menu
Partilhar

Kintsugi: como fazer e significado

 
Por Redação umCOMO. 15 setembro 2021
Kintsugi: como fazer e significado

A cultura japonesa conta com filosofias milenares que ajudam a orientar e a dar sentido à vida das pessoas. Uma delas é o Kintsugi, uma prática nipônica, isto é, de origem japonesa, baseada no uso de prata líquida ou de ouro para a reparação de objetos de cerâmica. Para além deste sentido, o Kintsugi transcendeu como filosofia vital com o objetivo de transmitir uma série de valores.

O significado da filosofia Kintsugi transmitiu-se e foi assimilado na sociedade japonesa durante milhares de anos, e ainda que seu ponto de partida esteja na ourivesaria, adquire muita transcendência na vida pessoal. Quer saber do que se trata esta filosofia? Pois bem, neste artigo do umCOMO te contamos tudo sobre Kintsugi: como fazer e significado.

Também lhe pode interessar: O que é ikigai: significado e símbolo

O que significa a palavra Kintsugi

A arte japonesa de reparar com ouro denomina-se Kintsugi. Esta palavra se escreve 金 継 ぎ, cujo o primeiro símbolo representa o ouro e os dois outros, reparação. O significado literal de Kintsugi é reparação com ouro ou com uma espécie de parche dourado.

A cerâmica japonesa de Kintsugi remonta à época Jomon, com data de 10.000 a.C. Com o passar dos séculos, e a partir da Idade Moderna, as peças reparadas de vasos japoneses quebrados tornaram-se únicas e muito valorizadas. Além do mais, destacamos que as xícaras de chá com símbolos Kintsugi também são muito importantes, estão compostas por espelhos e são objetos muito apreciados nesta filosofia.

Qual é o significado espiritual de Kintsugi

O significado espiritual de Kintsugi tem em conta a perfeição verdadeira, interior e exterior, esta surge das feridas e das imperfeições. Também se considera como uma arte de aceitação do dano: as feridas não se devem ocultar, nem tampouco devem te fazer sentir envergonhado, senão, todo o contrário, isto é, realça-las te ajudará a ser mais forte.

Destacamos que a ruptura de um objeto não representa sua final desaparição, as fraturas lhe conferem mais valor. Portanto, a leitura vital é que se podem obter coisas positivas de qualquer experiência negativa, contribuindo para uma melhora pessoal e dando início a um processo de fortalecimento.

A filosofia de Kintsugi extrapola a vida atual e acalma os anseios de perfeição. Isto é, o passar do tempo mostra que você experimenta perdas, fracassos e desilusões. A aspiração de esconder a fragilidade e as debilidades carecem de sentido. Uma vez que você aprende a valorizar tudo o que chega a romper-se em seu interior, adquire serenidade e temperança. Por isso, é importante apreciar-se como cada um é: novos, quebrados, únicos e em constante mudança.

O Kintsugi também aponta a paciência como fator-chave para o ressurgimento pessoal e a recomposição. O processo de cura é determinante em todos os indivíduos: a cura tarda várias semanas ou inclusive meses para endurecer o espírito, mas desta maneira se garante a durabilidade e a coesão.

Como fazer Kintsugi

A técnica Kintsugi serve para grudar os pedaços quebrados do objeto com uma mistura de laca e prata ou ouro em pó. Também utiliza o verniz de resina. Além disso, depois de juntar os pedaços quebrados, a técnica Kintsugi lixa a superfície para alisá-la convertendo dessa maneira o que foi consertado em peças de metal preciosas.

O que é necessário para fazer Kintsugi

  • Pincel
  • Pó de ouro
  • Cola epoxy
  • Massa epoxy
  • Luvas
  • Palitos de madeira

Kintsugi: como fazer passo a passo

  1. Coloque a cola em uma bandeja.
  2. Adicione o pó de ouro para misturá-lo com a cola. A quantidade de ambos os componentes deve ser igual.
  3. Utilize os palitos de madeira para misturar.
  4. Aplique a mistura sobre a cerâmica quebrada. A camada deve ser grossa para grudar os pedaços, mas deve ser aplicada em somente um. Espere dois minutos para que a cola seque.
  5. Faça pressão durante alguns minutos para que as peças quebradas se juntem e espere 5 minutos mais quando estejam grudadas.
  6. Adicione o pó de ouro antes que a cola termine de secar, com a ajuda de um pincel. Faça-o sobre a zona da rachadura.
  7. Espere 4 horas para que a cola e o pó de ouro fiquem bem presos e secos na cerâmica.
  8. Por último, elimine o pó de ouro da rachadura com o pincel e do resto da superfície com uma esponja úmida.

O Kintsugi indica que seu valor cresce pela capacidade de resiliência. Os objetos reparados com esta técnica são muito mais apreciados que os mantidos intactos ou sem romper-se nunca. Sua exposição contribui para embelezar a pessoa e transmitir uma capacidade especial de transformação. Dito de outra maneira, as peças quebradas por fora e por dentro de uma pessoa são reparadas e a trecho vital que ocupam é parte da sua história.

Se você quiser conhecer o estilo wabi sabi, tudo o que representa e as origens dessa filosofia japonesa, não perca nosso outro artigo.

E se você se interessa por esses temas pode ser que também queira saber dicas do Feng Shui para aplicar na sua casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Kintsugi: como fazer e significado, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Kintsugi: como fazer e significado
Kintsugi: como fazer e significado

Voltar ao topo da página