Yūgen: significado e filosofia
Tentar entender o significado da palavra Yügen não é nada fácil, pois não se refere a algo tangível ou que possa ser facilmente apreciado. Embora originário da China, o termo faz parte da cultura japonesa e, especificamente, assume seu significado mais amplo ao incluí-lo como parte dos conceitos básicos da filosofia Zen.
Se você ficou curioso para saber mais sobre essa palavra, ligada à realidade própria do ser humano, não perca este artigo do umCOMO onde nos aprofundamos na ideia de Yūgen: significado e filosofia, para tentar descobrir tudo o que ela esconde.
Yūgen: significado
Tal como acontece com outras palavras japonesas, Yūgen não tem uma tradução exata, porque é um conceito matizado. Yūgen refere-se a algo muito profundo e, aproximando-se de um primeiro significado, este poderia ser precisamente "profundo", mas também "misterioso" e "escuro".
Este complexo termo oriental pretende captar o mistério da beleza, por vezes estranha, daquilo que nos rodeia e das emoções que sentimos perante ela, que nos fazem refletir sobre a nossa própria existência. Já dissemos que não foi fácil captar a profundidade do que significa Yūgen, porque é um misto de introspecção e reflexão, mas também a capacidade de nos deixarmos surpreender pelo mundo, pela natureza ou pelos pequenos detalhes da vida cotidiana que, em determinado momento, despertam em nós sentimentos inexplicáveis.
Um belo pôr do sol em uma praia, contemplando como o céu fica avermelhado e o sol parece se esconder lentamente submergindo no mar: talvez assistir a esse maravilhoso espetáculo nos faça refletir sobre como é possível que esse evento aconteça todas as tardes e cheguemos à conclusão que, na realidade, não compreendemos plenamente a beleza do mundo em que vivemos. A partir dessa abordagem, não é difícil continuar meditando sobre a própria existência do ser humano. Aquele aglomerado de emoções, pensamentos, sensações profundas, algumas bem estranhas... tudo isso é Yūgen.
Qual é a filosofia Yūgen?
Como indicamos, Yūgen é um conceito da cultura japonesa e oriental em geral que se refere à beleza de algo que não entendemos exatamente, mas que nos faz sentir emoções e nos leva a aprofundar no nosso próprio interior.
Um dos primeiros a entender essa ideia e capturá-la como um conceito filosófico foi DT Suzuki, um dos grandes pensadores da filosofia Zen do século XX. Também o filósofo e escritor britânico Alan Watts mergulhou nessa ideia, tornando-a conhecida no mundo ocidental.
As ideias de ambos os pensadores centraram-se em explicar as bases específicas da filosofia Yügen, as suas repercussões na vida de cada pessoa e também a sua influência nas diferentes correntes artísticas, uma vez que a arte, especialmente a poesia, é provavelmente uma das melhores formas de expressar a profundidade de Yügen.
A filosofia Yūgen implica a contemplação atenta de tudo o que nos rodeia, descobrindo a sua beleza e deixando-nos levar pelo seu mistério e pelas sensações que nos provoca até atingirmos aquela sensação de profundidade consciente que, embora a princípio possa nos assustar ou desconcertar, implica, em última análise, uma experiência de crescimento pessoal.
Esta filosofia se baseia na proximidade do Yūgen, que está em todas as partes, pois não só é possível procurar nas maravilhas naturais que nos rodeiam, mas também nos pequenos detalhes que nos podem comover, mesmo aqueles que nos entristecem ou que simplesmente não chegamos a entender. Nossas sensações depois de ler um poema, depois de ouvir um amigo aflito por um problema ou depois de contemplar uma bela paisagem ou uma estranha pintura que nos chama a atenção. Observar com calma e deixar fluir as sensações profundas que surgem a cada passo que damos na vida é pura filosofia Yūgen.
Outros conceitos japoneses
Além do Yūgen, existem muitos conceitos próprios da cultura japonesa com significado profundo, principalmente relacionados à filosofia Zen e também ao Budismo. Um dos que mais se tornou conhecido no mundo ocidental nos últimos anos é o Ikigai, palavra que se refere à própria filosofia de vida japonesa, que se baseia na busca pela razão de ser e na capacidade de aproveitar a vida e, assim, de uma existência plena, mais feliz e também mais longa.
Intimamente ligado ao Yügen está o conceito de consciente, que significa a tristeza da transitoriedade capaz de transmitir emoções profundas, a vida passa muito rápido e isso é desconcertante mas nos faz aprender a aproveitá-la mais.
Interessante também a ideia do Kiosukete, ou seja, o fato de se valorizar, atendendo às próprias necessidades, como passo essencial para valorizar e ajudar os outros. Nesse sentido, Gaman, palavra que define a capacidade de resistência e autoaperfeiçoamento dos japoneses, inclui também a nuance de que nesse caminho de aperfeiçoamento não devemos descuidar de quem está ao nosso redor.
Entre os conceitos japoneses cheios de belos significados wabi-sabi, ou a beleza da própria vida apesar de suas imperfeições e transitoriedade, nankurunaisa, ou confiança em um futuro cheio de esperança, shoganay, ou aceitação do que não podemos mudar, são apenas uma pequena amostra.
Agora que você já sabe sobre Yügen: significado e filosofia, recomendamos que leia:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Yūgen: significado e filosofia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.