A prisão de ventre do bebê

Como soltar o intestino do bebê

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como soltar o intestino do bebê
Imagem: osaf.com.br

Mamães de primeira viagem têm sempre muitas dúvidas e uma das mais frequentes é como soltar o intestino do bebê. Um dos problemas mais frequentes entre bebês é o intestino preso, isso acontece porque o intestino dos pequenos está em processo de transformação e adaptação e por isso é mais frágil. Por isso, você deve ficar atenta ao número e aspeto das evacuações do seu bebê, para que possa amenizar essa condição o mais rápido possível. Continue lendo este artigo de umComo e confira as nossas dicas!

Passos a seguir:
1

Você sabe que seu bebê está com o intestino preso se fizer muita força ou chorar para evacuar, chorar com cólicas ou tiver o abdômen distendido ou duro. Além disso, você deve estar atenta ao número de evacuações e aspeto das fezes. Um recém-nascido evacua, em média, oito vezes ao dia. Mas com o tempo esse valor diminui para duas ou três vezes ao dia. Saiba que, bebês que tomam fórmulas lácteas tendem a evacuar apenas uma vez por dia, essa situação é normal. Quanto ao aspeto das fezes, elas não devem ser duras, secas ou sair às bolinhas, caso contrário significa que muito provavelmente seu bebê está com o intestino preso.

Como soltar o intestino do bebê - Passo 1
Imagem: papodebebe.rozenlandiababy.com.br
2

O intestino preso não é uma condição comum em bebês recém-nascidos que tomam o leite materno. Esta condição é frequente quando se começam a introduzir outros alimentos à alimentação do bebê. Para aliviar o desconforto do seu bebê, existem algumas coisas que você pode fazer. Mas, lembre-se que antes de tentar alguma coisa deve falar primeiro com o pediatra.

Como soltar o intestino do bebê - Passo 2
Imagem: revistacorpoemente.com.br
3

Uma das coisas que você pode fazer para aliviar o desconforto do seu bebê é uma massagem na barriga. Você deve colocar três dedos abaixo do umbigo e pressionar um pouco durante cerca de 3 minutos.

Como soltar o intestino do bebê - Passo 3
Imagem: maemuska.com.br
4

Algo que também pode ajudar a soltar o intestino do bebê é fazer exercícios com ele. Deite-o de barriga para cima e mova as suas pernas fazendo o movimento da bicicleta. Faça isso durante alguns minutos.

Como soltar o intestino do bebê - Passo 4
Imagem: ejornais.com.br
5

Uma receitinha caseira que você pode experimentar é colocar uma ameixa preta em copo com água e deixar toda a noite. No outro dia, dê a água da ameixa ao seu bebê ou bata a ameixa juntamente com a água até formar um suco e dê para ele. Se preferir, pode colocar a água da ameixa na papinha do seu bebê.

6

Se o seu bebê tiver mais de 6 meses e já comer papinha, adicione mais verduras à sua comida. As verduras que ajudam a soltar o intestino do bebê são a couve, brócolis, quiabo, vagens e escarola.

Como soltar o intestino do bebê - Passo 6
Imagem: wholesomebabyfood.momtastic.com
7

Dê ao seu bebê mais frutas, nomeadamente aquelas que soltam o intestino, como o mamão, a mexerica, a laranja com bagaço e a ameixa. Procure evitar, pelo contrário, as frutas que prendem como a banana e a maçã.

8

Mantenha sempre o seu bebê hidratado, aumentando a ingestão de líquido quando ele apresentar intestino preso. Vale dar peito, água ou suco de laranja.

Como soltar o intestino do bebê - Passo 8
Imagem: demaeparamae.pt
9

Se após todas estas mudanças o seu bebê continuar com o intestino preso, leve o seu bebê ao pediatra para avaliar as causas da prisão de ventre. Em alguns casos o pediatra pode receitar algum laxante natural ou um supositório de glicerina, mas pergunte primeiro ao seu pediatra antes de dar a seu bebê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como soltar o intestino do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: osaf.com.br
Imagem: papodebebe.rozenlandiababy.com.br
Imagem: revistacorpoemente.com.br
Imagem: maemuska.com.br
Imagem: ejornais.com.br
Imagem: wholesomebabyfood.momtastic.com
Imagem: demaeparamae.pt
1 de 7
Como soltar o intestino do bebê