Geografia

Quais países atravessam a linha do Equador

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 22 agosto 2017
Quais países atravessam a linha do Equador

A linha do Equador é uma linha imaginária que serve para dividir o nosso planeta em dois: o hemisfério norte e o hemisfério sul; está situada no paralelo 0 encontrando-se à mesma distância de ambos os polos do planeta. Foi traçada horizontalmente no ponto onde a Terra conta com seu maior diâmetro e, embora atravesse maioritariamente o oceano, também passa por alguns países.

A latitude do Equador é de 0º; isso faz com que todos os países atravessados por esta linha imaginária tenham um clima particular caracterizado por chuvas ao longo do ano todo, temperaturas mornas e pouco vento, o que hoje em dia se conhece como clima equatorial. Quer descobrir quais países atravessam a linha do Equador? Continue lendo porque em umComo.com.br revelamos para você.

Índice

  1. Os 13 países atravessados pelo Equador
  2. Por que se chama linha do Equador?
  3. O clima nos países equatoriais

Os 13 países atravessados pelo Equador

Ainda que a maior parte da linha equatorial passe pelos oceanos, a mesma também percorre alguns países, influenciando de forma determinante na sua astronomia e clima. Os países que atravessam a linha do equador são 13:

  • Na América: Equador, Colômbia e Brasil.
  • Na África: São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Kênia e Somália.
  • Na Ásia: Maldivas e Indonésia.
  • Na Oceania: Kiribati.
Quais países atravessam a linha do Equador - Os 13 países atravessados pelo Equador

Por que se chama linha do Equador?

A palavra equador vem do latim aequator e seu significado é igualador; ao ser o plano perpendicular ao eixo de rotação da Terra e passar mesmo pelo seu centro, esta linha serve para dividir o planeta em duas partes: o hemisfério norte e o sul. No Equador, o sol e as estrelas demoram o mesmo para atravessar o horizonte tanto por cima como por baixo; além disso, os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano, e são estas características que atribuem o caráter igualador do seu nome.

Esta linha imaginária tem uma extensão de 40.075 quilômetros e como sua latitude é 0º, é a partir do Equador que se mede a latitude geográfica de outros pontos do planeta.

Quais países atravessam a linha do Equador - Por que se chama linha do Equador?

O clima nos países equatoriais

Todos os países que se encontram na latitude 0 contam com características climáticas similares com predomínio de chuvas abundantes todo o ano, com pouco vento e uma temperatura que se diferencia em 2ºC entre os meses mais quentes e os mais frios, sendo geralmente altas. Tudo isso é conhecido como clima equatorial, um sinal que distingue os 13 países atravessados por esta linha.

Veja também: Como visitar a Floresta Amazônica

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais países atravessam a linha do Equador, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais países atravessam a linha do Equador