Sociología

O que é geração Z

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 30 janeiro 2024
O que é geração Z

Estima-se que a geração Z seja aquela que nasceu por volta de 1997 a 2012. A sociedade é um caldeirão em constante mudança e, a cada nova geração, surgem características distintivas que definem a sua identidade e perspectiva. Com o passar dos anos, uma das perguntas mais frequentes é: “O que é geração Z?”

Se você tem dúvidas sobre este tema ou simplesmente quer saber em que faixa geracional você se encontra, neste artigo do umCOMO, vamos mergulhar no fascinante mundo da geração Z, explorando o que é geração Z, detalhando suas características únicas e analisando as principais diferenças entre eles e a geração anterior, os millennials.

Também lhe pode interessar: Geração boomer: o que é e características

Índice

  1. O que é geração Z
  2. Características da geração Z
  3. Diferença entre millennials e geração Z

O que é geração Z

A geração Z, também conhecida como gen Z, refere-se àqueles nascidos aproximadamente entre meados da década de 1990 e meados da década de 2010. Embora as datas precisas variem, estima-se que os membros da geração Z tenham nascido entre 1997 e 2012. Esta geração é a que vem após o millennials e precede a geração Alpha, marcando um momento de mudança e transformação na sociedade contemporânea.

O que é geração Z - O que é geração Z

Características da geração Z

  • Imersão tecnológica: a geração Z cresceu em um universo totalmente digital, testemunhando a evolução tecnológica desde a infância. A sua relação com os dispositivos eletrônicos é inata, e a adaptação à era da informação e a conectividade constante são parte integrante da sua identidade.
  • Individualistas e diversos: em contraste com as gerações anteriores, a geração Z abraça a diversidade e a inclusão com fervor. Esta geração apresenta uma perspectiva individualista e busca a representação de diversas identidades na sociedade. Inclusão e equidade são temas que ressoam profundamente com o seu ethos.
  • Empreendedores e práticos: a inclinação para o empreendedorismo e a independência é distinta na geração Z. Com acesso a recursos online, muitos deles exploram oportunidades empreendedoras desde cedo. Além disso, mostram-se mais práticos nas decisões financeiras, conscientes do valor do dinheiro.
  • Consciência social: a geração Z demonstra um profundo interesse pelas questões sociais e ambientais. Atuam como agentes ativos de mudança, participando em movimentos e campanhas que abordam questões cruciais como as mudanças climáticas, a igualdade de gênero e a justiça social. A consciência social e o ativismo são componentes fundamentais da identidade deste grupo.
  • Aprendizagem autônoma: a educação online e o acesso ilimitado à informação incentivaram uma abordagem mais autônoma à aprendizagem na geração Z. A procura independente de conhecimento e a utilização eficiente de recursos educativos online são características de destaque na abordagem à aquisição de conhecimento desta geração.
O que é geração Z - Características da geração Z

Diferença entre millennials e geração Z

Se depois destas informações você ainda tem dúvidas sobre as principais diferenças entre gen Z e millennials, a seguir detalhamos seus principais pontos de diferenciação:

Tecnologia desde o início

Enquanto os millennials experimentaram a introdução da tecnologia na juventude, a geração Z está imersa nela desde a infância. Smartphones, redes sociais e conectividade constante são elementos intrínsecos às suas vidas, marcando uma conexão mais profunda com a tecnologia.

Foco na inclusão

Embora os millennials também valorizem a diversidade, a geração Z leva essa abordagem a novos patamares. A inclusão e a representação de diversas identidades não são apenas ideais; são princípios fundamentais que orientam suas escolhas e ações.

Atitude empreendedora

Embora os millennials tenham demonstrado interesse pelo empreendedorismo, a geração Z demonstra uma atitude mais empreendedora desde mais novos. Com acesso a plataformas online, muitos deles estão explorando oportunidades empreendedoras ainda no ensino médio.

Consciência social expandida

Embora os millennials sejam ativos nas questões sociais, a geração Z leva a consciência social níveis altíssimos. Na geração Z, a participação em movimentos sociais é caracterizada por uma notável paixão e empenho, utilizando as redes sociais como ferramenta fundamental para divulgar mensagens e organizar eventos.

Concentração na aprendizagem autônoma

Ambas as gerações valorizam a educação, mas a geração Z, com o seu acesso à informação instantânea, tende a ter uma abordagem mais autônoma à aprendizagem. A educação online e a busca de conhecimento independente são tendências mais vistas na geração Z.

A geração Z não representa apenas o futuro; ela está moldando ativamente o presente com uma perspectiva única e um conjunto de valores que a definem. Em um mundo em constante mudança, a geração Z se destaca como uma força motriz que desafia as normas estabelecidas, abraçando a diversidade e liderando o debate sobre questões sociais cruciais. À medida que continuam a influenciar a sociedade e a cultura, fica claro que a geração Z não é apenas a próxima geração; eles são os líderes e visionários de amanhã.

Agora que você sabe o que é geração Z, também pode ter interesse em conhecer os Nepo Babies: o que são e quem são.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é geração Z, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é geração Z