A cultura brasileira

O que é Maracatu

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é Maracatu

A cultura do Brasil é feita pela influência de costumes dos povos que hoje formam a nação brasileira. Cada região do país tem suas particularidades culturais que vão desde o sotaque, passando pela gastronomia e chegando na música e dança.

Não é diferente no nordeste do país. Cada estado tem as suas singularidades. É o caso do Maracatu, um naco especial que representa a cultura pernambucana e seu passado cheio de história. Mas o que é mesmo o Maracatu? Um ritmo? Uma dança ou um ritual?

Chega de dúvidas. Agora é hora do umCOMO te ajudar a entender o que é maracatu.

Também lhe pode interessar: O que é folclore

Índice

  1. Entenda o Maracatu
  2. Como surgiu o Maracatu
  3. Maracatu Moderno

Entenda o Maracatu

Atualmente o Maracatu é entendido como uma dança e um ritmo folclórico de origem afro-brasileira. Está enraizado na cultura negra de Pernambuco e é um dos símbolos culturais do estado.

O ritmo lembra uma batucada em compasso acelerado e toca ao som de instrumentos de percussão e tambores de origem africana sendo que zabumba, tarol e ganzás são os mais utilizados.

As batucadas são acompanhadas de uma dança que tem coreografias específicas que lembram o ritual do candomblé. Os movimentos têm uma certa aura mística. Enquanto Caboclos e Guias fazem acrobacias que lembram os passos do frevo os outros integrantes do grupo se movimentas de forma mais discreta ao som das batidas intensas e marcantes.

O Marcatu é dividido em duas categorias diferentes:

  • Maracatu Rural (Maracatu de baque solto): está mais ligado à história e tradição do ritmo, faz cortejos ao passado com muito orgulho. A comitiva geralmente é formada por pessoas simples, principalmente os lavradores e trabalhadores rurais.
  • Maracatu Nação (Maracatu de baque virado): tem os cortejos mais organizados e separados por alas de teatro, música e dança. Há quem considere este o maracatu "tradicional".
O que é Maracatu - Entenda o Maracatu

Como surgiu o Maracatu

A história indica que os primeiros sinais de Maracatu no Brasil têm registro em meados do século 18, no período escravocrata no estado de Pernambuco com presença forte em Recife, Olinda e Igarassu. Apesar de a cultura africana ser a mais forte influência desse folclore, o Maracatu também tem uma pequena mescla de elementos da cultura europeia e indígena.

Uma das explicações históricas mais difundidas sobre o Maracatu é sobre a sua origem nas cerimônias de coração de Rei e Rainha do Congo. Os escravos que vieram da África trouxeram esse tipo ritual como referência e os senhores de escravos permitiam a prática, que então virou tradição e se adaptou aos elementos culturais do Brasil na época.

Com a abolição da escravidão, já no final do século 18, o ritmo passou a ser incorporado nas festas de Carnaval de Pernambuco.

O que é Maracatu - Como surgiu o Maracatu

Maracatu Moderno

No século 20 houve um processo de decadência da cultura do Maracatu, mas nos anos 90 ele voltou com força e com todo o apoio e esforço do Movimento Negro Unificado, saindo então dos palcos de Recife passando pelas ruas do estado e atingindo um reconhecimento nacional e mundial.

Ao mesmo tempo surgiu o movimento Manguebeat, uma mescla do ritmo Maracatu com música eletrônica, rock, hip hop e funk e também um movimento de contracultura. A principal referência dessa cena musical foi Chico Science, ex-vocalista da banda Nação Zumbi, que é consagrada na música pernambucana até hoje. "Maracatu Atômico" foi um dos principais sucessos da banda do movimento Manguebeat e faz parte do ranking das 100 maiores músicas brasileiras de todos os tempos publicado pela revista Rolling Stone Brasil.

O que é Maracatu - Maracatu Moderno

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Maracatu, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que é Maracatu