Matemática

Como aprender a tabuada de multiplicação

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aprender a tabuada de multiplicação
Imagem: bombalinks.com.br

A regras da multiplicação não são nada difíceis. Só tem que começar com os "truques" elementares que ajudarão você a combinar certos números multiplicando-os uns com outros. Para isso, siga os seguintes conselhos que damos a você em umComo.com.br para que descubra como aprender a tabuada de multiplicação de forma simples.

Também lhe pode interessar: Como decorar a tabela periódica

Passos a seguir:

1

Para aprender a tabuada de multiplicação tem que começar trabalhando com facilidade a soma. Lembre-se que a multiplicação consiste em uma intermitente corrente de somas. Desta forma será bem mais fácil assimilar o conceito da multiplicação.

2

Comece aprendendo regras simples da multiplicação. Para isso, lembre-se que todo o número multiplicado por 0 tem como resultado sempre 0.

Ex.: 2x0=0; 5x0=0; 3.000x0=0

3

Lembre-se que todo o número multiplicado por 1, sempre obterá como resultado esse mesmo número.

Ex: 27x1=27; 4x1=4; 35x1=35

4

Lembre-se que todo número multiplicado por 10, sempre deve acrescentar um 0.

Ex: 45x10=450; 2x10=20; 987x10=9870.

5

Comece as suas multiplicações pela tabuada do 2. Para isso, conte os números de 2 em 2: 0,2,4,6,8, etc. A partir daqui, comece e lembre-se que qualquer número multiplicado por 2 é a soma desse número consigo mesmo.

Ex: 2x8=8+8=16 ; 5x2=5+5=10

6

Veja tabuada a tabuada. Tenha cada uma delas em um papel e procure regras de similaridade entre cada um dos resultados dos números de cada tabuada, pois uma das dicas para aprender é entender. Depois memorize-os.

Como aprender a tabuada de multiplicação - Passo 6
Imagem: ideiasmix.com
7

Memorize cada tabuada, uma a uma em voz alta, cantando cada resultado. Esta é a melhor forma e a mais eficaz de aprender as tabuadas de multiplicação.

8

Para o ajudar a memorizar a tabuada do 9, que é a mais difícil, confira as nossas dicas sobre como lembrar a tabuada do 9, vai ver como vai ser bem mais fácil lembrar dela depois de saber o que indicamos no artigo.

E para ajudar os seus filhos nos estudos, confira as dicas que preparamos para si sobre como ensinar a tabuada de multiplicar para seus filhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a tabuada de multiplicação, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos

  • Encontrará cadernos especializados que ajudarão você a memorizar a multiplicação.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: bombalinks.com.br
Imagem: ideiasmix.com
1 de 2
Como aprender a tabuada de multiplicação