Sociología

Geração boomer: o que é e características

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 14 fevereiro 2024
Geração boomer: o que é e características

Entre tantas gerações, muitos se perguntam quem são os boomers. Pois bem, esta é uma geração que se caracteriza por ser um pouco teimosa, mas também muito focada nas suas tarefas e caracterizada pela sua prosperidade. Hoje, as pessoas que pertencem à geração boomer têm entre 54 e 70 anos, tendo nascido entre 1946 e 1964.

No umCOMO contaremos mais sobre geração boomer: o que é e características. Descubra em que período nasceram e o que os diferencia da geração millennial.

Também lhe pode interessar: O que é geração Z

Índice

  1. Qual é a geração boomer
  2. Características da geração boomer
  3. Diferenças entre millennials e boomers

Qual é a geração boomer

A geração boomer também é conhecida como geração baby boom, porque, graças à sua prosperidade financeira, tiveram a oportunidade de ter famílias numerosas.

A geração boomer nasceu logo após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se que o regresso dos soldados da guerra, aliado à prosperidade econômica da década de 1940, foi um grande incentivo para o aumento da taxa de natalidade. Ou seja, os baby boomers nasceram entre 1946 e 1964.

Os pais desta geração foram os da geração silenciosa, ou seja, aqueles que nasceram entre 1928 e 1945. Nos Estados Unidos foi chamado de baby boom, e por isso os filhos da geração silenciosa são chamados de baby boomers.

Depois da guerra desastrosa, diz-se que os pais disciplinaram os filhos com muita rigidez e, por isso, aqueles pequenos boomers tornaram-se pessoas teimosas, mas também muito focadas na vida.

É por isso que, entre as suas características, se destaca a dedicação ao trabalho e à família, bem como a procura de uma vida próspera, cheia de bem-estar, saudosa de todas aquelas oportunidades que, talvez, a guerra tenha tirado deles.

Geração boomer: o que é e características - Qual é a geração boomer

Características da geração boomer

É notável que as características de uma geração também são condicionadas pelo contexto de cada país, portanto, embora seja a mesma geração, alguns podem agir de forma diferente. Em geral, são conhecidos pelas seguintes características comuns:

  • Eles cresceram com a televisão e as séries “A Família Addams”, “Bonanza”, “Feiticeira” e “Batman”.
  • Eles vivenciaram acontecimentos como o festival de Woodstock, o homem na Lua, a guerra do Vietnã, entre outros.
  • Eles não gostam de falar em aposentadoria, mesmo que já tenham passado da idade, porque querem continuar a trabalhar ou aderir ao voluntariado, às atividades de lazer ou às vagas a tempo parcial.
  • Eles preferem trabalhos presenciais a trabalhos remotos, pois para eles é importante estar visíveis, especialmente em seu ambiente de trabalho.
  • A autoridade vem da experiência, e é por isso que eles confiam mais nos idosos do que nos jovens para determinados empregos.
  • São autossuficientes, pois cresceram pensando que trabalhar duro era tudo para conseguir o que queriam.
  • Suas famílias são grandes.
  • Eles gostam de noticiários, game shows e documentários.
  • Eles têm capacidade de economia e bom poder de compra.
  • Eles consideram que ter carro e casa próprios é essencial.
  • São leitores por excelência.
  • Eles adoram contribuir nas tarefas domésticas, para que tudo fique arrumado e impecável.
  • Eles acreditam em Deus e na unidade familiar.
  • Eles sempre colocam a estabilidade em primeiro lugar, tanto no trabalho como em outras áreas de suas vidas.
  • Eles emigraram do campo para as cidades para estudar e conseguir empregos melhores, nos quais pudessem obter promoções e maiores rendimentos monetários.
  • Eles não gostam de mudanças repentinas ou muito grandes. Preferem o que é estável.

Diferenças entre millennials e boomers

A geração millennials nasceu entre 1981 e 1996 e essas são algumas diferenças em relação aos boomers.

  • A geração Millennials, mais do que ser leal a uma empresa, é mais dedicada ao trabalho que realiza. Além disso, enquanto os boomers procuravam ganhos monetários, os millennials procuram desafios, estabelecem metas e crescem intelectual e profissionalmente. Os Boomers preferem estabilidade e não desafios, novidades ou imprevistos, mas sim tudo que dê segurança.
  • Para os baby boomers, a experiência é tudo, enquanto os millennials preferem fazer parte das contribuições impactantes que emanam dos projetos em que trabalham. Também não se interessam muito pela idade, pois acreditam que alguém jovem pode dar contribuições significativas.
  • Na idade que a geração do millennials tem hoje, os baby boomers já tinham poupado mais dinheiro e desfrutado de famílias grandes, carros, casas e liberdade financeira.
  • Finalmente, hoje prevalece o uso de tecnologias e foi necessário um pouco mais de esforço para a geração boomer integrar certos avanços inovadores em suas vidas.

Embora os tempos tenham mudado, tal como as circunstâncias sociais, econômicas e políticas, e outras gerações tenham surgido, estas são as principais diferenças entre os millennials e os baby boomers. Aqui você pode aprender mais sobre Quanto tempo dura uma geração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Geração boomer: o que é e características, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Geração boomer: o que é e características