Partilhar

Como aliviar o soluço do bebê

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar o soluço do bebê

O aparecimento do soluço é uma condição muito comum nos bebês, sobretudo durante os primeiros seis meses de vida, e uma das maiores preocupações dos papais quando se converte em algo frequente e recorrente. No entanto, não devemos nos alarmar por isso, já que na maioria das vezes não é indicador de nenhum problema de saúde e, tomando algumas precauções, é possível conseguir que o bebê não tenha tão continuamente. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como aliviar o soluço do seu bebê.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a cólica de um bebê
Passos a seguir:
1

É importante saber que o soluço nos bebês é uma condição frequente e natural, especialmente nos primeiros meses de vida, por isso se seu bebê o apresenta de forma regular, não se deve alarmar por isso. Suas manifestações devem-se a que seu sistema nervoso e digestivo ainda não têm um controle absoluto e sua imaturidade acaba provocando contrações do diafragma e espasmos repetitivos, que é o que conhecemos como soluço. Normalmente, este aparece quando o bebê ingere de forma excessiva o leite, engole ar, retém gases ou sofre mudanças de temperatura.

2

O soluço nos bebês não costuma ter uma longa duração, pode se apresentar entre 10 e 30 minutos aproximadamente, e não gera dor nem incômodo. Por isso, é fundamental que não tente tirá-lo de todas as maneiras, nem muito menos fazendo uso de medicamentos. O soluço, da mesma forma que vem, vai. Caso veja que seu bebê se sente muito inquieto e desconfortável ou começa a chorar, pode tratar de o acalmar fazendo suaves massagens na zona abdominal ou nas costas.

Como aliviar o soluço do bebê - Passo 2
3

Como dissemos, o soluço é um fenômeno natural e ainda que não existam fórmulas ou tratamentos específicos para tirar o soluço do seu bebê, há algumas medidas que podemos adotar para evitar que apareça. Uma das mais importantes é tentar que o bebê não acumule gases, algo que se produz enquanto está sendo amamentado ou tomando mamadeira, e engole ar. Para o evitar, aconselhamos a você que comprove que o bebê está bem agarrado ao peito ou que o bico da mamadeira tem o tamanho adequado para a sua boca.

Como aliviar o soluço do bebê - Passo 3
4

Quando o bebê mama muito depressa ou com ansiedade, é muito provável que depois comece a soluçar. Por isso, é sempre fundamental respeitar o horário de suas refeições, não atrasar as tomadas e ir fazendo pausas enquanto alimenta-o para favorecer a expulsão de gases e conseguir que coma mais devagar. Caso note que seu bebê está mamando ou comendo muito rápido, pare e deixe descansar um pouco; passados alguns minutos, reposicione-o de novo ou continue dando a mamadeira.

Como aliviar o soluço do bebê - Passo 4
5

Outro aspecto importante para que o bebê não sinta incômodo e descanse calmamente, é não o deitar logo depois de comer. Lembre-se que deve destinar pelo menos uns 15 minutos para ajudar a expulsar os gases com um arroto e que a posição adequada para fazer isso é na vertical. Se tem dúvidas a respeito de como facilitar a eliminação de ar, recomendamos a você seguir os conselhos do artigo Como ajudar meu bebê a arrotar.

Como aliviar o soluço do bebê - Passo 5
6

As mudanças repentinas e bruscas de temperatura são outras das causas principais que favorecem o soluço nos bebês. Assim, trate sempre de trocar o bebê em lugares que não tenham correntes de ar, mantê-lo bem abrigado e secá-lo muito bem após o banho.

7

Apesar do soluço aparecer com frequência e ter uma duração estimada de 30 minutos, não deve se alarmar. Agora, caso ocorra de maneira prolongada e veja que seu bebê está incomodado, não pode se alimentar ou dormir bem, ou tem febre, será fundamental consultar seu pediatra o quanto antes para comprovar se se trata de um sintoma de uma doença ou problema de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar o soluço do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como aliviar o soluço do bebê

O que lhe pareceu o artigo?

Como aliviar o soluço do bebê
1 de 5
Como aliviar o soluço do bebê

Voltar ao topo da página