Massas de ar

Os nomes dos ventos segundo a sua origem

Os nomes dos ventos segundo a sua origem

Na Terra, o vento é o movimento em massa de ar na atmosfera. Na meteorologia costuma-se denominar os ventos segundo a sua força e a direção de onde sopram. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe os nomes dos ventos segundo a sua origem.

Também lhe pode interessar: Quais são os nomes dos dentes

Índice

  1. TRAMONTANA (vento do norte)
  2. GREGAL (vento do nordeste)
  3. LEVANTE (vento do leste)
  4. SIROCO (vento do sudeste)
  5. AUSTRO (vento do sul)
  6. GARBINO (vento do sudoeste)
  7. PONENTE (vento do oeste)
  8. MISTRAL (vento do noroeste)

TRAMONTANA (vento do norte)

É um vento frio e turbulento do nordeste ou norte que em Espanha sopra sobre as costas do arquipélago das Ilhas Baleares e Catalunha. Este vento usa o norte dos Pirenéus e o sudoeste do Maciço Central (França) como zona de aceleração. Quando sopra este vento o céu costuma ter uma cor azul intensa.

GREGAL (vento do nordeste)

Este vento é muito característico do arquipélago das Ilhas Baleares, onde sopra frio e seco, devido ao continente de que provém. O seu nome provém dos marinheiros da Catalunha que o utilizavam nas suas viagens à Grécia.

LEVANTE (vento do leste)

Este vento provém do leste do litoral mediterrâneo de Espanha e, no geral, em todo o mediterrâneo ocidental. O vento traz nevoeiro e precipitações à face leste do Rochedo de Gibraltar, mas provoca tempo seco no lado ocidental do Estreito, especialmente na costa atlântica da Andaluzia.

SIROCO (vento do sudeste)

Vem do Saara e chega a velocidades de furacão no sul da Europa e no norte de Espanha. Normalmente, leva poeria vermelha do Saara e está associado a tempestades e chuvas fortes. O siroco causa condições secas na costa norte de África, tempestades no mar Mediterrâneo e tempo úmido e frio na Europa.

AUSTRO (vento do sul)

Descreve-se como um vento quente e úmido que por sua vez leva consigo chuvas, mas às vezes também se identifica com o Siroco.

GARBINO (vento do sudoeste)

Pela sua origem, este vento frequentemente vem com areia fina e poeira no ar, proveniente do deserto do Saara. Este vento é antecipado pelo aparecimento de neblina (névoa quente) no horizonte até ao sul. A cor característica da neblina é causada pela grande quantidade de poeira africana que trás.

PONENTE (vento do oeste)

Este vento tem uma certa moderação de calor, enquanto que tende a aumentar moderadamente a umidade do mar.

MISTRAL (vento do noroeste)

Trata-se de um vento frio, seco e violento que alcança atualmente os 100 km/h e chega a passar dos 200 km/h. Quando sopra muito forte deve-se a um aumento da pressão atmosférica no noroeste europeu.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os nomes dos ventos segundo a sua origem, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
edson s mateus
... moro noo sul de santa catarina, e tem um vento que sopra do nordeste para o suldeste o ano todo, tanto no verao como no inverno. não consegui achar um nome para este fenomeno na net. alguem pode me dizer? grato.
Raimundo Edson Celedônio
Em algum momento li que o nome da cidade de Aracati, tinha como origem, um vento que nasce no deserto do Saara e chega ao nordeste brasileiro às 13 horas diariamente. Tendo os índígenas batizado-o de Aracati.
Os nomes dos ventos segundo a sua origem