Geografia

Por quais países passa o meridiano de Greenwich

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 13 fevereiro 2017
Por quais países passa o meridiano de Greenwich

O meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que divide o globo terrestre em dois hemisférios e que ajuda a calcular o fuso horário em que nos encontramos. Esta linha divisória encontra-se em uma zona concreta do mundo e passa por oito países que se encontram de Norte a Sul. Neste artigo do umCOMO vamos revelar por quais países passa o meridiano de Greenwich para que saiba a partir de onde se começa a mudar o fuso horário de todo o planeta.

Também lhe pode interessar: O Brasil possui quantos fusos horários?

Índice

  1. O que é o meridiano de Greenwich
  2. Lista de países em que passa o meridiano de Greenwich
  3. Curiosidades sobre este meridiano

O que é o meridiano de Greenwich

Antes de falar sobre os países que atravessam o meridiano de Greenwich vamos explicar em que consiste esta linha imaginária que nós, humanos, criamos. Trata-se da linha divisória que nos permite calcular os diferentes horários da Terra; este meridiano marca a hora 0 e, a partir daqui, podemos começar a contar horas a mais ou horas a menos dependendo da direção em que vamos.

As siglas GMT, que certamente já deve ter visto mais de uma vez, significam "Greenwich Mean Time", ou seja, "Meridiano de Greenwich", que começou a ser usado em 1884 nesta cidade (Greenwich). A linha imaginária é responsável por dividir o planeta de norte a sul diferenciando o hemisfério ocidental (Oeste) e o oriental (Leste).

Desde esse ano foi estabelecido que o dia começava à meia-noite de Greenwich (entendendo a meia-noite como a hora solar e não a estipulada por nenhum relógio) e que esta jornada se prolongaria durante 24 horas. A partir desse cálculo, poderiam começar a especificar-se as diferentes horas dos países com a especificação GMT.

Consequentemente, este meridiano divide o planeta em duas zonas que, por sua vez, estão diferenciadas por diferentes fusos horários estipulados a cada 15 graus de latitude; o GMT é o ponto de grau zero.

Por quais países passa o meridiano de Greenwich - O que é o meridiano de Greenwich

Lista de países em que passa o meridiano de Greenwich

Agora vamos ver por quais países passa o meridiano de Greenwich para, assim, saber quais são os que se encontram no ponto 0. Tal como dissemos, o nome deste meridiano é dado pela cidade de Greenwich, na Grã-Bretanha, por isso este será um dos países que se encontram nesta faixa, mas há outros sete! Confere quais são eles de seguida:

  • Reino Unido (onde se encontra a cidade de Greenwich)
  • França
  • Espanha
  • Argélia
  • Mali
  • Burkina Faso
  • Togo
  • Gana

 

Por quais países passa o meridiano de Greenwich - Lista de países em que passa o meridiano de Greenwich

Curiosidades sobre este meridiano

Como já vimos, este meridiano foi uma invenção social que nos ajudou a dividir os diferentes horários da Terra. Por este motivo, há alguns episódios curiosos e interessantes que ocorreram ao ter esta ideia. Aqui contamos alguns deles:

  • A população de Greenwich encontra-se na beira sul do rio Tâmisa e fica apenas a 15 quilômetros de Londres.
  • Para saber o horário dos países do hemisfério oeste (Ocidental) temos sempre que diminuir horas ao GMT e, por outro lado, para calcular a hora dos que se encontram ao leste (Oriental) é preciso somar.
  • Este meridiano é o de origem e corresponde à longitude de zero graus, por este motivo, também é conhecido pelo nome de "Meridiano zero" ou "Primeiro meridiano".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por quais países passa o meridiano de Greenwich, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elvira
O meridiano de Greenwich, ao contrário do que diz o início do texto, não divide a terra em dois hemisférios. Quem faz isso é a linha do Equador. Favor corrigir .
Editor umComo.com.br
Olá Elvira. Em geografia, um hemisfério é uma metade do globo terrestre. Essa metade é delimitada por um círculo máximo, que poderá ser ou a linha do equador ou então um par formado por duas semicircunferências: um meridiano e seu respectivo antimeridiano. O texto está correto.
1 de 3
Por quais países passa o meridiano de Greenwich