Outras culturas e seus costumes

Quanto tempo dura uma geração?

Quanto tempo dura uma geração?

Para a sociologia, geração caracteriza um conjunto de indivíduos nascidos em um mesmo tempo, que possuem uma experiência comum e que expressam uma determinada forma de encarar a vida e os seus problemas. A partir desse conceito, surgem diversas gerações diferentes que, caracterizadas por viver no mesmo tempo e por enfrentarem os mesmos problemas, acabam recebendo um nome específico - assim surge as gerações Y e Z, por exemplo. Além disso, o conceito de geração está muito presente também na Bíblia cristã. Para entender de uma vez por todas quanto tempo dura uma geração, o umCOMO reuniu informações neste artigo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Lenda da Iara: resumo

Geração - tempo médio

Cada geração possui peculiaridades que a tornam única. Elas se distanciam de outras gerações - anterior e posterior - por um período de cerca de vinte anos. Portanto, é possível afirmar que 20 anos separam uma geração de outra.

Nesse período de 20 anos, acabam por surgir conflitos entre gerações pelo fato de cada uma ter nascido em momentos diferentes. Esses conflitos devem ser considerados naturais, pois estão presentes em todos os domínios sociais e contribuem para o progresso tecnológico, educacional, econômico e todas as demais transformações que acontecem em uma sociedade.

A técnica de identificar gerações por uma época e nomeá-las é o meio mais eficaz de classificar um grupo de indivíduos, pois não fica ultrapassada com o passar do tempo - muito pelo contrário. Há quem pense que termos como "Geração Y" e "Geração Z" surgiram há pouco tempo, mas desde o início do século XX já existem gerações com algum nome específico! Nas classificações, podemos reparar o padrão de que cada geração equivale a 20 anos.

  • Geração Perdida: marca a geração do início do séc. XX. Os pertencentes dessa geração vivenciaram a Primeira Guerra Mundial e os efervescentes Anos 20.
  • Grande Geração: sucessora da Geração Perdida, vivenciaram a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.
  • Geração Silenciosa: inclui indivíduos que vivenciaram a Segunda Guerra Mundial e também a Guerra da Coreia, aproximadamente entre 1925-1945.
  • Baby Boomers: é a geração que veio após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946-1964. Países da Europa presenciaram um grande aumento das taxas de natalidade, por isso o nome "explosão de bebês".
  • Geração X: a geração sucessora dos baby boomers. Abrange indivíduos nascidos desde meados dos anos 60 até os anos 80.
  • Geração Y: após a geração X, são indivíduos que nasceram até os anos 1990.
  • Geração Z: a geração atual. São indivíduos que nasceram entre 1990 e 2010. A geração Z é marcada pelo nascimento da Internet e de grandes avanços tecnológicos, verdadeiros marcos que caracterizam profundamente esse grupo de indivíduos.

Saiba mais: Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo

Quanto tempo dura uma geração na Bíblia?

O termo geração e seus similares são recorrentes na Bíblia Sagrada. Nela, existem vários significados de geração que são pertinentes para a perfeita compreensão do contexto e da própria escritura.

Geração pode significar:

  • pessoas que nasceram e viveram mais ou menos no mesmo período de tempo
  • grupo de descendentes (como filhos e netos), quando se trata de parentesco
  • medida de tempo
  • condição de um determinado grupo de pessoas (como a Geração dos justos, no livro de Salmos)

Como a Bíblia é um livro antigo que percorre milênios de eventos, acontecimentos e pessoas, é difícil definir quantos anos dura uma geração. Tudo depende da época em que os acontecimentos estão se passando - dessa forma, conseguimos definir com maior precisão qual era o tempo de vida da época e, assim, definir quanto tempo dura uma geração na Bíblia. Cada contexto determina um conceito diferente de geração.

No entanto, estudiosos das escrituras sagradas afirmam uma simbologia forte em torno do número 40. Quarenta anos foi o tempo em que Moisés e os hebreus andaram pelo deserto em Números e Deuteronômio, quarenta dias e quarenta noites determinaram a duração do dilúvio em Gênesis, o mesmo período em que Moisés passa no Monte, em Êxodo e Deuteronômio.

Ainda em Deuteronômio, quarenta eram as chicotadas dadas como forma de correção a quem cometia algum erro. Quarenta chicotadas Paulo também recebeu, no mínimo, cinco vezes cada uma no livro de Coríntios. Quarenta dias, ainda, foi o tempo em que Jesus passou em jejum antes de começar o seu ministério nos livros de Mateus, Marcos e Lucas, e também o tempo em que Jesus leva para ascender após a sua Ressurreição em Atos.

Veja também: Quais são os 10 mandamentos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura uma geração?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Elizabeth Souza
Fantástica explanação sobre Geração.
Amei e tirou todas as minhas dúvidas.
Muito obrigada.
A sua avaliação:
Ana Mariano
Tinha muitas dúvidas sobre o tema. Matéria super bem explicada!
Quanto tempo dura uma geração?