Shikata ga nai: significado e filosofia
No Japão existem várias filosofias que ajudam a entender e levar a vida da melhor maneira possível. Para a população japonesa, estar desprovido em um determinado momento da vida pode significar um passo importante rumo à luz de um conhecimento incrível. Faz parte de uma expressão muito popular na cultura japonesa nos últimos anos, o Shikata ga nai.
Assumir a própria vulnerabilidade é uma forma de coragem, um mecanismo que inicia a saudável arte da resiliência, ou seja, nunca perder a vontade de viver ou a perspectiva apesar dos infortúnios que possam ocorrer. A expressão Shikata ga nai enfoca esse foco vital. Para descobrir a fundo tudo sobre o Shikata ga nai: significado e filosofia, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
O que é Shikata ga nai
O significado de Shikata ga nai é que "não há escolha, não há alternativa ou não há nada a fazer". Longe de entender essa expressão de um ponto de vista negativo, submisso ou derrotista, como provavelmente faria a maioria dos cidadãos ocidentais, os japoneses a usam para entendê-la de uma forma mais útil, digna e transcendente.
Em casos de injustiça vital, a raiva ou a ira são inúteis de acordo com a abordagem dessa expressão. Também não adianta resistir ao sofrimento, no qual se está eternamente preso a perguntas como por que eu? Ou por que essa desgraça aconteceu?
Shikata ga nai aposta na aceitação como primeiro passo para a libertação espiritual. A pessoa nunca conseguirá se livrar completamente da dor e da mágoa, mas depois de aceitar o que aconteceu, ela se permitirá seguir em frente e recuperar algo fundamental: a vontade e o desejo de viver.
Origem do termo Shikata ga nai
O termo Shikata ga nai começou a ser usado com frequência no Japão após os bombardeios atômicos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. Essa expressão voltou a adquirir grande importância de alguma forma após o desastre causado pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.
Esse terremoto causou o desastre nuclear na usina de Fukushima. Desde então, muitos jornalistas ocidentais viajaram ao Japão, especificamente à região noroeste, para descobrir como persistem os vestígios e as consequências do acidente nuclear de Fukushima, tentando narrar como sua população consegue avançar aos poucos.
Graças a filosofias como Shikata ga nai, é fascinante entender como a sociedade japonesa lida com a dor da perda, bem como com o choque de ser totalmente privado do que era sua vida até então.
Filosofia do termo Shikata ga nai
A filosofia dessa expressão é entender que nem sempre as coisas podem estar sob controle, então você deve aprender a aceitá-las e assumi-las. Aceitar que você não pode mudar o que aconteceu para seguir em frente é um passo essencial para viver em paz e serenidade.
Muitos dos jornalistas ocidentais que fazem a longa viagem ao noroeste do Japão levam consigo uma experiência vital que vai muito além da reportagem, coleta de depoimentos e fotografias. Saem do Japão com uma sabedoria de vida, voltando às rotinas de seus países com a sensação de serem diferentes por dentro.
O valor de aceitar e até abraçar a vulnerabilidade permite que o ser humano se conecte consigo mesmo de uma forma muito mais otimizada para se renovar, assim como a própria natureza o faz. A filosofia desse termo entende que a vida é cheia de incertezas e, por vezes, implacável. Inclusive quando quer, ela se torna cruel.
No entanto, aprender a aceitar o que aconteceu ou dizer para si mesmo o termo 'Shikata ga nai', ou seja, 'aceite, não há outra escolha' permite deixar de lado a angústia para focar no que é realmente necessário: reconstruir sua vida e sua terra.
Compreendendo que há muitas coisas na vida que não podem ser controladas, o medo de sua ocorrência torna-se relativo e permite focar no que pode ser controlado, ou seja, nas próprias respostas aos eventos ocorridos. Diante de qualquer injustiça ou situação de vida incômoda, focar nos motivos pelos quais aconteceu o levará a um estado de desespero ou inquietação, ao passo que se você concentrar seus esforços em lidar com isso da melhor maneira possível, poderá superá-lo e seguir em frente.
Em suma, a expressão Shikata ga nai e a filosofia que ela transmite é focar apenas no que se pode mudar, deixando de lado tudo o que não se pode controlar. É aplicável a muitas situações cotidianas em que, apesar de negativas, não há outra alternativa senão assumi-las para superá-las.
Agora que você já sabe tudo sobre Shikata ga nai: significado e filosofia, recomendamos que leia O que é Kintsugi: significado e filosofia ou O que é ikigai: significado e símbolo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Shikata ga nai: significado e filosofia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.