Linguística

Qual a diferença entre emigrante e imigrante

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual a diferença entre emigrante e imigrante
Imagem: online24.pt

A emigração e imigração são fenômenos relacionados ao deslocamento de pessoas entre países e regiões visando estabelecer nova residência em um local diferente do país de origem ou do atual onde ela residia. Esses fenômenos migratórios tem reconhecimento e fundamento judicial estabelecido no princípio nº 2 do artigo 13º da declaração universal dos direitos do homem que diz que todas as pessoas tem o direito de abandonar o país de origem ou que atualmente se encontra e o direito de regressar ao país de origem, o que não tem tanta relevância se o indivíduo se situa num país autoritário de regime comunista. Neste artigo umComo te explica qual a diferença entre emigrante e imigrante.

Também lhe pode interessar: O que são migrantes

Índice

  1. Como funciona a Emigração
  2. Como funciona a Imigração
  3. Imigração e Emigração e o Brasil

Como funciona a Emigração

A Emigração acontece quando o indivíduo deixa o local de origem com a intenção de se estabelecer em um novo país, um país estranho. Este indivíduo é denominado pela sua pátria por emigrante.

Pensando de maneira sociológica a emigração se diz no voluntário abandono da pátria, de forma permanente ou temporária e pode se realizar por motivos econômicos, políticos ou religiosos. As emigrações, para o país de origem pode significar uma perda de um indivíduo ativo, ou seja, perda de mão-de-obra e de um contribuinte para a sua economia, mas este fato pode ser uma faca de dois gumes uma vez que a emigração de indivíduos pode ser tanto benéfica quanto maléfica para o país de origem do emigrante. Já para os países que recebem os emigrantes, eles podem ser úteis caso o país se encontre em estado emergente, ou seja, com a constante expansão da economia, desta forma necessitando de mais pessoal produtor (mais emigrantes para um país = mais mão-de-obra).

Como funciona a Imigração

A Imigração é um fenômeno que parte do mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe, portanto, a diferença entre Imigração e Emigração se dá a partir do ponto de vista dos países, o de origem e o que o acolhe. Desta forma, passa a ser denominado imigrante aquele que entra no país vindo do exterior para fins de trabalho e/ou residência.

Como exemplo dessa situação vamos utilizar um emigrante Russo que vai para um país Israelense, do ponto de vista do país Russo, o país de origem, ele é um emigrante. Já do ponto de vista do país Israelense ele é um imigrante.

Imigração e Emigração e o Brasil

Esses fenômenos migratórios sempre estiveram presentes na vida humana ao marcar importantes períodos históricos de muitas nações, no Brasil por exemplo, um país que surgiu devido ao descobrimento da terra por portugueses e passou por processo de colônia até se tornar uma nação independente. O Brasil sempre foi um país conhecido pela grande variedade cultural, devido às constantes migrações. Os séculos XIX e XX foram períodos importantes na caracterização desse país pela sua particular característica de acolhimento dos emigrantes, sendo eles europeus, japoneses e latino-americanos que contribuíram para a sua formação, mão de obra e diversidade cultural.

Atualmente temos uma inversão de migração, com muitos brasileiros emigrando ao exterior para procurar trabalho e moradia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre emigrante e imigrante, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: online24.pt
Qual a diferença entre emigrante e imigrante