PARTILHAR

Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2021
Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida

Quando nasce uma criança, os adultos se sentem invadidos por intensas emoções, entre as quais se misturam a alegria, a ternura e a admiração perante o sempre renovado mistério de dar vida a um novo ser. Se observarmos esse terno bebê, veremos que apresenta uma forma semelhante à nossa, mas se olharmos mais atentamente, veremos que as proporções entre as diferentes partes do corpo são diferentes. A cabeça grande, as extremidades pequenas, etc. Por isso, neste artigo vamos explicar qual deve ser a psicomotricidade em um bebê durante os primeiros meses de vida.

Também lhe pode interessar: O que faz um bebê de 1 mês

Psicomotricidade do bebê aos 3 - 4 meses

Entre os 3 e os 4 meses o bebê levanta a cabeça e os ombros, mas tem as pernas imóveis. Depois, deixa cair a cabeça e move ritmicamente as pernas. Além disso, aos 3 meses, o bebê mantém a cabeça erguida de forma estável.

Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida - Psicomotricidade do bebê aos 3 - 4 meses

Psicomotricidade do bebê aos 4 - 6 meses

Aos 4 ou 6 meses o bebê fica em pé apoiando-se nos seus braços estendidos e deitado de costas, adquire domínio definitivo da cabeça. Entre os 4 e 6 meses estica os braços, tendo o tronco e o tórax plano. Às vezes roda de lado. O bebê aos 5 meses pode se manter sentado, mas com apoio de alguém.

Psicomotricidade do bebê aos 6 - 7 meses

Entre os 6 e os 7 meses o bebê começa a levantar o abdômen; depois fica em pé, apoiando-se nas palmas das mãos e dos joelhos. E já começa a deslocar-se: levanta os joelhos, atira-se para a frente e cai de bruços para depois começar de novo. Por volta dos 8 meses pode manter-se em equilíbrio sobre as mãos (cai frequentemente).

Psicomotricidade do bebê aos 8 meses

Aos 8 meses o bebê, mais ou menos, já se senta sozinho, com as costas retas e as pernas em ângulo reto.

A alimentação afeta à psicomotricidade

Um dos aspectos mais importantes para que o bebê tenha uma correta psicomotricidade é a alimentação do bebê, para isso devemos cuidar disso juntamente com o nosso pediatra. Temos sempre a opção de lhe dar complementos nutricionais que o ajudem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida
1 de 2
Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida

Voltar ao topo da página ↑