O que o bebê faz com 6 meses
No segundo trimestre de vida do nosso bebê também observamos muitas mudanças. Trata-se de um período onde a criança já é capaz de levantar a cabeça, chutar as pernas, rodar sobre si, se arrastar pelo chão, é capaz de dormir mais horas, seus ritmos de sono são mais regulares, entre outras coisas. Além disso é um período onde o bebê se prepara para engatinhar. Em umComo.com.br explicamos algumas características básicas deste período para que descubra o que o bebê faz com 6 meses.
Passos a seguir:
No final do sexto mês, algumas crianças conseguem ficar sentadas se colocarmos um pequeno apoio nas costas. Mas se o colocar e vir que seu filho balança, é melhor não deixar ele sentado, pois isso indica que ele não está preparado para se manter nesta posição. E sempre que o deixar sentado fique sempre de olho nele, pois os bebês são rápidos e num piscar de olhos podem tombar.
Aos 6 meses de idade, o seu bebê já desenvolveu o suficiente o controle das mãos e ele já vai conseguir puxar um objeto na sua direção. Além disso, já conseguirá passar um objeto de uma mão para a outra. E se vir que ele pega um objeto com a mão direita ou esquerda, isso não quer dizer que ele seja destro ou canhoto. A esta idade isso ainda não dá para ver, isso só fica realmente definido entre os 2-4 anos de idade.
Sua forma de se comunicar continua sendo bastante limitada aos 6 meses de idade, mas ele tenta chamar a atenção dos adultos do seu jeito. E quando o faz, temos que responder porque desta forma estamos ensinando ele a se comunicar com os outros. Nesta fase, o seu bebê já vai começar a usar outras estratégias para chamar a sua atenção para além do choro, como movimentos e barulhos. A socialização com outras pessoas nesta altura ainda é boa, basta alguém chegar fazendo uma careta engraçada que já o vai conseguir conquistar.
Durante este período de tempo o bebê expressará seus sentimentos, mas podemos observar a existência de muitas mudanças de humor. Ou seja, pode chorar por qualquer coisa e de repente, quando se distrai, deixa de o fazer.
É muito importante que aos 6 meses de idade você estimule os sentidos do seu bebê. Certifique-se que ele tem à sua disposição objetos de diferentes texturas, em que ele possa tocar e sentir, isso é algo que ele vai gostar bastante de fazer. Ter brinquedos que façam sons diferentes e dar a ele um mordedor gelado também são boas opções para estimular os seus sentidos.
Temos que deixar que ele brinque, assim suas habilidades motoras ficarão fortalecidas. Devemos lembrar que um momento ideal para brincar é na hora da refeição, pois a criança pode praticar a mobilidade dos dedos se deixarmos ela manipular e despedaçar sua comida.
Contar uma história para o seu filho é sempre um momento de aconchego e de criação de vínculos entre pais e filhos e, por isso você deve fazê-lo sempre. Mas, mas ainda a partir dos 6 meses pois ele já vai desfrutar mais de estar acomodado no seu colo e vai apreciar mais as imagens do livro.
É também por volta dos 6 meses que o nascimento dos primeiros dentes ocorre, sendo que os centrais de baixo e depois de cima são os primeiros a nascer. Dores nas gengivas, sensibilidade, perda de apetite, dificuldades em dormir e vontade de morder tudo são alguns dos sinais do nascimento dos dentes. Para aliviar os incômodos causados pelo nascimento dos primeiros dentes, consulte o nosso artigo com dicas úteis.
Aos seis meses, você já poderá começar a introduzir novos alimentos à sua alimentação. Os purês de legumes são o que por norma se começa a dar ao bebê. No entanto, antes de introduzir novos alimentos deverá consultar o médico ou pediatra para se aconselhar convenientemente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que o bebê faz com 6 meses, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.