Partilhar

Remédios caseiros para o bebê com gases

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para o bebê com gases

Já alguma vez ouviu falar das cólicas do lactente? Sabia que os gases causam convulsões e cólicas? As cólicas são as contrações dolorosas do abdômen que os bebês sofrem durante mais ou menos 12 semanas após o seu nascimento. O seu principal motivo, junto à dificuldade para evacuar as fezes, é expulsar os gases. Que o bebê tenha gases é normal; 70-80% dos bebês têm gases e inchaço. Não obstante, os gases, inchaço do abdômen e/ou cólica podem ser muito dolorosos para a criança, por isso podemos recorrer a remédios caseiros para acalmar o bebê. Em umComo.com.br vamos contar para você alguns remédios caseiros para o bebê com gases.

Também lhe pode interessar: Como evitar os gases nos bebês

Aplicação de calor

Uma forma de aliviar os gases do bebê e o inchaço é por meio da aplicação de calor, uma vez que estimula o metabolismo. É muito importante controlar a temperatura, pois os bebês têm a pele muito sensível e aplicar muito calor poderia queimar a pele. De seguida, vamos mostrar para você dois remédios caseiros que pode fazer por meio da aplicação de calor.

Podemos proporcionar calor seco ao bebê com uma bolsa de água quente. Devemos encher a bolsa com água quente (uns 40º) e colocá-la em uma capa de tecido (muito importante: nunca coloque a bolsa de borracha diretamente, pois poderia queimar o bebê). Depois, devemos colocar em cima da barriga da criança. O calor aliviará os gases e as cãibras estomacais geradas por eles.

Também podemos aliviar os gases do bebê com os banhos de assento. Os banhos de assento são recomendáveis a partir da quarta semana de vida do pequeno e podem durar inclusive 20 minutos; não é preciso um banho completo para que seja benéfico. Se queremos aliviar o bebê com um banho de assento, é recomendável seguir estas recomendações:

  • Preparar com 2 litros de água um chá de camomila.
  • Deixar ferver 10 minutos a fogo lento.
  • Adicionar a mistura ao banho preparado para o bebê.
  • Certificar-se de que a água não esteja a mais de 37 graus (caso contrário, poderia queimar).
  • Tentar que a água cubra boa parte do seu corpo para que não fique com frio enquanto toma banho.
Remédios caseiros para o bebê com gases - Aplicação de calor
Imagem: babymoon.es

Massagem abdominal

Uma forma diferente de aliviar os gases do bebê é fazendo uma massagem abdominal suave na barriguinha, com movimentos circulares. A massagem relaxará e dará um bem-estar geral ao bebê. Estudos confirmam que as massagens ajudam tanto neurológica como fisiologicamente os bebês, por isso se quiser fazer uma boa massagem contra os gases, você deve:

  • Fazer a massagem com uma só mão.
  • Efetuar um movimento lento, grande e circular ao redor do umbigo.
  • Não pressionar muito, fazer suavemente.
  • É importante girar para a direita. Deste modo, seguimos a circulação do estômago para os intestinos.
  • A duração da massagem deve oscilar entre 10-20 minutos.
  • Você pode acompanhar com algum óleo natural para dar mais suavidade à massagem.

Neste artigo encontrará outros métodos para aliviar os gases de um bebê.

Remédios caseiros para o bebê com gases - Massagem abdominal

Chá de ervas medicinais

Outro remédio caseiro para os gases do bebê são os chás de algumas ervas medicinais. Devemos ser conscientes de que o fato do bebê ter gases causa também outros incômodos, que também devem ser tratados.

A camomila é ideal para os gases, o funcho tem efeitos anti-inflamatórios, o anis é digestivo e o cominho é antiespasmódico. Preparar um chá com estas ervas aliviará muito a criança, inclusive pode preparar um chá com a mistura de diferentes ervas. É muito importante comprovar a temperatura do chá antes de dar ao bebê e, principalmente, consultar com o pediatra.

Neste artigo de umComo contamos para você quantas vezes um bebê deve arrotar.

Remédios caseiros para o bebê com gases - Chá de ervas medicinais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o bebê com gases, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para o bebê com gases

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para o bebê com gases
Imagem: babymoon.es
1 de 4
Remédios caseiros para o bebê com gases

Voltar ao topo da página