Geografia

Em que países passa o rio Amazonas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 22 agosto 2017
Em que países passa o rio Amazonas

O rio Amazonas é considerado o mais caudaloso do mundo e representa a quinta parte de água doce do planeta. Possui 7.062 quilômetros de longitude e vai desde a cordilheira dos Andes em Arequipa, Peru, chegando ao Brasil, que por sua vez se junta a outros rios até que deságua no oceano Atlântico. Este rio repercute em um grande benefício econômico para as comunidades que se encontram nas cidades amazônicas e acredita-se que foi descoberto no final do século XVI por um navegador espanhol. Se quer conhecer em que países passa o rio Amazonas, continue lendo este artigo de umComo.

Índice

  1. História do rio Amazonas
  2. Países que o rio Amazonas atravessa
  3. Amazonas, mais do que um rio

História do rio Amazonas

O rio Amazonas está localizado no continente americano, mais especificamente na América do Sul e sua descoberta deve-se a um navegador espanhol chamado Francisco de Orellana no século XVI. Diz-se que o nome Amazonas se deriva de uma má pronúncia de um termo indígena, por parte dos conquistadores.

Amazonas significa "quebra de embarcações" pela maré que pode chegar a ter no momento em que entra em contato com o oceano. Antes da conquista acredita-se que o rio não tinha um único nome; no ano 1500 Vicente Yañez Pinzón descobriu que as águas do rio Amazonas eram navegáveis e que inclusive podiam ser bebidas, o que foi um grande achado que tem retribuições econômicas hoje em dia como a exportação da borracha e a madeira, bem como a de peixes e a agricultura de alimentos como a banana, a mandioca, frutas tropicais e o milho.

Países que o rio Amazonas atravessa

O rio Amazonas pode ter vários nomes segundo o país por onde passe; nasce nas saias do Nevado Mismi e atravessa a América do Sul passando pela Colômbia e Brasil e desembocando no oceano Atlântico. Os países que atravessam o rio Amazonas são:

  • Peru
  • Colômbia
  • Brasil

Mas adicionalmente, a bacia ou o território hidrográfico que realmente abarca o rio Amazonas, consta de 9 países:

  • Brasil
  • Bolívia
  • Peru
  • Equador
  • Colômbia
  • Venezuela
  • Guiana
  • Guiana Francesa
  • Suriname
Em que países passa o rio Amazonas - Países que o rio Amazonas atravessa

Amazonas, mais do que um rio

Há que destacar que o Amazonas é mais do que um rio, já que ao leste dos Andes se encontra a Amazônia, a maior selva do mundo, já que constitui a décima parte dos bosques do planeta. Este bosque úmido e quente está rodeado pelo rio Amazonas o qual atravessa uma grande área da selva amazônica brasileira.

Esta selva tem um grande valor ecológico, já que absorve grandes quantidades de dióxido de carbono, por isso parte do ar que respiramos é purificado nesta área graças aos seus mais de 75.000 tipos de árvores e uma diversidade incrível de flora e fauna, e além disso alberga 20% dos primatas do mundo. A selva equatorial oculta muita fauna que ainda não está completamente classificada. Existem ao redor de 4.000 espécies de borboletas, 3.000 peixes de água doce, de fato acredita-se que há mais espécies marinhas no rio Amazonas do que no próprio oceano Atlântico.

Veja também: Como visitar a Floresta Amazônica

Se pretende ler mais artigos parecidos a Em que países passa o rio Amazonas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Em que países passa o rio Amazonas