Remédios caseiros para o bebê com gases

Remédios caseiros para o bebê com gases

Já alguma vez ouviu falar das cólicas do lactente? Sabia que os gases causam convulsões e cólicas? As cólicas são as contrações dolorosas do abdômen que os bebês sofrem durante mais ou menos 12 semanas após o seu nascimento. O seu principal motivo, junto à dificuldade para evacuar as fezes, é expulsar os gases. Que o bebê tenha gases é normal; 70-80% dos bebês têm gases e inchaço. Não obstante, os gases, inchaço do abdômen e/ou cólica podem ser muito dolorosos para a criança, por isso podemos recorrer a remédios caseiros para acalmar o bebê. Em umComo.com.br vamos contar para você alguns remédios caseiros para o bebê com gases.

Aplicação de calor

Uma forma de aliviar os gases do bebê e o inchaço é por meio da aplicação de calor, uma vez que estimula o metabolismo. É muito importante controlar a temperatura, pois os bebês têm a pele muito sensível e aplicar muito calor poderia queimar a pele. De seguida, vamos mostrar para você dois remédios caseiros que pode fazer por meio da aplicação de calor.

Podemos proporcionar calor seco ao bebê com uma bolsa de água quente. Devemos encher a bolsa com água quente (uns 40º) e colocá-la em uma capa de tecido (muito importante: nunca coloque a bolsa de borracha diretamente, pois poderia queimar o bebê). Depois, devemos colocar em cima da barriga da criança. O calor aliviará os gases e as cãibras estomacais geradas por eles.

Também podemos aliviar os gases do bebê com os banhos de assento. Os banhos de assento são recomendáveis a partir da quarta semana de vida do pequeno e podem durar inclusive 20 minutos; não é preciso um banho completo para que seja benéfico. Se queremos aliviar o bebê com um banho de assento, é recomendável seguir estas recomendações:

  • Preparar com 2 litros de água um chá de camomila.
  • Deixar ferver 10 minutos a fogo lento.
  • Adicionar a mistura ao banho preparado para o bebê.
  • Certificar-se de que a água não esteja a mais de 37 graus (caso contrário, poderia queimar).
  • Tentar que a água cubra boa parte do seu corpo para que não fique com frio enquanto toma banho.
Imagem: babymoon.es

Massagem abdominal

Uma forma diferente de aliviar os gases do bebê é fazendo uma massagem abdominal suave na barriguinha, com movimentos circulares. A massagem relaxará e dará um bem-estar geral ao bebê. Estudos confirmam que as massagens ajudam tanto neurológica como fisiologicamente os bebês, por isso se quiser fazer uma boa massagem contra os gases, você deve:

  • Fazer a massagem com uma só mão.
  • Efetuar um movimento lento, grande e circular ao redor do umbigo.
  • Não pressionar muito, fazer suavemente.
  • É importante girar para a direita. Deste modo, seguimos a circulação do estômago para os intestinos.
  • A duração da massagem deve oscilar entre 10-20 minutos.
  • Você pode acompanhar com algum óleo natural para dar mais suavidade à massagem.

Neste artigo encontrará outros métodos para aliviar os gases de um bebê.

Chá de ervas medicinais

Outro remédio caseiro para os gases do bebê são os chás de algumas ervas medicinais. Devemos ser conscientes de que o fato do bebê ter gases causa também outros incômodos, que também devem ser tratados.

A camomila é ideal para os gases, o funcho tem efeitos anti-inflamatórios, o anis é digestivo e o cominho é antiespasmódico. Preparar um chá com estas ervas aliviará muito a criança, inclusive pode preparar um chá com a mistura de diferentes ervas. É muito importante comprovar a temperatura do chá antes de dar ao bebê e, principalmente, consultar com o pediatra.

Neste artigo de umComo contamos para você quantas vezes um bebê deve arrotar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o bebê com gases, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.