Problemas de bebês

Como tirar crosta láctea do bebê

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 19 janeiro 2021
Como tirar crosta láctea do bebê
Imagem: netjoven.pe

Existem problemas que o bebê pode apresentar que os pais de primeira viagem descobrem que existem apenas quando os seus filhos são acometidos, é o caso da crosta láctea. Para entender melhor o quadro e como tratar, confira o que o umComo.com.br tem a dizer sobre como tirar crosta láctea do bebê.

Também lhe pode interessar: Como soltar o intestino do bebê

O que é crosta láctea

Até o bebê completar um ano de idade, ele pode apresentar um quadro chamado crosta láctea, um tipo de dermatite seborreica, considerado um distúrbio inflamatório que descama a pele.

O recém-nascido costuma não se incomodar com o problema, mas é importante saber como tirar crosta láctea do bebê, para evitar coceira e mal estar. Para identificar essa dermite seborreica basta observar a pele da criança, onde surgem pequenas escamas amareladas e oleosas.

A crosta láctea aparece, principalmente, no couro cabeludo e, menos frequente, nas sobrancelhas, rosto e orelhas. Mas as escamações podem surgir ainda de forma dispersa pela pele em diferentes partes do corpo.

Embora a causa não seja conhecida, especialistas acreditam que a origem esteja associada aos altos níveis de hormônios maternos com os quais o bebê entra em contato nas últimas semanas de gestação. Eles desencadeiam a produção excessiva de sebo.

A questão é que esse excesso estimula o desenvolvimento de células novas, porém, também promove a junção das células mortas, dando origem às crostas. Quando o óleo produzido pelas glândulas sebáceas seca se torna uma película gordurosa.

O problema está no fato da crosta formada obstruir os canais sebáceos, que produzem ainda mais óleo, a fim de desobstruir os canais.

Como tirar crosta láctea do bebê - O que é crosta láctea
Imagem: revistadeciframe.com

Como tratar crosta láctea

Além de como tirar crosta láctea do bebê é possível prevenir, mantendo a sua pele seca após o banho, já que o problema se agrava com a sua transpiração e o tempo quente.

Outro cuidado é não remover as escamas que surgirem com as unhas, pois aumenta o risco de infeção. Mesmo quando as crostas estão para se desprender é melhor não retirá-las com a mão.

O mais adequado, portanto, para tirar crosta láctea do bebê é aplicando um óleo emoliente, como o óleo de amêndoas doces, 30 minutos antes do banho. Assim, a crosta amolece e pode desprender sozinhas durante o banho.

Ao lavar o bebê, tenha cuidado especial com as zonas afetadas e as lave suavemente para remover o óleo. Outra dica para tratar a crosta é escovando o cabelo do bebê com uma escova macia e, depois, secar bem e com delicadeza a pele.

O creme emoliente vegetal pode ser aplicado mais uma vez, após o banho. Quando a crosta é resistente e não quer sair sozinha, outra forma de tirar crosta láctea do bebê é usar o produto à noite e removê-lo apenas no dia seguinte, pela manhã, no banho.

Na hora de lavar a criança, use água morna para ajudar na remoção da crosta, sendo que um xampu especial para bebês também pode colaborar no procedimento.

No entanto, quando o local afetado apresentar sinais de infecção, como vermelhidão, o mais adequado é buscar ajuda médica. Nesse caso, o especialista pode prescrever um tratamento medicamentoso, mas isso apenas deve ser receitado por ele.

Como tirar crosta láctea do bebê - Como tratar crosta láctea
Imagem: blog.domanikids.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar crosta láctea do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: netjoven.pe
Imagem: revistadeciframe.com
Imagem: blog.domanikids.com.br
1 de 3
Como tirar crosta láctea do bebê