Partilhar

Qual a diferença entre álcool anidro e hidratado

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre álcool anidro e hidratado
Imagem: usinasaojose.com.br

Não é muito difícil ter constantes dúvidas sobre termos químicos. Aliás, muito comum é de fato não sabê-los, no entanto, nunca é tarde para aprender. Quando estamos falando sobre álcool e etanol, estamos falando sobre dois eventos de constante contato na nossa vida, desde a hora em que o bebemos na cerveja até a hora de abastecer o nosso carro. Para entender qual a diferença entre álcool anidro e hidratado, leia esse artigo que umComo desenvolveu para você.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre átomos e íons

Álcool hidratado

Primeiramente, para compreendermos esse termo, precisamos ter noções básicos de ºGL. GL é a escala de Gay Lussac, um químico que inventou essa escala para compreender o teor alcoólico de etanol dentro de uma mistura. Por exemplo, quando vemos nas garrafas de whisky que ali existe 40% de álcool, estamos vendo 40ºGL.

Quando estamos falando de etanol puro, ou quase puro, podemos usar o termo álcool. E o fato é que o álcool hidratado tem como por definição o álcool etílico com mistura de água. Quando vamos abastecer nosso carro com álcool, abastecemos o tanque com álcool hidratado, pois dentro daquela mistura há uma porcentagem, mesmo que mínima, de água. Isso é feito para aumentar o rendimento da mistura e para não tornar a mistura muito agressiva ao meio ambiente.

Politicamente existe a questão da limitação de porcentagem de água dentro do Etanol. No Brasil, o álcool hidratado pode ter 20% de água, diferentemente de outros países, que estabelecem como nível máximo como 5 ou 10%. O álcool deve ser hidratado, mas não muito, para que não prejudique o motorista e o faça reabastecer constantemente e acabar o enganando com um tanque que está 20% cheio de água.

Qual a diferença entre álcool anidro e hidratado - Álcool hidratado
Imagem: revistaplantar.com.br

O álcool anidro

A natureza do álcool anidro é ser puro (ou quase). A sua gradação alcoólica se dá até 99,5 ºGL, ou seja, a sua pureza é quase total. Ele é muito para a sociedade para a composição do álcool hidratado. O álcool hidratado surge graças a mistura do álcool anidro com água e certas vezes até outras substâncias.

O termo anidro é um termo químico que especifica a composição de substâncias que não possuem água em sua mistura, como por exemplo, solventes químicos, combustíveis e etanóis. A palavra anidro, etimologicamente, significa an+idro (sem água), ou seja, quando você entrar em contato com esse termo, tenha certeza de que ele se refere a uma mistura química pura, sem adição de H2O.

A diferença entre álcool anidro e álcool hidratado

A principal diferença entre álcool anidro e hidratado é a questão da mistura. Enquanto o álcool anidro é uma solução pura ou quase pura, sem presença de água, o álcool hidratado possui uma quantidade de água razoável. O álcool anidro é então, a solução em sua maneira pura e o álcool hidratado a solução com água. O etanol de nosso carro, o whisky que bebemos, os vernizes que passamos no nosso chão e até a gasolina (olhe só!) possuem álcool hidratado, que veio do álcool anidro! Não dá pra menosprezar a química mesmo...

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre álcool anidro e hidratado, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre álcool anidro e hidratado

O que lhe pareceu o artigo?

Qual a diferença entre álcool anidro e hidratado
Imagem: usinasaojose.com.br
Imagem: revistaplantar.com.br
1 de 2
Qual a diferença entre álcool anidro e hidratado

Voltar ao topo da página