Anatomia Humana

Quais são os nomes dos dentes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
Quais são os nomes dos dentes

Os dentes começam a sair por volta do meio ano de vida, mas estas peças dentais que saem primeiro, são temporárias, também conhecidas como dentes de leite, e à medida que vamos crescendo trocamos estas peças por outras definitivas. Quando uma pessoa acaba de realizar a troca de dentes tem 32 peças dentais, as quais se dividem em 4 grupos diferentes e estes, por sua vez, se dividem em 8 subgrupos. Conhece todos os dentes que há na na nossa boca? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e aprenda assim quais são os nomes dos dentes e como se agrupam segundo as suas funções.

Também lhe pode interessar: Quais são os ossos da perna

Os nomes dos dentes

As peças dentais da nossa boca podem ser identificados pelos seus nomes próprios, dividem-se em grupos e estes em subgrupos que especificam sua posição e sua função. A boca divide-se em 4 quadrantes, mais especificamente, o primeiro quadrante é como se chama a parte superior esquerda da boca, o segundo quadrante é a parte superior direita, o terceiro quadrante é a parte inferior direita e, por último, o quarto quadrante é a parte inferior esquerda da boca. Em cada uma destas áreas encontramos estes 4 grupos ou categorias de dentes:

  1. Os incisivos: ao todo há 8 incisivos
  2. Os caninos: há um total de 4 peças de caninos
  3. Os pré-molares: ao todo há 8 peças pré-molares
  4. Os molares: há um total de 12 peças molares

Estes, por sua vez, se dividem em 8 subcategorias ou subgrupos e sempre encontramos 1 ou 2 peças de cada, segundo o tipo de dente, em cada quadrante da boca. Estes são os nomes individuais das peças dentais:

  1. Os incisivos frontais: 2 peças em cima e 2 peças em baixo.
  2. Os incisivos laterais: 2 peças na parte superior e 2 na parte inferior.
  3. Os caninos: não se subdividem, já que só há um em cada parte da boca, ou seja, há 1 canino superior direito, 1 canino superior esquerdo, 1 canino inferior direito e 1 canino inferior esquerdo.
  4. Primeiro pré-molar: 2 peças em cima e 2 peças em baixo.
  5. Segundo pré-molar: 2 superiores e 2 inferiores.
  6. Primeiro molar: 2 em cima e 2 em baixo.
  7. Segundo molar: 2 na parte superior e 2 na inferior.
  8. Terceiro molar: 2 em cima e 2 em baixo.

Uma vez que começam a sair os dentes definitivos, é fundamental cuidarmos deles diariamente e de uma boa forma, já que serão os dentes que teremos para toda a vida e já não sairão mais.

Quais são os nomes dos dentes - Os nomes dos dentes

Funções de cada grupo de dentes

A classificação dos dentes que acabamos de ver baseia-se na função de cada grupo de dentes. Portanto, cada categoria de dentes diferencia-se não só pela posição que ocupam na boca, mas também se distinguem por sua forma e sua função. Estas funções, segundo cada tipo de peça dental, são as seguintes:

  • Os incisivos: a função destas peças dentais é cortar os alimentos, já que se encontram na parte frontal da dentadura, são planos e com uma borda afiada. Além disso, os incisivos da parte superior costumam ser maiores que os da parte inferior, já que têm que exercer mais pressão sobre o alimento na hora de morder e ajudar a arrancar um pedaço deste para começar a mastigação. Estes dentes são dos mais simples que temos e só têm 1 raiz.
  • Os caninos: estes dentes são os responsáveis por rasgar os alimentos, já que graças à sua forma em ponta podem espetar bem um pedaço de alimento e facilitar arrancar esse pedaço. Junto com os incisivos, os caninos são dentes que só têm 1 raiz.
  • Os pré-molares: servem para triturar a comida durante a mastigação. São de tamanho maior que os dentes anteriormente referidos, sua superfície é mais ampla e têm alguma parte pontiaguda, ajudando assim os caninos a rasgar alimentos, mas, sobretudo, começando a triturar o alimento com sua parte mais plana. Estas peças só têm uma raiz, exceto os 2 primeiros pré-molares superiores que possuem 2 raízes.
  • Os molares: a função principal destas peças dentais é continuar triturando o alimento e mastigá-lo até ficar suficientemente pequeno para ser engolido. Isto acontece porque sua superfície é grande e são largos, são os dentes de maior tamanho na nossa boca. De fato, as últimas peças conhecidas como dentes do juízo, são tão grandes que a maioria das vezes causam muita dor e não saem corretamente, danificando outras peças e fazem com que os restantes dentes se desloquem, por isso costumam ser normalmente extraídos.

Se quiser saber mais sobre a sua boca, recomendamos também este artigo que explica como é a cavidade bucal.

Quais são os nomes dos dentes - Funções de cada grupo de dentes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os nomes dos dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Adelaide
Os nomes dos dentes são, incisivos, caninos, pré - molares e molares.
Um breve comentário e um alerta ao nosso sistema de saúde nacional, penso de todas as pessoas deveriam usufruir das mesmas regalias ,que os utentes do sistema privado. Sendo da maior importância a boa higiene oral e saúdes dos dentes, evitariam outras doenças provocadas pela não frequência ao dentista ,porque nem todas as pessoas têm possibilidades económicas para pagar todos os tratamentos e exames.
1 de 3
Quais são os nomes dos dentes