Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida

Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida

Quando nasce uma criança, os adultos se sentem invadidos por intensas emoções, entre as quais se misturam a alegria, a ternura e a admiração perante o sempre renovado mistério de dar vida a um novo ser. Se observarmos esse terno bebê, veremos que apresenta uma forma semelhante à nossa, mas se olharmos mais atentamente, veremos que as proporções entre as diferentes partes do corpo são diferentes. A cabeça grande, as extremidades pequenas, etc. Por isso, neste artigo vamos explicar qual deve ser a psicomotricidade em um bebê durante os primeiros meses de vida.

Psicomotricidade do bebê aos 3 - 4 meses

Entre os 3 e os 4 meses o bebê levanta a cabeça e os ombros, mas tem as pernas imóveis. Depois, deixa cair a cabeça e move ritmicamente as pernas. Além disso, aos 3 meses, o bebê mantém a cabeça erguida de forma estável.

Psicomotricidade do bebê aos 4 - 6 meses

Aos 4 ou 6 meses o bebê fica em pé apoiando-se nos seus braços estendidos e deitado de costas, adquire domínio definitivo da cabeça. Entre os 4 e 6 meses estica os braços, tendo o tronco e o tórax plano. Às vezes roda de lado. O bebê aos 5 meses pode se manter sentado, mas com apoio de alguém.

Psicomotricidade do bebê aos 6 - 7 meses

Entre os 6 e os 7 meses o bebê começa a levantar o abdômen; depois fica em pé, apoiando-se nas palmas das mãos e dos joelhos. E já começa a deslocar-se: levanta os joelhos, atira-se para a frente e cai de bruços para depois começar de novo. Por volta dos 8 meses pode manter-se em equilíbrio sobre as mãos (cai frequentemente).

Psicomotricidade do bebê aos 8 meses

Aos 8 meses o bebê, mais ou menos, já se senta sozinho, com as costas retas e as pernas em ângulo reto.

A alimentação afeta à psicomotricidade

Um dos aspectos mais importantes para que o bebê tenha uma correta psicomotricidade é a alimentação do bebê, para isso devemos cuidar disso juntamente com o nosso pediatra. Temos sempre a opção de lhe dar complementos nutricionais que o ajudem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Psicomotricidade do bebê durante os primeiros meses de vida, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.