Desenvolvimento do bebê por mês

O que o bebê faz com 6 meses

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 julho 2019
O que o bebê faz com 6 meses
Imagem: 5mimitos.com

No segundo trimestre de vida do nosso bebê também observamos muitas mudanças. Trata-se de um período onde a criança já é capaz de levantar a cabeça, chutar as pernas, rodar sobre si, se arrastar pelo chão, é capaz de dormir mais horas, seus ritmos de sono são mais regulares, entre outras coisas. Além disso é um período onde o bebê se prepara para engatinhar. Em umComo.com.br explicamos algumas características básicas deste período para que descubra o que o bebê faz com 6 meses.

Também lhe pode interessar: O que o bebê faz aos 5 meses
Passos a seguir:
1

No final do sexto mês, algumas crianças conseguem ficar sentadas se colocarmos um pequeno apoio nas costas. Mas se o colocar e vir que seu filho balança, é melhor não deixar ele sentado, pois isso indica que ele não está preparado para se manter nesta posição. E sempre que o deixar sentado fique sempre de olho nele, pois os bebês são rápidos e num piscar de olhos podem tombar.

2

Aos 6 meses de idade, o seu bebê já desenvolveu o suficiente o controle das mãos e ele já vai conseguir puxar um objeto na sua direção. Além disso, já conseguirá passar um objeto de uma mão para a outra. E se vir que ele pega um objeto com a mão direita ou esquerda, isso não quer dizer que ele seja destro ou canhoto. A esta idade isso ainda não dá para ver, isso só fica realmente definido entre os 2-4 anos de idade.

3

Sua forma de se comunicar continua sendo bastante limitada aos 6 meses de idade, mas ele tenta chamar a atenção dos adultos do seu jeito. E quando o faz, temos que responder porque desta forma estamos ensinando ele a se comunicar com os outros. Nesta fase, o seu bebê já vai começar a usar outras estratégias para chamar a sua atenção para além do choro, como movimentos e barulhos. A socialização com outras pessoas nesta altura ainda é boa, basta alguém chegar fazendo uma careta engraçada que já o vai conseguir conquistar.

4

Durante este período de tempo o bebê expressará seus sentimentos, mas podemos observar a existência de muitas mudanças de humor. Ou seja, pode chorar por qualquer coisa e de repente, quando se distrai, deixa de o fazer.

5

É muito importante que aos 6 meses de idade você estimule os sentidos do seu bebê. Certifique-se que ele tem à sua disposição objetos de diferentes texturas, em que ele possa tocar e sentir, isso é algo que ele vai gostar bastante de fazer. Ter brinquedos que façam sons diferentes e dar a ele um mordedor gelado também são boas opções para estimular os seus sentidos.

6

Temos que deixar que ele brinque, assim suas habilidades motoras ficarão fortalecidas. Devemos lembrar que um momento ideal para brincar é na hora da refeição, pois a criança pode praticar a mobilidade dos dedos se deixarmos ela manipular e despedaçar sua comida.

7

Contar uma história para o seu filho é sempre um momento de aconchego e de criação de vínculos entre pais e filhos e, por isso você deve fazê-lo sempre. Mas, mas ainda a partir dos 6 meses pois ele já vai desfrutar mais de estar acomodado no seu colo e vai apreciar mais as imagens do livro.

8

É também por volta dos 6 meses que o nascimento dos primeiros dentes ocorre, sendo que os centrais de baixo e depois de cima são os primeiros a nascer. Dores nas gengivas, sensibilidade, perda de apetite, dificuldades em dormir e vontade de morder tudo são alguns dos sinais do nascimento dos dentes. Para aliviar os incômodos causados pelo nascimento dos primeiros dentes, consulte o nosso artigo com dicas úteis.

9

Aos seis meses, você já poderá começar a introduzir novos alimentos à sua alimentação. Os purês de legumes são o que por norma se começa a dar ao bebê. No entanto, antes de introduzir novos alimentos deverá consultar o médico ou pediatra para se aconselhar convenientemente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que o bebê faz com 6 meses, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: 5mimitos.com
O que o bebê faz com 6 meses