Como aprender o nome dos ossos
O esqueleto de um humano adulto é composto por 206 ossos, o que significa que aprender o nome de todos eles se revela uma tarefa verdadeiramente desafiante. Porém não é impossível, basta que você encontre a melhor forma de os memorizar e ser capaz de identificar onde cada um se localiza (isso ajudará a se lembrar dos ossos pela ordem certa). Para o ajudar preparámos este informativo artigo umComo.com.br com várias dicas de como aprender o nome dos ossos. Continue lendo para as descobrir!
Passos a seguir:
Escreva numa folha em branco ou no computador o nome de todos os ossos que você precisa decorar. Este primeiro exercício fará com que você fique conhecendo os nomes e se familiarize com eles.
Em seguida divida os nomes dos ossos por categorias de acordo com a forma (classificação dos ossos):
- Ossos longos: apresentam um comprimento maior que a largura, grande quantidade de tecido ósseo compacto e pequena quantidade de osso esponjoso nas epífises. Exemplos: fêmur e ulna;
- Ossos curtos: com comprimentos e larguras praticamente iguais, apresentam osso esponjoso e uma fina camada de tecido ósseo na superfície. Exemplos: ossos do carpo e ossos do tarso;
- Ossos laminares (planos): ossos finos compostos por duas lâminas de tecido ósseo compacto, dispostas paralelamente, e separadas por osso esponjoso. Exemplos: parietal e frontal;
Além das 3 categorias apresentadas acima, inclua também a categoria dos chamados ossos intermédios, que se subdividem em 5 grupos:
- Ossos alongados: longos e achatados sem canal central. Exemplo: costelas;
- Ossos pneumáticos: ocos, cheios de ar e leves. Exemplo: esfenóide;
- Ossos irregulares: quantidades variáveis de tecido esponjoso e compacto e formas complexas. Exemplo: vértebras;
- Ossos sesamóides: encontram-se no interior de alguns tendões, variam de tamanho e número.
- Ossos suturais: localizam-se no crânio, dentro de articulações chamadas suturas;
Agora com os ossos escritos e classificados, leia os nomes várias vezes até fixar a maioria deles ou, pelo menos, metade. Para ajudar nesse exercício, consulte nossas dicas acerca de como estudar anatomia e fique conhecendo também os ossos dos braços.
Enquanto lê os nomes você pode descobrir que eles apresentam uma certa melodia quando lidos de seguida. Você pode se inspirar nisso e criar uma canção que o ajude a fixar os nomes dos ossos. Faça isso com um colega de estudo, assim será mais divertido!
Estude os nomes dos ossos de forma divertida procurando por jogos na internet. Poderá encontrar jogos educativos que testam seus conhecimentos e que lhe permitem memorizar o nome dos ossos e ainda ensinam a você algo sobre eles.
Prefira estudar com um amigo seu ou com alguém que conheça bem o nome da maioria dos ossos (se tiver uma tia ou primo médico, ótimo!). Além de tornar o estudo mais divertido, juntos encontrarão a melhor forma de memorizar os nomes!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o nome dos ossos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.
Conselhos
- Aprender o nome dos ossos é uma tarefa que requer tempo, paciência e muita dedicação. Repita-a diariamente ao longo de várias semanas.
- Procure identificar a localização dos ossos no seu corpo e chame-os pelo nome em vez de simplesmente dizer