Como medir versos
Dentro dos estudos linguísticos tradicionais, a métrica dedica-se a medir os versos que compõem um poema, para estabelecer as características do mesmo. É uma disciplina que requer dedicação, concentração e uma série de conhecimentos mínimos que são os que permitirão medir o ritmo do verso especificamente, já que esse é o objetivo central da métrica. Antes de começar é aconselhável ler bem o poema e ter claro qual é a divisão exata de cada verso, os limites entre eles para poder medi-los e estabelecer suas características básicas. Dita medida consiste na divisão silábica de cada verso. Em umComo.com.br deixamos uma guia para que você saiba como medir versos.
Passos a seguir:
Para começar é necessário conhecer as regras básicas de separação silábica entre palavras: como se formam os ditongos e hiatos. Estas regras são fundamentais para poder dividir as sílabas que compõem um verso.
Seguindo com as regras gerais, para aprender como medir um verso, é necessário conhecer as regras gerais de acentuação, já que de acordo com o acento, a divisão silábica pode variar significativamente. O acento é o que cria o ritmo do verso e se considera que a última palavra do mesmo tem de ser grave. Caso não seja, deve-se aplicar a lei de compensação.
De acordo com a lei de compensação, os versos que terminam em uma palavra aguda devem receber uma sílaba mais para que o verso tenha a forma natural, assim se chegará ao ritmo natural com base em uma palavra grave.
Os versos que terminam de forma natural em uma palavra proparoxítona perdem uma sílaba para conseguir o ritmo natural.
E por último, os versos terminados em uma palavra sobresdrúxula, para conseguir o ritmo base, deve-se diminuir duas sílabas.
Consideram-se versos de Arte Menor aqueles que contam com um máximo de 8 sílabas. Segundo o número destas serão chamados: dissílabos, trissílabos, tetrassílabos, pentassílabos, hexassílabos, heptassílabos e octossílabos.
Os versos de Arte Maior são aqueles formados por mais de 9 sílabas. Segundo o número destas serão chamados: eneassílabos, decassílabos, hendecassílabos, dodecassílabos, tridecassílabos e alexandrinos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir versos, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.
Conselhos
- Ter em conta que medir versos é uma tarefa complexa, para o qual deve-se conhecer bem todas suas regras.
- Consultar algum manual de métrica que permita esclarecer as dúvidas e estudar todas as normas.
- Ler muito para ampliar vocabulário e conhecer como se acentuam as palavras corretamente.