Os nomes dos ventos segundo a sua origem

Os nomes dos ventos segundo a sua origem

Na Terra, o vento é o movimento em massa de ar na atmosfera. Na meteorologia costuma-se denominar os ventos segundo a sua força e a direção de onde sopram. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe os nomes dos ventos segundo a sua origem.

TRAMONTANA (vento do norte)

É um vento frio e turbulento do nordeste ou norte que em Espanha sopra sobre as costas do arquipélago das Ilhas Baleares e Catalunha. Este vento usa o norte dos Pirenéus e o sudoeste do Maciço Central (França) como zona de aceleração. Quando sopra este vento o céu costuma ter uma cor azul intensa.

GREGAL (vento do nordeste)

Este vento é muito característico do arquipélago das Ilhas Baleares, onde sopra frio e seco, devido ao continente de que provém. O seu nome provém dos marinheiros da Catalunha que o utilizavam nas suas viagens à Grécia.

LEVANTE (vento do leste)

Este vento provém do leste do litoral mediterrâneo de Espanha e, no geral, em todo o mediterrâneo ocidental. O vento traz nevoeiro e precipitações à face leste do Rochedo de Gibraltar, mas provoca tempo seco no lado ocidental do Estreito, especialmente na costa atlântica da Andaluzia.

SIROCO (vento do sudeste)

Vem do Saara e chega a velocidades de furacão no sul da Europa e no norte de Espanha. Normalmente, leva poeria vermelha do Saara e está associado a tempestades e chuvas fortes. O siroco causa condições secas na costa norte de África, tempestades no mar Mediterrâneo e tempo úmido e frio na Europa.

AUSTRO (vento do sul)

Descreve-se como um vento quente e úmido que por sua vez leva consigo chuvas, mas às vezes também se identifica com o Siroco.

GARBINO (vento do sudoeste)

Pela sua origem, este vento frequentemente vem com areia fina e poeira no ar, proveniente do deserto do Saara. Este vento é antecipado pelo aparecimento de neblina (névoa quente) no horizonte até ao sul. A cor característica da neblina é causada pela grande quantidade de poeira africana que trás.

PONENTE (vento do oeste)

Este vento tem uma certa moderação de calor, enquanto que tende a aumentar moderadamente a umidade do mar.

MISTRAL (vento do noroeste)

Trata-se de um vento frio, seco e violento que alcança atualmente os 100 km/h e chega a passar dos 200 km/h. Quando sopra muito forte deve-se a um aumento da pressão atmosférica no noroeste europeu.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os nomes dos ventos segundo a sua origem, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.