Anatomia Humana

Como aprender o nome dos ossos

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como aprender o nome dos ossos
Imagem: docedieta.com

O esqueleto de um humano adulto é composto por 206 ossos, o que significa que aprender o nome de todos eles se revela uma tarefa verdadeiramente desafiante. Porém não é impossível, basta que você encontre a melhor forma de os memorizar e ser capaz de identificar onde cada um se localiza (isso ajudará a se lembrar dos ossos pela ordem certa). Para o ajudar preparámos este informativo artigo umComo.com.br com várias dicas de como aprender o nome dos ossos. Continue lendo para as descobrir!

Também lhe pode interessar: Como se chamam os ossos do braço

Passos a seguir:

1

Escreva numa folha em branco ou no computador o nome de todos os ossos que você precisa decorar. Este primeiro exercício fará com que você fique conhecendo os nomes e se familiarize com eles.

2

Em seguida divida os nomes dos ossos por categorias de acordo com a forma (classificação dos ossos):

  • Ossos longos: apresentam um comprimento maior que a largura, grande quantidade de tecido ósseo compacto e pequena quantidade de osso esponjoso nas epífises. Exemplos: fêmur e ulna;
  • Ossos curtos: com comprimentos e larguras praticamente iguais, apresentam osso esponjoso e uma fina camada de tecido ósseo na superfície. Exemplos: ossos do carpo e ossos do tarso;
  • Ossos laminares (planos): ossos finos compostos por duas lâminas de tecido ósseo compacto, dispostas paralelamente, e separadas por osso esponjoso. Exemplos: parietal e frontal;
3

Além das 3 categorias apresentadas acima, inclua também a categoria dos chamados ossos intermédios, que se subdividem em 5 grupos:

  • Ossos alongados: longos e achatados sem canal central. Exemplo: costelas;
  • Ossos pneumáticos: ocos, cheios de ar e leves. Exemplo: esfenóide;
  • Ossos irregulares: quantidades variáveis de tecido esponjoso e compacto e formas complexas. Exemplo: vértebras;
  • Ossos sesamóides: encontram-se no interior de alguns tendões, variam de tamanho e número.
  • Ossos suturais: localizam-se no crânio, dentro de articulações chamadas suturas;
4

Agora com os ossos escritos e classificados, leia os nomes várias vezes até fixar a maioria deles ou, pelo menos, metade. Para ajudar nesse exercício, consulte nossas dicas acerca de como estudar anatomia e fique conhecendo também os ossos dos braços.

Como aprender o nome dos ossos - Passo 4
Imagem: turmad2012.wordpress.com
5

Enquanto lê os nomes você pode descobrir que eles apresentam uma certa melodia quando lidos de seguida. Você pode se inspirar nisso e criar uma canção que o ajude a fixar os nomes dos ossos. Faça isso com um colega de estudo, assim será mais divertido!

6

Estude os nomes dos ossos de forma divertida procurando por jogos na internet. Poderá encontrar jogos educativos que testam seus conhecimentos e que lhe permitem memorizar o nome dos ossos e ainda ensinam a você algo sobre eles.

Como aprender o nome dos ossos - Passo 6
7

Prefira estudar com um amigo seu ou com alguém que conheça bem o nome da maioria dos ossos (se tiver uma tia ou primo médico, ótimo!). Além de tornar o estudo mais divertido, juntos encontrarão a melhor forma de memorizar os nomes!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o nome dos ossos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Aprender o nome dos ossos é uma tarefa que requer tempo, paciência e muita dedicação. Repita-a diariamente ao longo de várias semanas.
  • Procure identificar a localização dos ossos no seu corpo e chame-os pelo nome em vez de simplesmente dizer
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: docedieta.com
Imagem: turmad2012.wordpress.com
1 de 3
Como aprender o nome dos ossos