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O que comer antes de ir para a escola

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que comer antes de ir para a escola

Poderíamos considerar o café da manhã como a refeição mais importante do dia, já que deve nos fornecer a força necessária para enfrentar no dia. Ganha uma importância especial no caso das crianças, umas máquinas de consumir energia. É por isto que a primeira refeição do dia deveria cobrir, ao menos, 25% das necessidades nutritivas das crianças em idade escolar e, além disso, um café da manhã completo deve incluir certos alimentos. Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre o que dar a seus(suas) filhos(as), em umComo te explicamos o que comer antes de ir para a escola.

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Alimentos indispensáveis

Seja qual for a idade da pessoa, um café da manhã correto deve incluir: cereais, que contribuem com carboidratos; laticínios como fonte de proteínas e cálcio; e fruta fresca ou suco que darão uma contribuição vitamínica e mineral.

Por exemplo, alguns alimentos que você pode dar para suas crianças antes de irem ao colégio são:

  • Cereais: pão, torradas, flocos de cereais, bolachas, brioches, bolos.
  • Laticínio: leite com ou sem açúcar ou achocolatado, iogurte, queijo de qualquer tipo, evitando os muito gordurosos...
  • Um pouco de fruta (qualquer variedade) ou suco, se possível natural.
  • Como complementos, podemos dar-lhes geleias, mel; uma gordura para acompanhar o pão (azeite de oliva, manteiga, margarina...); e, às vezes, presunto ou um tipo de fiambre.

Meio da manhã

Durante a manhã, pode ser completado o café da manhã com algum alimento como uma fruta, um iogurte ou um pequeno lanche. O que não devemos fazer é permitir que não comam antes de sair de casa e que, ao chegar a hora do recreio as crianças estejam famintas e se empanturrem. Também não será conveniente que consumam alimentos como bolos, guloseimas, etc.

Vantagens

O fato de que as crianças comam de forma correta antes de ir ao colégio representa uma série de benefícios que lhes ajudarão tanto a curto como a longo prazo:

  • Recuperar a energia perdida pelas crianças após dormir 10 ou 12 horas, sem ter ingerido nenhum alimento.
  • Evitar o cansaço no meio da manhã, garantir uma boa forma e melhorar a atenção e a eficácia em sala de aula.
  • Controlar o peso, graças a uma alimentação equilibrada e regular.

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Conselhos
  • Acostume seus(suas) filhos(as) a tomarem café da manhã corretamente antes de ir à escola para que adquiram esse hábito.

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