Partilhar

Como saber se meu filho é destro ou canhoto

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 7 maio 2020
Como saber se meu filho é destro ou canhoto
Imagem: lacosmaternos.com.br

Está procurando saber se seu filho é destro ou canhoto? Neste artigo de umComo vamos explicar para você alguns sinais que você pode perceber. O fato do seu filho usar melhor um lado do que o outro pode ficar evidente logo nos primeiros anos de vida. E, mesmo que seu filho tenha preferência pela mão esquerda, isto é algo que você não pode nem deve corrigir. Mas, também existem crianças que podem ser ambidestras, ou seja, usam as duas mãos de forma igual até a uma certa idade em que depois optam por um lado. Continue lendo e saiba como você pode descobrir isso!

Também lhe pode interessar: Como colocar limites nos filhos
Passos a seguir:
1

Ser canhoto não é nenhuma doença, significa apenas que a pessoa tem uma maior preferência pela mão esquerda para escrever, brincar, desenhar ou qualquer outra ação. Pessoas canhotas também costumam ter uma preferência pelo pé esquerdo para chutar a bola, pular corda ou para dar o primeiro passo para caminhar. Isto significa que, os canhotos têm um maior domínio do lado direito do cérebro e, isso não é algo que possa ou deva ser corrigido, é algo normal.

Como saber se meu filho é destro ou canhoto - Passo 1
Imagem: dreamstime.com
2

Estudos apontam que apenas entre 12 e 15% da população infantil é canhota e, basta pensar um pouco, com certeza que você conhece mais destros que canhotos. Entre os 2 e os 4 anos de idade é que você conseguirá saber se seu filho é destro ou canhoto, pois é nesta altura que ele vai utilizar as mãos com mais frequência.

3

Também existem crianças que são ambidestras, ou seja, utilizam ambas as mãos da mesma forma. A dada altura, geralmente no início da alfabetização, as crianças ambidestras vão optar pela mão direita ou esquerda, pois vão ser estimuladas a isso para escrever.

4

Para perceber se seu filho é destro ou canhoto, você deve observar que mão ou pé utiliza quando realiza as seguintes ações:

  • Pega em um brinquedo, se com a mão direita ou esquerda.
  • Chuta uma bola, se chuta com o pé direito ou esquerdo.
  • Pinta, desenha ou escreve.
  • Abre e fecha uma porta.
  • Bate palmas, se ele deixar a mão direita como base e usar a mão esquerda para bater na direita, isso pode quer dizer que seu filho é destro.
  • Bebe um copo de água, se pega no copo com a mão direita ou esquerda.
  • Escova os dentes.
  • Também pode fazer uma brincadeira com seu filho, colocando um pedaço de barbante no chão e movendo-o como se fosse uma cobra. Depois peça para seu filho pisar o barbante, se ele usar o pé esquerdo é provável que seja canhoto.
Como saber se meu filho é destro ou canhoto - Passo 4
Imagem: supernanny.com.br
5

Se o seu filho usar o lado direito para realizar estas ações, significa que seu filho é destro. Caso contrário, é canhoto. Caso o seu filho seja canhoto, é importante não o incentivar a se comportar como destro, e vice-versa, pois isso pode originar problemas como dislexia, dificuldade de linguagem, para além de deixar o seu filho confuso quanto à mão que deve utilizar.

6

Estudos indicam que esta opção pela mão esquerda ou direita pode ser genética. Por exemplo, se pai e mãe forem canhotos, existe 50% de probabilidade de o filho também ser. Independentemente disso, é importante se aperceber destes sinais o quanto antes, pois lembre-se que a criança crescerá num mundo feito para destros e é importante explicar-lhe que não se trata de nenhum problema de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho é destro ou canhoto, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como saber se meu filho é destro ou canhoto

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu filho é destro ou canhoto
Imagem: lacosmaternos.com.br
Imagem: dreamstime.com
Imagem: supernanny.com.br
1 de 3
Como saber se meu filho é destro ou canhoto

Voltar ao topo da página