Geografia

Países com a letra R

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 março 2023
Países com a letra R

No conjunto de todos os países reconhecidos mundialmente, os que começam com a letra R não estão entre os mais numerosos, mas também não são exceção. Deve-se levar em conta que alguns deles levam o R não tanto em seu nome, mas em nome de República, que em alguns casos está vinculado ao nome do próprio país e em outros casos, não.

Para entender com um exemplo, poderíamos incluir a República Dominicana nos países com R inicial, mas não faria muito sentido incluir a República Portuguesa, já que o país é geralmente chamado de Portugal. De qualquer forma, se você está curioso para saber quais são os países com a letra R, no umCOMO fizemos a lista para você.

Também lhe pode interessar: Países com D

Índice

  1. Reino Unido
  2. Rússia
  3. Romênia
  4. Ruanda
  5. República Dominicana
  6. República Centro-Africana

1. Reino Unido

O Reino Unido é um país soberano, que se situa a noroeste da Europa continental ocidental e que, a nível territorial, é constituído basicamente pela ilha da Grã-Bretanha, o nordeste da ilha da Irlanda e outras ilhas menores próximas a esta região. Além disso, é preciso apontar os territórios que, mesmo sem fazer parte do Reino Unido, continuam sob a influência da coroa britânica, a maioria deles devido aos laços adquiridos ao longo da história e ao seu passado colonial.

Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha não são termos que se referem ao mesmo território. O país é o Reino Unido, o único estado embora seja formado por quatro nações: Escócia, País de Gales e Inglaterra na ilha da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na ilha da Irlanda.

A capital do país é Londres, uma das metrópoles mais importantes do mundo, embora existam outras três administrações: Edimburgo, Cardiff e Belfast. O sistema de governo é a monarquia parlamentar e atualmente, após a morte da rainha Elizabeth II, o chefe de estado é seu filho, o rei Carlos III.

Países com a letra R - 1. Reino Unido

2. Rússia

A Rússia é a seguinte na lista de países com a letra R e um dos países mais importantes da Europa Central que se estende geograficamente pela Europa Oriental e partes do norte da Ásia. É, portanto, um país que se destaca pela vasta extensão de seu território e também por sua grande população, mais de 145 milhões de pessoas.

Após a dissolução da União Soviética e após um período de crise, a Rússia ganhou peso internacionalmente, tornando-se uma das grandes potências. Atualmente em guerra com a Ucrânia, a capital da Rússia é Moscou e a moeda do país é o rublo. A Federação Russa é uma república presidencial atualmente liderada por Vladimir Putin.

Países com a letra R - 2. Rússia

3. Romênia

Pertencente à OTAN e estado membro da União Europeia, a Romênia situa-se no sudeste do continente, fazendo fronteira, entre outros países, com a Ucrânia, Moldávia, Hungria e Bulgária e possuindo uma preciosa saída para o Mar Negro, perto da cidade de Constanta, uma das mais importantes próximas à capital: Bucareste.

Sua forma de estado é a República. Administrativamente o país está dividido em 41 províncias e em termos linguísticos, a língua predominante é o romeno.

Após a fase socialista, o duro período histórico da era Ceausescu e a subsequente revolução de 1989, a Romênia é regida por sua constituição aprovada em 1991 e reformada em 2003, sendo seu atual presidente Klaus Iohannis.

Países com a letra R - 3. Romênia

4. Ruanda

Este país com R é um estado da África Central que está localizado na chamada região dos grandes lagos. Com uma orografia muito montanhosa, limita a norte com o Uganda, a sul com o Burundi, a leste com a Tanzânia e a oeste com a República Democrática do Congo. Com uma população de mais de 13 milhões de habitantes, a capital de Ruanda é Kigali e Butare se destaca entre suas cidades mais importantes.

Ruanda conquistou sua independência da Bélgica em 1962 e após o longo período turbulento marcado pela guerra contra o Congo, pela guerra civil entre hutus e tutsis e pelo terrível genocídio destes últimos, o país realizou suas primeiras eleições em uma década em 2003. Atualmente, o presidente de Uganda é Paul Kagame.

Países com a letra R - 4. Ruanda

5. República Dominicana

Este país caribenho está localizado na área central das Antilhas, mais especificamente a Ilha de Hispaniola ocupando sua parte central e oriental, já que a parte ocidental é ocupada pelo país que é seu vizinho: o Haiti.

Esta república presidencialista, cuja capital é Santo Domingo, é uma das economias mais importantes da América Latina e do Caribe, e também um dos destinos preferidos dos turistas de todo o mundo por suas belas paisagens, seu clima privilegiado e a bons serviços oferecidos.

Com notável crescimento econômico, que não cessou na última década, a República Dominicana possui uma população de aproximadamente 11 milhões de pessoas. A língua oficial é o espanhol e a moeda é o peso dominicano.

Conheça a Lista de países que começam com D.

Países com a letra R - 5. República Dominicana

6. República Centro-Africana

Localizada, como o próprio nome indica, na zona central do continente africano, a República Centro-Africana é um dos países mais pobres da África, apesar de possuir importantes recursos naturais.

Depois de deixar para trás a fase do colonialismo francês e apesar dos constantes conflitos políticos e bélicos, o país conseguiu instaurar um regime presidencialista com separação de poderes. Bangui é a sua capital e o local onde vive a maior parte da sua população, que ultrapassa ligeiramente os 5 milhões de habitantes.

Conheça Os países mais caros do mundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Países com a letra R, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Países com a letra R