Partilhar

O que fazer quando o bebê cai da cama

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que fazer quando o bebê cai da cama
Imagem: sleepingbaby.net

Uma das situações que todos os pais temem é que o bebê caia da cama, do berço, do sofá ou do trocador. Mas o que fazer quando o bebê cai da cama? Em umComo vamos explicar como deve agir nesta situação. Pode acontecer facilmente o bebê cair de algum desses sítios, basta uma distração de apenas um segundo. Isto pode acontecer principalmente a partir dos 4 meses, que é quando normalmente os bebês começam a virar e podem começar a rolar e cair da cama. Este é sem dúvida um momento assustador para qualquer mamãe, mas lembre-se que este acidente é mais comum do que pensa e é essencial manter a calma.

Também lhe pode interessar: O que fazer quando bebê não para de chorar
Passos a seguir:
1

Se o seu bebê cair da cama, do trocador, do sofá ou do berço é muito importante você se manter calma e lembrar-se que por vezes eles choram mais pelo susto do que propriamente pela dor. A primeira coisa que você deve fazer é acalmar e examinar com atenção o seu bebê para verificar se houve alguma lesão, principalmente se ele tiver batido com a cabeça ou as costas no chão. Mas fique sabendo que, como os ossos dos bebês são mais flexíveis, eles não quebram com a mesma facilidade que em crianças maiores.

O que fazer quando o bebê cai da cama - Passo 1
Imagem: daawn.com
2

Se, após alguns minutos da queda, o seu bebê continuar agindo normalmente e lhe parecer que está bem pode ser que a queda não tenha tido consequências maiores. No entanto, é importante ficar de olho no seu bebê nas próximas 24 horas e verificar se tudo está normal.

3

Mas se achar que a queda foi grande e que seu bebê pode se ter machucado, então o melhor é levá-lo ao pronto-socorro por precaução. De seguida vamos indicar-lhe alguns sinais que devem ser observados nestas situações e que caso o seu bebê os apresente, deve levá-lo ao pronto-socorro:

  • O bebê está sangrando e não pará, mesmo após você pressionar a zona do ferimento.
  • O bebê não reage aos seus estímulos.
  • Após algumas horas da queda o bebê não acorda.
  • O bebê apresenta um corte profundo. Nestas situações, mesmo que tenha dúvida, leve o seu bebê o mais rápido possível ao hospital, pois os pontos no dia seguinte podem já não funcionar.
  • O bebê não pára de chorar e gritar, após meia hora da queda.
  • O bebê se queixa quando apoia ou movimenta o braço, a perna ou qualquer outra parte do corpo ou apresenta a perna ou braço desalinhado.
O que fazer quando o bebê cai da cama - Passo 3
Imagem: babysignlanguage.com
4

Fique sabendo também quais os sinais que devem ser observados em caso de concussão:

  • Vômitos persistentes;
  • Sonolência maior que o normal, a criança não reage aos estímulos;
  • Uma pupila maior que a outra;
  • Verifique se há problemas na fala ou visão (no caso de crianças maiores);
  • Se o seu bebê já gatinhar ou andar, verifique se existem mudanças no modo como o faz ou se está mais fraco ao fazê-lo.
5

Se com a queda o seu bebê fraturou o crânio, saiba os sinais que deve verificar:

  • Presença de sangue na parte branca dos olhos;
  • Presença de uma zona amolecida no osso, nos lados da cabeça atrás ou acima da orelha;
  • Saída de um fluído cor-de-rosa ou sangue pelas orelhas ou nariz.
6

Caso o seu bebê apresente algum dos sinais acima mencionados, leve-o de imediato ao pronto-socorro para ser examinado. Se o seu bebê não apresentar nenhum destes sinais é normal que após a queda e toda a choradeira o seu bebê fique cansado e queira dormir. O que deve fazer é deixá-lo dormir e acordá-lo uma ou duas horas depois para ver se tudo está bem, se reage aos seus estímulos e se se movimenta normalmente. Se se sentir mais tranquila pode dormir com ele.

O que fazer quando o bebê cai da cama - Passo 6
Imagem: bebeatual.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o bebê cai da cama, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Caso não consiga acordar o seu bebê, deve levá-lo de imediato ao pronto-socorro.
  • Sempre que colocar o seu bebê na cama para dormir, coloque à sua volta travesseiros para não rolar e cair da cama. Ainda assim, deve vigiá-lo sempre que possível.
  • Esta é uma situação comum, não se sinta culpada e aja o mais rápido possível para a saúde do seu bebê.

Escrever comentário sobre O que fazer quando o bebê cai da cama

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Gisele
Minha bebê de 07 meses caiu da cama...bateu costas e cabeça no chão...mas aparentemente não tem sinal de machucado.ela esta agindo normalmente deo leva la no médico assim mesmo???
A sua avaliação:
simone
meu bb cai da cama o que fazer ele ficou tossindo muito é gripou tem alguma coisa avÊ

O que fazer quando o bebê cai da cama
Imagem: sleepingbaby.net
Imagem: daawn.com
Imagem: babysignlanguage.com
Imagem: bebeatual.com
1 de 4
O que fazer quando o bebê cai da cama

Voltar ao topo da página