Biologia

Quais são as maiores baleias do mundo

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 19 janeiro 2021
Quais são as maiores baleias do mundo
Imagem: bianimais.blogspot.com

As baleias são animais maravilhosos, muitas vezes designam-se por gigantes dos mares, as baleias são os maiores seres vivos à face da terra. Podem alcançar os 35 metros de comprimento e atingir 180 toneladas de peso, estas incríveis criaturas estão em vias de instição, metade das espécies de baleias estão a ser severamente afetadas pelo homem. A poluição e a pesca excessiva está a causar esta grande catástrofe na maior parte das espécies de baleias. Se você quer saber mais sobre quais são as maiores baleias do mundo, leia o nosso artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Quais são as camadas da Terra

O mundo das baleias

As baleias são mamíferos marinhos, alimentam-se de plâncton, pequenos cardumes de peixes, lulas, crustáceos, krills e misidáceos. As baleias não têm guelras por isso têm que subir à superfície para respirar, periodicamente. As suas narinas ficam no alto da cabeça, quando elas vão respirar à superfície soltam ar quente, que quando entra em contato com o ar transformam-se em gotas de água, por vezes essas gotas chegam a atingir 6 metros de altura. O corpo das baleias é coberto por uma grande camada de gordura, o que as ajuda a submergirem, a armazenar energia e manterem a temperatura do corpo. As baleias deslocam-se com a cauda, chegando a atingir uma velocidade de 20 km/h. As nadadeiras das baleias são atrofiados, devido ao período em que os seus antepassados eram quadrúpedes. A sua estrutura óssea é semelhante aos mamíferos terrestres. As baleias emitem pelo menos dois sons, um som é usado como sonar e outro como meio de comunicação entre a sua espécie. As baleias nunca adormecem completamente, se uma baleia caí-se em sono profundo, podia se afogar, outra curiosidade é a baleia assassina, ou orca este animal pertence à espécie dos golfinhos e não à espécie das baleias. As baleias vivem em média 30 anos, porém existe uma espécie de baleias que pode chegar aos 200 anos.

Quais são as maiores baleias do mundo - O mundo das baleias
Imagem: arquivosdoinsolito.blogspot.com

Quais são as maiores baleias do mundo

A maior baleia do mundo é a baleia-azul, quando nasce pode medir 8 metros e pesa 3 toneladas, na idade adulta pode alcançar os 35 metros de comprimento e atingir 180 toneladas de peso. Estes animais consomem até 4 toneladas de krill por dia. Esta baleia tem o corpo longo e esguio, apresenta tons de azul-acinzentado, enquanto o seu ventre é mais claro. No início do Séc. XX, estas baleias eram abundantes em quase todos os oceanos da terra. Depois foram caçadas por mais de um século, o que as levou à beira da extinção, até que foram feitos mecanismos internacionais para tentar proteger esta espécie em 1996.

A segunda maior baleia do mundo é a baleia-Fin, estas baleias medem em idade adulta 18 a 27 metros, e podem pesar de 30 a 80 toneladas. O seu corpo é longo e esguio, a sua cor é cinza-amarronzado e a zona do ventre é mais clara, podendo ser branca. Esta baleia existe em todos os principais oceanos. As baleias fin ou baleias comuns, são as baleias mais velozes, chegam a atingir mais de 40 km/h.

A terceira maior baleia do mundo é a baleia-da-Groenlândia uma espécie que atinge os 14 a 18 metros e pesa aproximadamente 60 a 100 toneladas. Esta baleia pode viver até 200 anos, a baleia-da-Groenlândia tem a maior boca do reino animal, a sua boca aberta pode medir 5 metros de comprimento, 4m de altura e 2,5m de largura. A sua língua pode chegar a pesar uma tonelada, estas baleias consomem duas toneladas de alimentos por dia. Este animal pode ser encontrado nas principais águas geladas do Ártico. A camada de gordura de cerca de 50 centímetros ajuda estas baleias a se manterem quentes, a gordura serve como isolante.

Quais são as maiores baleias do mundo - Quais são as maiores baleias do mundo
Imagem: mamiferos-marinhos.mundoentrepatas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as maiores baleias do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: bianimais.blogspot.com
Imagem: arquivosdoinsolito.blogspot.com
Imagem: mamiferos-marinhos.mundoentrepatas.com
1 de 3
Quais são as maiores baleias do mundo