a-origem-do-petroleo-um-dos-principais-recursos-naturais-utilizados-como-fonte-de-energia-da-atualidade/>. Acesso em 07/10/2023.
  4. EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/extracao-petroleo.htm#:~:text=Processo%20de%20extra%C3%A7%C3%A3o%3A,jorrado%20para%20fora%20da%20jazida./>. Acesso em 07/10/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
De onde vem o petróleo