menu
Partilhar

Características do capitalismo

 
Por Juliana Ribeiro. 19 maio 2022
Características do capitalismo

O capitalismo é o sistema social e econômico predominante nos países ocidentais. Foi no século XIX que se estabeleceu plenamente graças à revolução industrial, adquirindo diferentes modalidades de acordo com cada contexto histórico. Conceitualmente, é uma posição contrária ao socialismo em questões econômicas e sociais.

Embora o sistema capitalista predomine atualmente em muitos países, ainda existem algumas dúvidas sobre seu funcionamento, significado e suas principais características. Portanto, é importante esclarecer tudo sobre esse sistema econômico. Para descobrir as características do capitalismo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que é o antropocentrismo

O que é capitalismo

O capitalismo pode ser definido como o sistema econômico baseado no livre mercado, na propriedade privada dos meios de produção e no aumento do capital. O mercado é o mecanismo responsável pela alocação eficiente de recursos escassos e o capital é a fonte utilizada para gerar riqueza.

O sistema capitalista baseia-se na propriedade privada dos recursos produtivos: eles pertencem às pessoas e não a organizações públicas como o Estado. A economia visa estudar a melhor forma de satisfazer as necessidades humanas com os limitados recursos disponíveis e, nesse sentido, o capitalismo considera o mercado como o melhor mecanismo para realizá-lo.

Dessa forma, o capitalismo vê a necessidade de promover a propriedade privada e a competição. Os fatores essenciais de produção são o capital e o trabalho: o sistema capitalista propõe que o trabalho seja prestado e recompensado com salários monetários, sendo livremente aceito pelos empregados.

Origem do capitalismo

Economia livre ou economia de livre mercado são outros termos usados ​​para denominar o capitalismo desde suas origens. Embora o comércio e os comerciantes existam desde o surgimento das primeiras civilizações, o sistema capitalista surgiu na Europa a partir do século XIII.

O capitalismo substituiu o feudalismo como sistema econômico na maior parte do mundo. Antes do sistema capitalista, o trabalho era considerado uma obrigação derivada dos laços de servidão feudal, como uma obrigação sócio-moral do próprio sujeito para com sua comunidade ou da escravidão.

Por isso, o capitalismo surgiu como uma proposta de trabalho em troca de salário (capital), eliminando as ideias feudais de escravidão ou servidão.

Características do capitalismo - O que é capitalismo

Capital como centro e objetivo

Quais são as características do capitalismo? Uma das principais é acumular capital e riqueza por meio do trabalho produtivo que é o centro e objetivo do capitalismo, referindo-se ao enriquecimento individual e associativo para o lucro e crescimento econômico da sociedade. As políticas governamentais devem encontrar um equilíbrio adequado entre as classes sociais.

Características do capitalismo - Capital como centro e objetivo

Defesa da propriedade privada

Outra característica do capitalismo e da sociedade de classes é a base da propriedade privada dos meios de produção. Refere-se ao direito de cada proprietário de explorar os meios de que dispõe para gerar benefícios econômicos. O capitalismo o considera como um direito que garante o crescimento econômico da população, a liberdade dos cidadãos e a eficiência do sistema.

Características do capitalismo - Defesa da propriedade privada

Promoção da mobilidade social

No feudalismo, toda pessoa nascida em um determinado contexto ou classe social estava condenada a permanecer nele para sempre. Por outro lado, entre as características do capitalismo atual está a mobilidade social, ou seja, qualquer pessoa pode ascender socialmente através do aumento de seu capital e riqueza independentemente de suas origens.

Características do capitalismo - Promoção da mobilidade social

Classes socioeconômicas

O capitalismo forma uma sociedade de classes: a burguesia (alta, média e baixa), o proletariado e o campesinato.

  • A alta burguesia: controla a mídia, produção, bancos, finanças e terras. É a classe que recebe a renda obtida pela exploração dos meios de produção, uma vez que a ela pertencem.
  • A média burguesia: ocupa cargos profissionais, administrativos e intelectuais e a pequena burguesia corresponde ao setor de pequenos artesãos, funcionários, comerciantes e assalariados de baixo escalão.
  • A baixa e média burguesia: podem ter meios de produção sob sua propriedade, mas se não têm trabalhadores a seu cargo não exploram ninguém: as oficinas de artesanato e artes são um bom exemplo.
  • O proletariado: é composto pela classe trabalhadora pertencente ao setor industrial, ou seja, trabalho não qualificado.
  • O campesinato: destina-se à produção do campo.

Liberdade de associação e negócios

O sistema capitalista defende e exerce a liberdade de empresa, tanto de serviços como de bens, em virtude dos direitos de propriedade sobre os meios de produção. A liberdade de gerir e investir em empresas privadas com autonomia está incluída na liberdade de empresa.

Este aspecto implica na escolha da área de trabalho, aproveitamento dos benefícios, livre investimento de recursos e até mesmo fechamento da própria empresa quando necessário.

Lei da oferta e procura

O modelo de produção do sistema capitalista gera serviços e bens que, ao mesmo tempo, geram oferta e demanda por meio das quais os preços são pactuados. O preço dos serviços e bens é definido por variáveis ​​como o valor em uso.

A disponibilidade do objeto de troca, com valor de uso (proporção entre o número de bens e serviços oferecidos e os demandados pelos consumidores), também afeta o preço. Assim, se um produto de necessidade básica se torna escasso, seu preço aumenta.

Promoção do mercado livre

Para o capitalismo, a liberdade de mercado é essencial para que seu modelo econômico e social seja eficiente. Essa liberdade permite que os preços ou o valor de troca sejam avaliados de acordo com o que é conhecido como a lei da oferta e da procura. O sistema capitalista combate ativamente a interferência estatal e os controles na regulação de preços.

Reconhecimento da liberdade de trabalho

Outra característica do capitalismo e da sociedade de classes é que o crescimento do capital depende da oferta de serviços e da fabricação em larga escala de bens de consumo. Para que isso seja possível, é necessária a contratação de mão de obra (mão-de-obra, pessoal administrativo e técnico).

O vínculo entre o capitalista investidor e o trabalhador se estabelece em condições de liberdade, de modo que o empregado é livre para aceitar o trabalho de acordo com suas capacidades, obrigações e interesses. Caso aceite, recebe um salário-base pelos serviços que presta, ficando assim liberto da servidão e favorecendo a mobilidade social.

Promoção da competição

Regido pela lei da oferta e da procura, no sistema capitalista é gerada a concorrência entre produtores para captar a atenção do mercado e obter maiores lucros. Outra característica do sistema econômico capitalista é que a competição serve para estimular preços mais favoráveis, com produtos e serviços de melhor qualidade, representando assim um fator de crescimento econômico.

Interferência mínima do Estado

No sistema capitalista, o Estado não pode interferir diretamente na economia porque sua ação dificulta o crescimento econômico. Dependendo das tendências do capitalismo, a posição do Estado pode oscilar entre a participação discreta (que se limita a arbitrar a relação entre os atores sociais e a boa gestão dos recursos obtidos pela produção privada) e a abstenção absoluta de interferência estatal.

Agora que você já sabe o que é o capitalismo e suas principais características, recomendamos nosso artigo sobre Qual a diferença entre socialismo e comunismo, duas ideologias contra o sistema capitalista, descubra o porquê!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Características do capitalismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Características do capitalismo
1 de 5
Características do capitalismo

Voltar ao topo da página