Geologia

Como saber a que velocidade vai a água do rio

Como saber a que velocidade vai a água do rio

Nunca se perguntou a que velocidade desce a água de um rio, certamente que sim! Pois a resposta, graças a estes artigo de umComo.com.br, é fácil. Continue lendo este passo a passo em que lhe explicamos essa dúvida e saberá como medir a velocidade de um rio.

Também lhe pode interessar: Por que a água do mar é salgada?

Passos a seguir:

1

Para começar a medir a velocidade da água do rio deve marcar na margem do rio, em uma zona onde a água corra em linha reta, dois pontos a uma distância de 20 metros um do outro.

2

Jogue no centro do rio um pedaço de madeira e com o relógio, calcule quantos segundos demora a percorrer os 20 metros que separam os dois pontos.

3

Multiplique o valor obtido por 50 e terá o número de segundos que a corrente demora a percorrer um quilômetro.

4

Divida então 3600 (que é o número de segundos que tem uma hora) pelo número que obteve anteriormente.

5

O resultado desta operação será a velocidade por hora do rio, ou seja saberá com muita exatidão a quanto quilômetros por hora corre a água do rio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a que velocidade vai a água do rio, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marcelo Quintanilha
Desculpe mas o cálculo está errado... Pela forma que você passou: Se em 20 metros levou 10 segundos... 10segundos vezes 50 = 500 e dividido por 3600 = 0,1388Quilômetros por hora (Km/h). CORRETO É: 20m em 10 seg = 2m-1 segundo. Em 60 segundos [1 minuto] (regra de três) terá percorrido 120 metros... vezes 60 minutos terá percorrido 7.200,00 metros, o que é 7,2 Km em 1 hora= 7,2 Km/h...
Como saber a que velocidade vai a água do rio