Partilhar

O que é Anacronismo

Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é Anacronismo

Quem nunca tomou esse pito do professor de história: “Você está sendo anacrônico”, ou mesmo ouvir dizer que aquele filme que tanto gosta é anacrônico, ou mesmo um desenho, uma música, uma ideia. Se ficou entusiasmado para saber de que se trata não perca este artigo do umComo.com.br e descubra o que é o anacronismo.

Também lhe pode interessar: O que é ser transgênero?
Passos a seguir:
1

Para começar a entender o melhor é tentar imaginar a seguinte analogia: você é o que você era quando tinha, não sei, 5 anos? 10? 15? Não, né? A sua cabeça mudou, você descobriu coisas novas, aceitou novas ideias, aprendeu, mudou. Imagine tentando colocar a sua mente de hoje em uma versão 10 anos mais nova do que você. Ficaria estranho né?

Pois é exatamente isso que é o anacronismo, mas ao invés de aplicar isso só a uma pessoa (você) se aplica a uma sociedade ou a algum momento de uma sociedade.

Outro exemplo bacana são os Flintstones: eles são uma família contemporânea vivendo na idade da pedra. Tudo é anacrônico ali, desde os dinossauros em si até o trabalho, o carro, o boliche e etc. Claro que por ser um desenho para crianças ninguém se preocupa muito coma acuidade histórica, mas é sim anacrônico.

Por estes dois exemplos é notável que o anacronismo abarca tanto o deslocamento de ideias quanto o deslocamento de artefatos no tempo, mas é bom lembrar que ela funciona nos dois sentidos.

2

Imagina você assistir uma novela e o personagem passa roupas com ferro de carvão, ou usa toga, ou ainda escreve com máquina de escrever. Tudo isso é anacrônico nos dias de hoje, não se usa mais. Alguém pode estar pensando que alguém em algum lugar pode usar alguma dessas coisas, e nem vou dizer que seja verdade ou mentira, mas o importante é pensar se é comum, se é assim que acontece na maioria dos lugares.

Por que anacronismo pode ser uma questão de contexto.

O telégrafo é uma invenção do meio do século XIX, em torno de 1850. Chegou ao Brasil em 1874 e foi amplamente utilizada pelos correios e telégrafos durante boa parte do século XX.

Agora imagine uma novela que se passa nos anos 90, que conte, por exemplo, o tetracampeonato da seleção brasileira. Imagine que alguém envie as notícias via telégrafo. Vai parecer estranho né? Difícil de acreditar, não? No entanto ele existia, em alguns lugares ainda era usado.

Aí é que entra o contexto. Tomando ainda esse exemplo podemos pensar que o telégrafo era extramente popular em seu uso e foi se tornando cada vez mais raro, substituído gradativamente por tecnologias melhores, mais confiáveis, completas e mais baratas.

Pode-se resumir anacronismo como a deslocamento de ideias no tempo, de maneira pouco apropriada, como o telégrafo, ou completamente equivocada, como os Flintstones. É importante ter em mente isso quando se olha principalmente o passado, para que possamos entende-lo verdadeiramente, mas é importante também quando olhamos para o presente, para avaliar que ideias estão se tornando anacrônicas hoje, entendendo o nosso tempo.

Veja também os artigos em que lhe explicamos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Anacronismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre O que é Anacronismo

O que lhe pareceu o artigo?

O que é Anacronismo
O que é Anacronismo

Voltar ao topo da página