Alimentação infantil

O que fazer se meu bebê não quiser comer com colher

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019
O que fazer se meu bebê não quiser comer com colher
Imagem: cbsnews.com

Se dia após dia lhe persegue a pergunta o que fazer se meu bebê não quer comer com colher, não desespere, em umComo.com.br vamos contribuir com diversas soluções para que seu filho se alimente corretamente e comece a assimilar os produtos cotidianos como a colher. Se você está começando a introduzir na dieta de seu bebê os alimentos sólidos, mas não consegue que aceite comer com colher, continue lendo e descubra o que fazer se seu bebê não quiser comer com colher.

Também lhe pode interessar: Como alimentar o meu bebê com colher

Índice

  1. Processo gradual
  2. Brincar com o bebê
  3. Processo de assimilação
  4. Negociação

Processo gradual

Às vezes é mais simples do que parece e basta se pôr na situação do bebê. Ele passou rapidamente de alimentos líquidos, como o leite materno, a alimentos sólidos ou com diferentes texturas, como os purês; portanto, o processo deve ser gradual e deve ser considerado como um prolongamento da fase anterior. Isto é, deve ser adotada uma medida como dar de comer pouco a pouco com a colher e alimentos que ingiram bem ou possam sugá-los. Nunca passar para o talher de forma repentina e com alimentos que custe a engolir.

Brincar com o bebê

Também pode brincar com o bebê e fazer o típico aviãozinho para dar de comer, ou procurar outros referentes que possam ter mais graça ou que já conheça. Por exemplo, existem colheres infantis com uma base de mamadeira, pode tentar com este tipo de artigos mais chamativos e atraentes para eles. O importante é que sorria para que abra a boca e que esteja de bom humor para facilitar a recepção.

Processo de assimilação

Se há alguns alimentos que come com colher e outros que recusa, não se preocupe nem se irrite com o bebê. Deve dar-lhe tempo para que vá assimilando pouco a pouco, já que aceitará gradualmente.

Negociação

Segundo o caso, a idade e os precedentes, se não quer comer e se irrita muito, pode fazer de negociador. Por exemplo, se sempre comeu bem mas leva alguns dias que, sem motivo aparente, não quer fazê-lo, talvez devamos propor dar um pequeno prêmio se comer com colher ou "castigar" se recusar. A chave está em atuar de um modo que o bebê o entenda para que conheça os benefícios de fazer uma determinada tarefa, como comer com colher, e as consequências de não fazê-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu bebê não quiser comer com colher, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • Não há nenhuma pressa para que a criança comece a comer com colher.
  • Tenha paciência, tanto com você como para o bebê.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cbsnews.com
O que fazer se meu bebê não quiser comer com colher